Curaçao: dicas completas do destino mais bonito do Caribe

  • 29 de julho de 2019


Pensando em conhecer um destino com praias de azul turquesa incrível, bons hotéis, ótima infraestrutura, variadas opções de restaurantes, passeios maravilhosos e ótimos pontos de mergulho? Pode ter certeza que esse destino é Curaçao, uma das ilhas mais bonitas e agradáveis do Caribe.

 

 

Curaçao foi o destino que escolhemos para curtir nossa babymoon, última viagem antes da chegada do nosso primeiro filho (no nosso caso da nossa filha Maria Luísa). Estivemos em junho nesse paraíso é voltamos completamente apaixonados com o que encontramos por lá e vamos dar aqui todas as dicas dessa ilha caribenha.

 

Centro de Curaçao com sua arquitetura holandêsa.

 

Recomendamos passar pelo menos 5 dias em Curaçao para explorar com calma suas praias, passeios e restaurantes. Assistam nosso vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e vejam com seus olhos o porquê que amamos tanto essa viagem.

 

 

Como chegar em Curaçao:

 

Playa de Cas Abao.

 

Existem várias opções para se chegar até Curaçao. Atualmente existem voos direito do Brasil para lá que saem do aeroporto de GRU em São Paulo e são operados pela Divi Divi Airlines.

 

Existem também diversas companhias aéreas que fazem esse destino com conexão nos seus países de origem como a Copa Airlines (conexão no Panamá) e da American Airlines (conexão em Miami).

 

No nosso caso como íamos fazer o enxoval da nossa filha em Miami tiramos com milhas um voo de Recife para Miami ida e volta e custou cerca de 32 mil pontos na LATAM. De Miami para Curaçao compramos uma passagem pela American Airlines por 1200 reais ida e volta.

 

Quando ir para Curaçao e quantos dias ficar na Ilha:

 

Praia privada do hotel Sunscape.

 

Curaçao fica fora da rota dos furacões do Caribe e pode ser visitado o ano inteiro! A época de chuva da ilha vai de outubro a fevereiro. Nós fomos no mês de junho e pegamos quase todos os dias de sol! Apenas um dos dias que o sol ficou meio tímido. Durante os meses de janeiro e fevereiro a ilha costuma fica completamente lotada e os preços sobem bastante.

 

Dicas gerais de Curaçao:

 

Praia de Porto Mari.

 

Documentos necessários para entrar em Curaçao: brasileiros não precisam de visto para entrar no país, apenas de passaporte válido para o período da viagem e é aconselhável o visto da febre amarela.

 

Moeda de Curaçao: a moeda oficial de Curaçao é o Florim, contudo, o dólar é aceito em toda a ilha e não existe necessidade de fazer câmbio! Os trocos das contas são passados em na moeda local, portanto, tenha sempre notas de dólar com baixo valor. Por falar em dólar as notas antigas não são aceitas na ilha!

 

Segurança em Curaçao: a ilha é supersegura, contudo, os turistas são orientados a não dar vacilo nos pertences quando forem tomar banho de mar e a não deixar nada no carro quando pararem nas praias.

 

Língua Oficial: a língua oficial de Curaçao é o Papiamento, uma mistura do Português, espanhol e holandês, contudo, quase todos falam ou entendem espanhol e inglês e a língua não será uma dificuldade.

 

O que levar na mala para Curaçao: protetor solar, roupas leves, sandália, máquina a prova d’água, óculos escuro, chapéu, adaptador universal, repelente, bolsa térmica e máscara de mergulho.

 

Preços de Curaçao: a ilha é cara e possui preços parecidos com o dos Estados Unidos. Recomendo levar em torno de 80 usd por dia de alimentação.

 

DICA IMPORTANTE PARA ECONOMIZAR EM CURAÇAO: levem uma bolsa térmica e quando forem para praia parem em um dos vários mercadinhos da ilha e comprem bebida e alimentação. Isso ajudara a diminuir bastante os custos.

 

Como se locomover em Curaçao:

 

Fort Beekenburg.

 

A ilha de Curaçao é bem grandinha (possui cerca de 60 km ponta a ponta) e como existem praias legais em praticamente toda a ilha a distância entre elas é bem grande.

 

Na ilha o transporte público é praticamente inexistente, desta forma, sem sombra de dúvida a melhor maneira de explorar a ilha é alugando um carro!

