Souq Waqif: o essencial de Doha.

  • 01 de fevereiro de 2017


A definição da nossa @guiadoha Érika foi perfeita: “se você só tiver direito a um lugar para visitar em Doha, vá ao Souq Waqif. O mercado é a cultura do Qatar em todas as suas expressões: artesanato, gastronomia, história, costumes, práticas esportivas e muito mais.

 

 corredores do Souk

 

Chegamos ao final da tarde logo após o pôr do sol e começamos o passeio pelas especiarias e doces, obrigatório em qualquer mercado árabe, sempre uma viagem por sabores marcantes. Na sequência passamos pelas bancas de artesanato, vestuário e acessórios, utensílios domésticos, souvernirs, tapetes e artigos de decoração, sempre agrupadas por segmento, o que facilita muito a visita em um mercado muito grande como este.

 

Logo após fomos visitar o Gold Souq, espaço dedicado ao comércio de ouro. Uma ala bem decorada e composta somente por joalherias dedicadas ao metal. Vale a visita e o investimento se desejar, já que a oferta é grande e produto confiável. De lá seguimos para o setor de comércio de animais e entramos no Falcon Souq, um espaço dedicado somente à compra e venda de falcões. O que impressiona neste espaço é a quantidade de aves a venda e a variação de preço. Só em uma loja que entramos havia falcões custando entre 3 e 20 mil reais aproximadamente. Um dos critérios de precificação é o peso: quanto mais leve, mais caro.

 

Falcões à venda

 

Mas a grande curiosidade desta área do mercado não são as aves e sim o tratamento que elas recebem. Anexo ao Falcon Souq existe um Hospital 5 estrelas somente para Falcões. Além de promover a saúde dos animais, proporcionando diversos tipos de tratamentos e intervenções cirúrgicas, o hospital possui o maior banco de penas do planeta, tanto para os casos de necessidade por perda em caça quanto para fins estéticos. Os falcões aguardam atendimento em sala de espera própria e os custos dos tratamentos são subsidiados pelo estado.

 

Hospital de Falcões

 

O Souq também possui 8 hotéis boutique de alto padrão, cafés e restaurantes das mais diversas especialidades. É muito comum o consumo de narguilê nas mesas do lado de fora. Se a fumaça incomodar, prefira a área interna dos restaurantes. Não há venda de bebidas alcoólicas em nenhum estabelecimento. Para mais informações sobre hospedagem em Doha acesse o post específico sobre o assunto na página do destino.

 

 Clima do Souq

 

Finalizamos nossa visita conhecendo o restaurante Parisa, especializado em cozinha persa. Este sem dúvida foi o ponto alto da nossa visita ao Souq, já que observando os restaurantes ao longo do passeio pelo mercado, não imaginávamos que encontraríamos algo tão diferente e inusitado. Você observa a fachada do lado de fora e não imagina o que vai encontrar ao entrar.

 

Corredor de acesso Parisa

 

Entramos e o corredor já mostra que se trata de uma decoração e ambientação diferente de tudo o que já vimos. Ao chegar ao salão principal do restaurante, você se depara com um salão incrível, uma fonte no meio com maçãs boiando que representam a hospitalidade dos antecessores: ao receber a família e amigos para conversar, os antecedentes deixavam as maçãs boiando na fonte para que as pessoas se servissem enquanto conversavam. Em um dos espaços mais reservados em formato de porta árabe, uma espécie de harpa ajudava a criar o clima do local.

 

 Salão do Parisa

 

O restaurante é conhecido por servir os melhores kebabs da cidade. Pedimos um mix com todos os tipos que vieram em uma grande grelha acompanhados de 3 tipos diferentes de arroz, além de muito pão árabe. A nossa @guiadoha aproveitou e nos mostrou uma sala reservada para grupos a partir de 12 pessoas: diferente, não?

 

Fechamos nossa passagem pelo Souq Waqif admirando a bela mesquita em espiral que fica ao lado do mercado. Sem dúvida, uma das mais encantadoras de Doha, ainda mais com sua bela iluminação noturna.

 

CONTINUEM LENDO NOSSOS POSTS DO QATAR.

 

Sem dúvidas, um passeio obrigatório e muito recomendado para quem visita o Qatar.

 



Esse artigo foi lido 633 vezes!

Sobre o Autor

Tarcio e Paula Lopes

Ele publicitário e ela funcionária pública que são apaixonados por viagens e pela boa gastronomia.


Veja Também