Tudo sobre Trancoso: um dos destinos mais bonitos do Brasil

  • 07 de agosto de 2019


Já vou começar dizendo que esse é um dos destinos que mais amamos no Brasil! Um lugar com uma energia única e cheio de belezas. Foi aqui que noivamos e se Deus quiser será aqui que vamos casar, esse cantinho na Bahia tem muita história!

 


 

Trancoso consegue se transformar completamente dependendo da época do ano. Na baixa temporada a paz e tranquilidade reina nesse lugar, mas na alta temporada, principalmente no Réveillon, esse cantinho no sul da Bahia se torna uma cidade que reúne pessoas do mundo inteiro, sendo, inclusive, muito famosa por ser um dos lugares preferidos das celebridades, com muitas festas cheias de ostentação, por isso nem se surpreenda se um dia for conhecer Trancoso e tiver algum famoso jantando na mesa do seu lado.

 

 

COMO CHEGAR EM TRANCOSO:

 

 

A forma mais comum de se chegar a Trancoso é pegando um voo para Porto Seguro, saindo do aeroporto basta apenas pegar um carro (transfer ou alugar um veículo), atravessar por balsa para chegar em Arraial d’Ajuda e logo depois pegar a estrada, por aproximadamente 50 min, até chegar em Trancoso. Vale a pena ficar de 2 a 4 dias em Arraial D’Ajuda, um lugar lindíssimo, mas vamos deixar isso para uma próxima postagem...


Uma das coisas que mais impressionam nessa região do Brasil é o quanto essas três cidades (Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso) são próximas, mas agregam públicos completamente distintos.


Porto Seguro é a maior cidade das três e com o turismo já bastante massificado. Aqui você vai encontrar um turismo mais voltado para grandes empresas e com hotéis de grande porte, o que não tem tanto charme. Além disso,  é um destino que busca acolher um público que procura gastar menos.


O que separa Arraial de Porto Seguro é apenas um rio, mas as diferenças entre essas duas cidades vão muito além disso. Arraial tem um outro perfil de público, que procura por uma viagem com mais charme. O preço das pousadas e restaurantes já aumentam bastante, tornando-se mais caro e já mudando bastante o público da cidade.


Trancoso é de longe o destino mais caro, não é à toa que é conhecido por muitos como o destino dos milionários. O perfil de público já muda bastante e para curtir esse cantinho do Brasil se prepare para desembolsar um pouco mais, sobretudo se você resolver ir na época mais badalada.

 

QUANDO IR PARA TRANCOSO:

 

 

O sol brilha praticamente o ano inteiro no Sul da Bahia e as chuvas tendem a ser bastante distribuídas durante o ano. Porém, os meses que mais chovem nessa região são novembro e dezembro, coincidindo com o início do verão.

 

Uma das nossas maiores dicas de Trancoso é buscar períodos de Baixa Temporada para que assim seja possível aproveitar verdadeiramente o que esse lugar tem a proporcionar. Durante  a baixa é possível curtir muito mais as praias e a cidade, sem precisar de reservas para tudo e possibilitando uma viagem mais tranquila (e mais barata). É nessa época que vamos poder sentir toda a paz de Trancoso.

 

Entretanto, durante a Alta Temporada (principalmente Revéillon, carnaval e feriados) a cidade que é super tranquila se transforma e fica lotada. Além disso, os preços de hotéis e restaurantes chegam a valores astronômicos.

 

O QUE FAZER EM TRANCOSO:


De longe nosso programa preferido em Trancoso é andar pelo Quadrado, que na verdade é um terreno retangular cercado por casinhas super charmosas e coloridas, onde muitas delas são restaurantes e lojinhas. Na parte final do quadrado temos a famosa igrejinha de São João Batista, uma das capelas mais antigas do Brasil. Logo atrás da igreja temos o mirante do Quadrado, com uma das vistas mais lindas da região.

 

 

De noite o quadrado se torna ainda mais incrível, sem exageros, mas esse lugar chega a se tornar mágico. O sol cai, à noite vem e a escuridão toma conta do quadrado, nada de iluminação pública, com exceção da Igrejinha que brilha majestosa no fundo. As casinhas abrem e lindos restaurantes aparecem, todos com muitas velas e uma iluminação bem intimista.

 

 

Vale a pena acordar cedinho e ir curtir o nascer do sol no mirante do quadrado.

 

Outras atrações de Trancoso são suas praias belíssimas, a grande maioria com ótimas barracas e estruturas de Praia para se aproveitar bastante o dia. Nossas praias preferidas ficam por conta da Praia dos Nativos, Rio da Barra e Praia dos Coqueiros.

 

 

A Praia do Espelho fica um pouco afastada de Trancoso, mas de longe é a mais linda de todas, sobretudo durante a maré baixa, valendo bastante a pena o passeio. Porém, para quem tiver um tempinho a mais, vale a pena escolher uma das pousadas incríveis que existem por lá e passar uns dois dias.
 

ONDE SE HOSPEDAR EM TRANCOSO:


Trancoso tem uma gama enorme de hospedagem, com muitos hotéis e pousadas incríveis. Além disso, a região é cheia de casas por temporada para alugar, o que vale super a pena, principalmente para quem vai com família e amigos.

 

Escolher onde ficar em Trancoso pode não ser uma tarefa muito fácil, pois temos que levar em consideração alguns pontos, principalmente a localização. Existem, basicamente, 2 opções para quem que curtir Trancoso: escolher uma pousada pé na areia (lembrando que existem praias que são bem mais afastadas do centro) ou escolher uma pertinho do quadrado. Vou confessar que amo pousadas pé na areia, que acordamos e já estamos com o mar ali na nossa frente. Porém, em Trancoso aconselho escolherem uma que seja pertinho do quadrado , pois é lá que toda a magia da região acontece e é onde temos as melhores opções de restaurantes.