 

Nós alugamos nosso carro com a assistência da Val do @dicasdecuracao. A pessoa que nos alugou foi um português gente fina chamado Elder. Para maiores informações manda um direct no Instagram dela.

 

Dirigir na ilha é supertranquilo e as estradas são boas! Para alugar o carro tenha em mãos apenas sua carteira de motorista e aplicativos no celular que peguem sem sinal de internet como o Maps.me e o Waze.

 

Nosso roteiro em Curaçao:

 

Em Curaçao tivemos toda a assistência da Val, brasileira proprietária do instagram @dicasdecuraçao, e foi ela que nos orientou em tudo na ilha! Ela nos auxiliou na escolha do hotel, reservou nosso carro e passeios e de quebra ainda preparou nosso roteiro.

 

Nós passamos 5 dias em Curaçao, sendo 4 dias inteiros na ilha. Recomendaríamos um dia a mais para fazer o passeio de Klein, principal passeio da região que não fizemos por que Marcela estava grávida e o nosso médico não recomendou. Segue abaixo o roteiro que fizemos por lá:

 

 

Roteiro da @dicasdecuraçao.

 

Onde se hospedar em Curaçao:

 

Curaçao possui uma vasta rede hoteleira. Depois de muita pesquisa optamos por ficar hospedamos no único hotel all inclusive da ilha: o Sunscape Resort.

 

O hotel Sunscape fica localizado em uma região estratégica, praticamente na área central da ilha a poucos minutos de carro do centrinho da cidade e bem posicionado tanto para quem vai explorar as praias do norte ou do sul da ilha.

 

Uma das piscinas do Sunscape.

 

O Sunscape possui uma boa estrutura com ampla área de lazer; com a melhor praia de hotel da ilha; quartos amplos e confortáveis; vários restaurantes cada um com um tipo de gastronomia, e o melhor de tudo: um ótimo atendimento em especial da brasileira Val que recepciona carinhosamente todos os hóspedes brasileiros do hotel e faz de tudo para que o hóspede se sinta em casa reservando todos os passeios, restaurantes e dando valiosas dicas da ilha.

 

 

Enfim, recomendamos o Sunscape para casais, família, amigos e idosos que querem curtir o hotel e principalmente para aqueles que não querem gastar os altos valores que são cobrados nos restaurantes espalhados pela ilha.

 

Jantar romântico no Sunscape.

 

Outras opções de hotéis em Curaçao: Baoase Luxury Resort: hotel mais luxuoso e exclusivo da ilha. O local é puro luxo, possui uma decoração linda, quartos maravilhosos e um restaurante com estrela no Guia Michelan. Se você vai para curtir uma lua de mel na ilha pode ter certeza que é uma das melhores opções.

 

Foto do booking.

 

Papagayo Beach Resort: esse foi o hotel que nossos colunistas ficaram hospedados. Ele é lindo e possui uma excelente estrutura. Fica localizado na praia de Jan Thiel, próximo a vários restaurantes.  Nós passamos um dia no Beach Club do hotel e adoramos.

 

 

Scuba Lodge & Suites: se o objetivo da viagem for ficar próximo ao centro e fazer tudo à pé uma boa opção é o Scuba Lodge & Suites. Esse pequeno hotel é bem confortável e fica a poucos passos do centro da cidade.

 

Foto do booking.

 

Principais praias de Curaçao:

 

Mapa das principais praias de curaçao.

 

Kanepa Grandi: é a praia mais famosa de Curaçao. Fica localizado a cerca de 45 minutos do centro e realmente é linda! Ela possui uma grande faixa de areia com diversas cadeiras de praia para alugar.

 

 

Kanepa Grandi é uma praia pública e não se paga para entrar, contudo, para alugar cada cadeira pagamos cerca de 4 usd. A praia possui uma estrutura mediana e conta com local para compra de bebidas e lanche.

 

 

Cas Abao: na nossa opinião a praia mais linda do Caribe e uma das mais lindas que já vimos na vida! Não é à toa que ela já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo pelo TripAdvisor e pela National Geographic.

 

 

Para entrar em Cas Abao cada carro paga a quantia de 6 usd e para ultilizar as cadeiras da praia + 3 usd por cadeira. A estrutura de Cas Abao é bem bacana! Lá é possível encontrar diversas cadeiras com guarda sol, um bar de praia, banheiro limpo, local para fazer massagem e um local onde é possível alugar equipamento para prática de atividades aquáticas.

