Dicas de Tromso, Noruega: a capital da Aurora Boreal

  • 21 de novembro de 2019


Em novembro de 2019 embarquei para uma das maiores e melhores aventuras da minha vida para fazer uma expedição de caça à aurora boreal na Lapônia, região que compreende a Noruega, Finlândia, Suêcia e Rússia, com o superespecialista Marco Brotto, o cara que mais entende do assunto no Brasil.

 

 

Nossa primeira parada na expedição foi na cidade de Tromsø, cidade norueguesa situada no círculo polar ártico mundialmente famosa por ser a melhor cidade do mundo para avistar o fenômeno da aurora boreal.

 

 

A cidade de Tromsø é puro charme e lembra muito um cenário de filme de tão linda que ela é. Tromso possui cerca de 80 mil habitantes e possui várias atrações e passeios imperdíveis. Recomendamos no mínimo três dias inteiros para conhecer suas atrações e fazer os principais passeios da região. Assistam nosso vídeo com imagens de Tromsø e aproveitem e se inscrevam em nosso canal do youtube:

 

 

Informações gerais:

 

Língua oficial é o norueguês, porém quase todo mundo fala inglês o que torna o destino bem fácil.

A moeda da Noruega é a Coroa Dinamarquesa e quase nenhum lugar aceita Dólar ou Euro. Fizemos nosso câmbio na conexão que fizemos no aeroporto de Oslo, capital da Noruega, mas é possível fazer no centro de Tromso.

O Fuso horário de Tromso é de +4 horas em relação a Brasília.

Indicação de Aplicativo para ver a aurora boreal: Aurora, AuroraNow e o AuroraAlerts.

 

Como chegar em Tromsø:

 

 

Para chegar em Tromsø a partir do Brasil é uma tarefa bem complicada, pois não existem voos diretos, mas estando na Europa os voos são bem frequentes é boa parte deles tem conexão em Oslo, Noruega.

 

O aeroporto de Langnes em Tromsø fica a 5 km do centro da cidade e a linha de ônibus para em vários hotéis da cidade. Cada trecho entre o aeroporto e o centro custa em torno de 50 reais.

 

Os táxis são bastante caros e o trajeto entre o centro e o aeroporto custa em média 125 reais. Se estiver em 2 ou mais viajantes vale mais a pena ir de Táxi.

 

Quando ir para Tromsø:

 

 

Se o objetivo da viagem a Tromsø for ver a aurora boreal o melhor período são entre os meses de setembro a março! Como o objetivo da nossa Expedição era a caçada à aurora boreal fomos no início de novembro e tivemos a felicidade de pegar a cidade toda branquinha de neve e vimos aurora todos os dias.

 

 

Janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperatura média de -4 graus. Julho e agosto são os meses mais quentes e possuem temperatura média de 12 graus.

 

O que fazer em Tromsø:

 

City tour pela cidade: tire um dia inteiro para bater perna pela cidade. A cidade é super pequena e dá pra fazer tudo caminhando. Recomendo iniciar o tour pelo centro, percorrendo as ruelas do centrinho e conferindo as inúmeras lojinhas, igrejas e praças da cidade.

 

 

Não deixe de visitar a região do Porto de Tromso. Neste local ficam concentrado os principais hotéis da cidade e uma das vistas mais lindas da região. Seguindo alguns metros do Porto é possível conhecer a Polaria, espécie de museu onde é possível conhecer mais sobre os animais aquáticos do ártico.

 

 

Atravesse a ponte (Tromsobrua) andando e tenha uma vista linda da cidade. Do outro lado você dara de cara com a Catedral do Ártico, um dos principais símbolos da cidade.

 

 

Da catedral siga até o teleférico Fjellheisen e suba até o alto da montanha. Na minha opinião a atração mais incrível de Tromso. A vista do alto da montanha é simplesmente espetacular. Lembre-se de ir bem agasalhado por que o frio lá do alto é bem intenso.

 

 

Caçar a aurora boreal: o principal objetivo da nossa viagem foi caçar a aurora boreal. Saímos do Brasil na Expedição Lapônia do Marco Brotto e caçamos a aurora por 7 dias e vimos aurora todos os dias. Se o objetivo da sua viagem for esse entre em contato com o Marco Brotto para saber suas próximas expedições CLIQUE AQUI.

 

 

Cruzeiro pelos Fiordes: outro passeio bastante cobiçado para quem visita essa região são os passeios de barco ou veleiro pelos fiordes. Várias empresas locais fazem esse passeio;

 

 

Passeio de trenó com renas ou cachorros: esse passeio só é possível fazer no alto inverno, pois somente é nesta época do ano que existe neve suficiente. Ao contrario do que muita gente pensa esse passeio não maltrata os animais. Muito pelo contrário, eles ficam muito felizes de fazer essa atividade.

 

Foto Célia da Paz.

 

Passeio para observação de baleias: estando em Tromso não deixem de fazer o tour para observação de baleias. Esse passeio fica a umas 3 horas de carro de Tromso e é possível ficar bem próximo das orcas e outras espécies de baleias.

 

Foto Aline Corini.

Além desses passeios Tromso possui uma série de outras atividades como SKI, Snowmobile, trilhas, caminhadas e atividades de camping.

 

Onde se hospedar:

 

 

Clarion Collection Hotel With: esse foi o hotel que ficamos hospedados. Localização maravilhosa, quartos amplos e confortáveis, café da manhã e jantar incluídos na diária e preço justo. Para fazer uma reserva clique aqui.

 

Scandic Ishavshotel: esse hotel também fica no porto com uma vista bem privilegiada da cidade. Ele é um dos hotéis mais luxuosos da cidade e sem dúvida uma opção maravilhosa. Clique aqui para conhecer mais sobre ele.

 

Radisson Blu: outro hotel bastante procurado é o Radisson. Ele fica também na região do porto é tem todo o conforto e conceito dos demais hotéis da rede. Para fazer sua reserva clique aqui.

 

Nosso roteiro na Lapônia:

 

Para saber mais sobre como foi nossa viagem pela LAPÔNIA clique aqui.

 

Seguro viagem:

 

 

Sempre que viajamos para o exterior fazemos seguro viagem internacional. Para essa viagem não poderia ser diferente. Fizemos nossa cotação através do Real Seguro Viagem que é uma empresa bastante seria e que nunca nos deixou na mão. Para fazer uma cotação é só CLICAR AQUI.

 

Aluguel de Carro:

 

Para quem gosta de comodidade e maior liberdade nas viagens faça a cotação para locação do seu carro por aqui. CLIQUE AQUI e faça seu orçamento sem compromisso



Esse artigo foi lido 132 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também