Dicas da Praia do Francês: um paraíso no litoral sul alagoano

  • 27 de outubro de 2019


A Praia do Francês fica situada no Município alagoano de Marechal Deodoro a pouco menos de 20 minutos de carro do Centro de Maceió e é uma atração bastante conhecida nacionalmente por suas belezas naturais e por ser um dos melhores picos de surfe do Brasil.

 

Não deixem de ler nosso "GUIA COMPLETO DE MACEIÓ"
 
 
 
 
Vista do Hotel Ponta Verde Praia do Francês
 
 
A região passou por uma grande mudança nos últimos anos e atualmente possui uma ótima infraestrutura para receber os turistas. A orla está super agradável ideal tanto para fazer um bate e volta desde Maceió como para ficar hospedado e passar bons dias de descanso e diversão.
 
 
Como chegar:
 
 
A estrada que liga Maceió a Praia do Francês é duplicada. Basta pegar a AL 101 sul e ir no sentido de Sergipe. Quando chegar no entroncamento de Marechal Deodoro entra à esquerda no sentido da Praia. 
 
 
 
Existem várias empresas que fazem passeio de bate e volta para a região. Muitos deles podem ser comprados pela internet. Na feira do Artesanato da Pajuçara existe uma grande concentração de vans e ônibus que vedem o passeio.
 
 
Onde se  hospedadar na Praia do Francês:
 
 
A região possui algumas pousadas e hotéis. Ficamos hospedados no Hotel Ponta Verde da Praia do Francês e saímos encantados com a estrutura do local, com o atendimento e com sua localização (fica à beira mar do melhor trecho do Francês).
 
Fotos do Hotel.
 
 
 
 
 
Pousada Panorama: fica situada a uns 200 metros da praia e é uma ótima opção para quem procura um bom custo benefício. Os quartos são muito legais e a pousada possui um estrutura boa com piscina. Para maiores informações clique aqui.
 
 
 
 
Pousada Sempre Graciosa: essa pousada também é uma boa pedida na Praia do Francês. Ela fica localizada a poucos metros do mar e possui quartos aconchegantes e um café da manhã muito bom. Clique aqui para fazer sua reserva.
 
 
 
 
 
 
O que fazer na Praia do Francês : 
 
 
A região possui diversas atrações. Vejamos as mais conhecidas: 
 
 
(i) passeio de barco para as piscinas naturais - esse passeio acontece todos os dias, contudo, o horário depende da maré. Fizemos o passeio com o Barco Cristal (possui parte do fundo em vidro sendo possível observar a vida marinha) e gostamos bastante. O passeio teve duração de uma hora e meia e teve duas paradas. A primeira foi em uma Área de Preservação Ambiental onde um mergulhador pegou algumas espécies marinhas (ouriços, estrelas do mar e um polvo) e deu uma verdadeira aula. 
 
 
 
 
A segunda parada foi na em uma pequena piscina natural onde tomamos banho e mergulhamos com snorkel. O passeio custou 30 reais e foi reservado pelo Hotel Ponta Verde.
 
 
 
(ii) Esportes Aquáticos - é possível alugar e ter aula de vários esportes aquáticos como o SUP, surfe, Vela, entre outros;
 
 
 
(iii) mergulho com Snorkel e com Cilindro - na beira mar da praia do Francês existe uma empresa chamada de Ecoscuba onde é possível alugar equipamento de mergulho, fazer o mergulho de cilindro (cursos, batismo ou mergulho credenciado).
 
 
 
Fiz o mergulho de cilindro e fiquei encantado com a vida marinha da região. Cheguei no Centro de Mergulho no horário combinado e recebi as instruções da Flávia (Proprietária) que por sinal é uma pessoa muito gente boa, bastante qualificada, que já mergulhou em vários locais do mundo. 
 
 
 
 
O mergulho teve duração de 50 minutos com profundidade de até 10 metros. Durante o mergulho vi várias espécies de peixes, um cavalo marinho, estrelas do mar. Vale bastante a pena fazer o mergulho em qualquer uma das modalidades.
 
 
(iv) Centro histórico de Marechal Deodoro - uma ótima opção é fazer um passeio com um guia local para conhecer as belezas da cidade de Marechal Deodoro e conhecer um pouco mais sobre suas igrejas e história. Para maiores informações acessem esse post específico. 
 
 
 
 
(v) Praias Próximas - para quem vai visitar a região recomendamos conhecer as praias que ficam nos arredores. As principais são: Praia do Saco; Praia da Barra de São Miguel e a Praia do Gunga (todas elas situadas no Litoral sul de Alagoas à poucos minutos da Praia do Francês).
 
 
Onde comer na Praia do Francês :
 
 
A região vem crescendo mais a cada dia! Existem vários restaurantes e barracas de praia. 
 
 
Para quem vai passar o dia recomendamos almoçar no Mamo Praia do Francês ou  no polo gastronômico da Massagueira no caminho da volta. Para chegar ao local basta pegar a estrada no sentido de Maceió e pegar o primeiro retorno após a primeira ponte. Após o retorno vire à direita após passar novamente pela ponte. Lá você vai encontrar diversos restaurantes na beira da lagoa onde é possível desfrutar da verdadeira culinária alagoana.
 
 
Os principais restaurantes da praia do francês são: Mamo Praia do Francês, Maré Pimenta e o Padrino.
 
 
O Mamo Praia do Francês (@mamopraiadofrances) fica localizado na orla a poucos metros do hotel Ponte Verde Praia do Francês. O local possui uma ótima infraestrutura de restaurante e de bar de Praia.
 
 
A comida e os drinks são maravilhosos. Pedimos um prato de camarão e outro de salmão e tudo estava fantástico. Na nossa opinião é o melhor lugar da Praia do Francês para passar o dia relaxando.
 
 
Jantamos no Restaurante Maré Pimenta e adoramos. O local é de um casal chamado Patrícia e Mário, ela Gaúcha e ele italiano. O restaurante possui uma decoração superbacana e uma culinária italiana maravilhosa. Comemos de entrada um carpaccio de polvo com peixe e de prato principal um Parpadelli de Frutos do Mar, ambos os pratos estavam de tirar o chapéu. 
 
 
O Restaurante Funciona de terça a domingo, das 18 às 22:30 horas. Telefone para reserva:  82 32601178.
 
 
Não deixem de assistir nosso vídeo e assinar nosso canal do Youtube:
 
 
 
 
 
Vejam também nossos outros posts sobre Alagoas:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Enfim, vale muito a pena conhecer esse paraíso, seja para passar apenas um dia ou para montar base para conhecer as várias outras atrações do nosso Estado. 


Esse artigo foi lido 3261 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também