 


 

Durante nossa última viagem a Trancoso conhecemos a Pousada Casa de Perainda, a qual se tornou sem a menor dúvida uma das pousadas mais incríveis e especiais que já fomos, simplesmente PERFEITA!

 


 

A Pousada Casa de Perainda fica perto do Quadrado, passar pelo seu portão é como entrar num mundo paralelo, com vários artigos de decoração lindos, uma piscina de água verde esmeralda e cercada de um jardim hiper bem cuidado. Os quartos são maravilhosos, com muito conforto e espaçosos, difícil vai ser querer levantar daquela cama.

 


 

Entretanto, o que mais nos deixou apaixonados por essa pousada foi o carinho e o cuidado dos donos e funcionários em querer entregar a cada hóspede a melhor experiência de hospedagem possível.


Todos os dias ao acordarmos batia a curiosidade de como seria o café da manhã da pousada, na verdade é muito mais que um café da manhã, chega a ser quase um evento, regado a boas risadas e uma comida deliciosa, sendo talvez o café da manhã que mais nos marcou de todas as pousadas que já conhecemos.

 

Todos os dias é servido um menu degustacao de 8 etapas, entre pratos frios e quentes, sendo completamente diferente um dia do outro. Além disso, para cada dia existe um tema diferente, onde uma grande mesa é montada e decorada nos mínimos detalhes e tudo do café vai ser baseado no tema da mesa: comida, música, decoração e etc. Sem falar que todos tomam o café juntos e é possível conhecer e partilhar muito mais das experiências de cada um ali presente. Eita que saudade! Para reservar a Pousada Casa de Perainda CLIQUE AQUI.

 

Outras pousadas que também recomendamos em Trancoso:

 

Pousada Segredos de Trancoso: essa é uma das pousadas mais cobiçadas de Trancoso e possui uma piscina de borda infinita com uma vista sensacional. Além disso, os quartos da pousada são lindos e super bem decorados.  Para conhecer mais sobre essa pousada CLIQUE AQUI.

 

 

UXUA Casa Hotel e SPA: é uma das pousadas mais luxuosas de Trancoso. O local é lindo e conta com estrutura de praia com conceito pé na areia. Se você quer um local à beira mar com bastante luxo pode ter certeza que essa é uma opção maravilhosa. Reserve aqui.

 

 

Pousada Flor de Lis Trancoso: se o objetivo for ficar em uma pousada com excelente custo x benefício e pertinho do centro a pousada Flor de Lis é uma ótima opção. Ela fica próxima ao Quadrado e possui piscina e quartos bem confortáveis. Para conhecer essa opção CLIQUE AQUI.

 

 

Pousada Calypso: outra opção pertinho do Quadrado com ótimo preço é a Pousada Calypso. Essa pousada é bastante confortável e fica em uma posição estratégica na cidade. Para conhecer melhor essa opção CLIQUE AQUI.

 

 

MELHORES RESTAURANTES DE TRANCOSO:

 

 

Muitas cidades grandes não chegam nem perto da quantidade e qualidade dos restaurantes de Trancoso, com muito charme e romantismo.

 

CAPIM SANTO: esse restaurante é um dos mais famosos da cidade, dependendo da época, se for alta estação, vale a pena fazer reserva para não ter o perigo de ficar sem mesa. O capim santo tem outras unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, mas foi aqui que tudo começou.


Com uma proposta de comida mais brasileira, o restaurante é tido como um dos melhores da cidade e vale demais a visita.


JACARÉ DO BRASIL: esse é o nosso preferido da cidade, de longe o local chama atenção, com luz baixa  e  minimamente decorado, o Restaurante é um convite a uma noite super agradável!


O cardápio é bem completo, mas foi aqui que momentos um dos melhores peixes das nossas vidas, trabalho impecável do chef Igor Witer. Parada obrigatória de quem vai a Trancoso.


Restaurante da Silvana: como ir a Bahia e não querer comer aquela moqueca?! É aqui é o lugar certo para isso! O restaurante tem várias opções desse prato e a vontade é sair provando todos, simplesmente delicioso.

 

Além disso, o restaurante é lindo, com mesas espalhadas embaixo de uma enorme Amendoeira, com almofadas coloridas e muitas velas espalhadas.

 

O QUE ACHAMOS DE TRANCOSO:

 

 

Trancoso é isso, um lugar que beira a magia, que vai ter trazer grandes surpresas... Poderíamos voltar a esse destino milhões de vezes e ainda assim não seria suficiente.

 

Reserva de Hotéis:

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links do BOOKING.COM.

 

Seguro viagem:


Sempre que viajamos para o exterior fazemos seguro viagem internacional. Para essa viagem não poderia ser diferente. Fizemos nossa cotação através do Real Seguro Viagem que é uma empresa bastante seria e que nunca nos deixou na mão. Para fazer uma cotação é só CLICAR AQUI.

 

Aluguel de Carro:

 

Para quem gosta de comodidade e maior liberdade nas viagens faça a cotação para locação do seu carro por aqui. CLIQUE AQUI e faça seu orçamento sem compromisso.

 

Chip de internet:

 

Durante as suas viagens você ama ficar conectado e compartilhando todas as suas experiências? Com o Chip internacional você poderá se conectar em mais de 140 países com internet rápida e ilimitada. Para comprar seu CHIP basta CLICAR AQUI.



Esse artigo foi lido 5263 vezes!

Sobre o Autor

Yago Aguiar e Mariana Marques

Estudantes de medicina que têm como hobby viajar e curtir a vida.


Veja Também