 

 

Porto Mari: fica próximo à praia de Cas Abao e foi outra praia que gostamos muito! A praia é bem grande e possui uma estrutura muito boa! Na nossa opinião ela e Kokomo Beach foram as melhores praias em termo de estrutura.

 

 

Para entrar em Porto Mari tem que pagar uma taxa de 3 dólares por pessoa para entrar e o local possui um bar de praia bem agradável.

 

 

Playa Lagun: é uma praia que fica em uma pequena enseada e tem um ótimo banho de mar que é ideal pra quem gosta de praticar snorkeling. Estando por lá não deixem de conhecer um bar/ restaurante que fica no alto da pedra e possui uma vista linda da praia.

 

 

Playa Jeremi: fica ao lado da Playa Lagun: essa praia também é linda! Passamos apenas por lá para tirar foto, porém, achamos ela bem interessante.

 

 

Playa Piskado: essa praia é bastante famosa para fazer snorkeling com as tartarugas. Como havia feito o mergulho e vi diversas tartarugas acabei retirando ela do roteiro.

 

Foto Nayara Falcão.

 

Kokomo Beach: essa praia é bem legal para curtir o pôr do sol. O ambiente é muuuito agradável e é nessa praia onde fica o famoso balanço com o nome Kokomo.

 

 

Outras atrações de Curaçao:

 

Explorar o centro de Curaçao: o local é Patrimônio Histórico da UNESCO e é possível notar a forte influência da colonização holandesa do local. Se tiverem como escolher um dia para conhecer optem para ir na quinta-feira, dia que o comércio funciona até mais tarde e que o centrinho fica cheio de manifestações artísticas.

 

 

O centro é divido em duas partes: uma se chama Otrobanda e outra Punda. Em Otrobanda não deixem de passear pelo mini shopping do hotel Renaissance; conheçam o Rif Fort e seus restaurantes; tirem foto do letreiro que fica na praça principal de Otrobanda.

 

 

Depois de explorar Otrobanda atravessem a Ponte Queen Emma, ponte peculiar que se movimenta igual ao barco de quando as embarcações querem ingressar na baia, e sigam em direção à Punda. Quase chegando em Punda você terá a melhor vista das casinhas que formam o principal cartão postal de Curaçao.

 

 

Chegando em Punda conheçam o Palácio do Governo, percorram a rua Breedestraat Punda, principal rua de comércio de Punda repleta de lojinhas, e vá até a Wilhelmina Park, local onde fica os letreiros com nome CURAÇAO E DUSH.

 

 

Depois andem pela Columbustradd rua com várias lojinhas e bares onde vale a pena sentar e tomar alguns drinks.

 

Por fim, visitem o Market (mercado de artesanato) e finalizem o passeio conhecendo o mercado flutuante e a rua Handelskade, rua onde ficam as casinhas do cartão postal e o de ficam vários bares e restaurantes.

 

Passeio para Klein: esse é o passeio mais cobiçado para quem vai visitar Curaçao. A ilha de Klein fica a cerca de 2 horas de barco de Curaçao e é o verdadeiro paraíso na terra.

 

 

Várias empresas fazem esse passeio ele custa cerca de 99 usd por pessoa e inclui, bebida, refeição e o barco de ida e volta.

 

Como Marcela estava grávida e nosso médico não recomendou o passeio de barco acabamos não fazendo o tour, porém, esse será o grande motivo para nosso retorno à Curaçao!

 

Passeio de Seabob: o seabob é uma espécie de jetski que anda embaixo d’água. Esse brinquedinho é uma maravilha. É possível fazer o passeio em vários lugares da ilha e nós escolhemos o Blue Room, caverna que fica próximo a Playa Santa Cruz.

 

 

O passeio tem duração de 80 minutos e custou cerca de 140 usd por pessoa! Durante a brincadeira aprendemos a fazer manobras e vimos muita vida marinha! Sem dúvida um passeio imperdível na ilha.

 

Passar o dia em um dos Beach Clubs da ilha: nós optamos por conhecer o famoso Papagayo Beach Club. O local fica situação na Praia de Jan Thiel em um complexo com outros restaurantes e beach clubs.

