África do Sul: um Safári nos arredores de Joanesburgo

  • 26 de abril de 2016


Neste post vou contar como foi o nosso safári nas proximidades de Joanesburgo sem ter necessidade de ir para os parques mais afastados como a reserva de Kruger ou Kapama.

 

 

Esse opção é mais indicada para os viajantes que tiverem pouco tempo na viagem ou que não queiram percorrer distância maiores para as outras reservas. Logicamente as outras reservas são bem maiores e possuem muito mais animais, contudo, esse passeio dá para sentir o clima de como é um safári na savana africana!

 

 

O Parque Nacional de Pilanesberg, também conhecido como Pilanesberg Game Reserve, é o quarto maior parque da África do Sul e um dos principais locais para observação de animais no país.

 

Mapa da Reserva:

 

A reserva é formada por uma área de 58 mil hectares e fica situada na cratera de um vulcão que existiu no local há milhares de anos. 

 

 

Segundo nosso simpático guia, a reserva possui mais de 50 espécies de mamíferos, 130 tipos de árvores, 66 espécies de répteis, 354 espécies de aves e 19 espécies de anfíbios.

 

 

Durante o nosso Safári avistamos diversos animais, inclusive, os chamados “Big Five“, que são o leão, o elefante africano, o búlafo africano, o leopardo e o rinoceronte.  Sem dúvida os animais que mais nos encantaram foram o rinoceronte e os elefantes. Avistamos diversos deles, contudo, um chegou bem próximo ao nosso carro.

 

Elefante próximo ao nosso carro.

 

 

O parque Nacional fica localizado a 198 km de Joanerburgo e várias empresas fazem esse passeio.Contratamos a empresa Big Six Tour, contudo, não indicamos pois achamos que o serviço deixou a desejar.

 

Lago repleto de hipopótamos

 

Existe tanto o passeio para ficar hospedado dentro da reserva como o famoso bate e volta. Como não tinhámos tempo fizemos o bate e volta e o passeio custou em média 150 usd por pessoa e incluía um stop em Pretória e outro no Sun City, complexo de hotéis luxuosos que fica próximo ao local.

 

Se o viajante tiver com tempo recomendo dormir pelo menos uma noite para conhecer um pouco mais da região. Existem alguns bons lodges na região. Tenho alguns amigos que já foram e recomendam.

 

O Safári propriamente dito durou cerca de 3 horas. Optamos por fazer no final da tarde, pois vimos em vários blogs que os melhores horários são ou no início manhã ou no final do dia. Realmente vimos vários animais.

 

 

No final do safári fizemos uma parada em uma área onde fizemos um lanche regado a muito vinhos e cervejas sulafricanas. Foi realmente para fechar com chave de ouro o passeio.

 

 

Para mais infos sobre a região acessem o site do parque:  http://pilanesberggamereserve.co.za/

 

Não deixem de assistir o vídeo do nosso safári:
 
 

 

Resumindo: vale muito a pena fazer o safári na África, seja em Pilanesberg ou qualquer outra reserva! Até a próxima.

 

Não deixem de ver o Post da nossa parceira fernanda sobre seu safári na reserva do Kapama.



Esse artigo foi lido 6270 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também