 

 

O Papagayo possui uma ótima estrutura com várias espreguiçadeiras, piscina de borda infinita com água do mar, excelentes restaurantes, atendimento muito bom e uma vista linda para o mar. Vale muito a pena conhecer esse lugar.

 

Shete Boka National Park: juntamente com o Parque Cristoffel são duas atrações muito cobiçadas pelos turísticas que gostam da natureza. Estando por lá não deixem de conhecer Boka Wandomi, Boka Tabla e Boka Kalki.

 

 

Salina Jan Kok: esse local fica próximo a praia de Kokomo Beach e possui vários flamingos. Eles costumam ficar na lagoa no início e no final do dia quando o sol está mais baixo.

 

 

Conhecer a região de Caracasbaai e o forte Beekenburg: essa regiào fica a uns 15 minutos de carro do centro de Curaçao e possui lindas praias e o que sobrou do Fort Beekenburg. Vale muito a pena percorrer as ruínas e ter uma vista panorâmica do alto do forte.

 

 

Museus em Curaçao: para quem ama um museu Curaçao possui várias opções. As que mais recomendamos são: Museu de Curaçao, Museu Marítimo de Curaçao e o Museu Portal de Curaçao.

 

Aquafari: espécie de moto aquática que leva os turistas para explorar o fundo do mar de uma forma totalmente diferente.

 

Dolphin Academy: local onde é possível nadar com golfinhos e mergulhar com eles. Nós não gostamos desse tipo de turismo, preferimos sempre ver os animais soltos na natureza.

 

Mergulho em Curaçao:

 

 

Curaçao é um excelente destino para quem procura o Mergulho. Aliais, todas as ilhas ABC (Aruba, Curaçao e Boneire) são ótimas para prática do mergulho.

 

Nós mergulhamos com a Goby Diver (instagram @gobydiver_ ) que é da brasileira Ângela. Ela escolheu nada mais nada menos que um dos melhores pontos da ilha para nos levar: o Double Reef, ponto de mergulho com duas lindas bancadas de corais e uma vida marinha surreal.

 

Fizemos 50 minutos de mergulho e vimos muitos cardumes, corais lindos, diversas tartarugas, peixes imensos e moreas! Tudo isso com uma visibilidade de quase 50 metros. Vejam nosso vídeo do mergulho e confiram um pouco do mundo sub de Curaçao:

 

 

Onde comer em Curaçao:

 

Karakter & Koraal: são dois ótimos restaurantes situados dentro de um condomínio de luxo chamado Coral Estate. O local é belíssimo e ideal para se passar um dia descansando.

 

 

Almoçamos no restaurante Koraal e simplesmente amamos. A vista do lugar é surreal. Pedimos como prato um entrecôte e uma massa, vários drinks e de sobremesa uma torta de maçã! Tudo estava perfeito.

 

 

Uma coisa bacana para quem vai para esses restaurantes é que é possível usar a área do condomínio onde fica uma linda piscina de borda infinita com uma vista deslumbrante.

 

 

Restaurant & Café Gouverneur: restaurante situado em Otrobanda com uma vista linda das casinhas com arquitetura holandesa que ficam em Punda. O restaurante é lindo, superagradável e possui uma gastronomia maravilhosa. Deixem para ir conhecer ele no dia que for explorar o centro.

 

 

Outros restaurantes que são recomendamos na ilha: Zanzibar, Forte Nassau, Mambo Beach, Mundo Bizarro, La Bohéme e o Zest.

 

Seguro viagem:

 

Sempre que viajamos para o exterior fazemos seguro viagem internacional. Para essa viagem não poderia ser diferente. Fizemos nossa cotação através do Real Seguro Viagem que é uma empresa bastante seria e que nunca nos deixou na mão. Para fazer uma cotação é só CLICAR AQUI.

 

Aluguel de Carro:

 

Para quem gosta de comodidade e maior liberdade nas viagens faça a cotação para locação do seu carro por aqui. CLIQUE AQUI e faça seu orçamento sem compromisso.

 

Espero que tenham gostado das nossas dicas e não vemos a hora de voltar para explorar novamente esse lindo destino de praia! Qualquer dúvida deixe a sua pergunta que teremos o maior prazer em respondê-los.

 



Esse artigo foi lido 2913 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também