Tudo sobre Punta Cana e a Península de Samaná

  • 08 de abril de 2019


Encontre aqui nesse post todas as dicas para ir para Punta Cana e Península de Semaná na República Dominicana, com muitas informações de praias paradisíacas, como chegar, melhor época pra ir, principais atrações, onde se hospedar (com ótimas sugestões de Resort e Hotéis) e muito mais.

 

 Punta Cana - Playa Cabeza de Toro.

 

A República Dominicana é o destino mais visitado de todo o Caribe. Localizada mais precisamente na Ilha de Hispaniola, que é parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe. A única fronteira terrestre do país é com o Haiti, na costa norte o país é banhado pelo Oceano Atlântico e na costa sul é banhado pelo mar Caribenho.

 

É um país de grandes constrastes, pois é imensamente rico em belezas naturais e apesar de a economia está em desenvolvimento, a taxa de desemprego é alta, fato que desencadeia grande fluxo migratório em especial para os Estados Unidos. O salário mínimo é algo em torno de $150 dólares, ou $ 7.000 pesos dominicanos que é a moeda do país.

 

Punta Cana é um destino dos sonhos, com seus muitos quilômetros de praias de areia branca, mar encantadoramente azul e coqueiros que estão presentes em toda a faixa de areia e é uma característica bem marcante do país.

 

Punta Cana

 

O impressionante complexo de Punta Cana traz uma sequência de Resorts lado a lado, a maioria deles funcionando no sistema all inclusive com a possibilidade de circular entre eles, definitivamente uma reunião de luxos que vão de piscinas e spas a campos de golfe. À noite, cassinos e boates animadas ao ritmo de reggaeton, merengue e bachata mantém o pique dos visitantes.

 

Como Chegar em Punta Cana?


O aeroporto internacional de Punta Cana fica a dez quilômetros dos principais Resorts da região e recebe voos do mundo inteiro.

 

Porém, chegar a Punta Cana não é tarefa tão fácil assim, você pode levar quase dois dias para chegar ao destino, uma vez que as conexões não são tão amigáveis assim (Chile, Peru ou Miami), agora se você decidir chegar pela capital que é Santo Domingo, vai desembarcar no Aeropuerto Internacional Las Américas, e de lá há voos com destino a Punta Cana. Já de ônibus, a viagem de Santo Domingo à Punta Cana pode durar por volta de três horas.


É importante dizer que não é mais cobrado uma taxa “Tarjeta Turismo” que cobravam ao chegar no aeroporto de Punta Cana no passado, hoje ela já está embutida na passagem emitida.

 

Quando ir a Punta Cana?


O clima é bem parecido com o do Brasil e quase sempre faz calor na República Dominicana. Durante todo o ano a temperatura varia de 20 a 35 graus. A época que é considerada mais agradável e alta temporada, é de dezembro a abril e os termômetros ficam na faixa dos 25 graus. Já a melhor época para fugir dos preços altos é de maio a junho. De julho a novembro é o período em que aumenta o risco de furacões, então prepara-se para ventos fortes nessa época.

 

Moeda e Câmbio:

 

A moeda na República Dominicana é o peso dominicano, no Brasil você não encontrará essa moeda, então o dólar é a moeda que funciona muito bem no país e a que você deve levar, já que não há mercado para o real na República Dominicana.

   
O ideal é usar a casa de Câmbio na área de desembarque ao chegar no aeroporto, afinal você não vai querer sair do Resort para ir ao centro da cidade. Como alternativa existem os caixas automáticos que você encontrará nos Resorts, postos de gasolina, e etc, mas lembre-se que para isso seu cartão precisa está habilitado para uso no exterior.

 

A cotação em março de 2019 era de U$ 1 dólar para $ 48-50 pesos dominicanos.

 

Principais atrações em Punta Cana e passeios:

 

Punta Cana - Cabeza de Toro

 

Praias: Todos os olhares estão voltados para o mar em Punta Cana. A costa tem um trecho muito longo e por isso os resorts ficam em frente a diferentes praias. Ao longo da orla os nomes das praias variam, mas praticamente não alteram as principais características que te farão lembrar para sempre desse destino: o mar azul-turquesa, águas cristalinas e muitos peixinhos.

 

Quanto mais ao leste, mais próximo daquela imagem caribenha você ficará, pois lá o mar é mais calmo. Bávaro, Cabeza de Toro e Punta Cana são as praias onde o mar é mais tranquilo. Quanto mais distante do aeroporto, mais ondulações, que é o caso das praias Uvero Alto, Macao e Arena Gorda.

 

Resorts: Sim! Os Resorts são grandes atrações de Punta Cana, um verdadeiro sucesso que agrada a todas as idades, inclusive, há quem só saia deles na hora de voltar para casa.

 

Quanto melhor for o hotel, mais conforto você poderá sentir, mesmo quando você desejar apenas aproveitar o sol e o mar. Os Resorts têm muitas cadeiras e sombreiros na areia da praia, além de bares, enquanto em alguns Resorts o bar fica apenas dentro do complexo, em
outros, além dos bares na areia, passam garçons anotando e trazendo pedidos dos hóspedes. Tudo depende do valor que você desembolsará.

 

Parasailing: Esse é um dos passeios que mais vão te oferecer na beira da praia. É uma espécie de paraquedas puxado por um barco, e dá para ir em par ou trio, não precisa ir sozinho e também não é necessário reserva, durante todo o dia há saídas de diversas praias e o valor cobrado é em torno de $ 70 dólares por pessoa. Mas, pechinchando possivelmente você consiga reduzir significativamente o valor. Não esqueça de negociar bem a duração do passeio que pode ser de 10 a 15 minutos.

 

Passeio de Lancha Rápida: Esse passeio é muito divertido porque você ou seu acompanhante poderá controlar sozinho uma pequena lancha rápida. Tem duração em torno de duas horas e é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da orla de Punta Cana e pelo melhor ângulo. Bastante indicado para quem gosta de emoção. O preço desse passeio é em torno de $ 60 dólares para duas pessoas.

 

Dolphin Explore: No meio do mar, fica uma espécie de aquário com golfinhos onde você pode fazer várias atividades, desde passar a mão a nadar com eles. É um passeio que as crianças costumam gostar bastante. O valor cobrado vai depender do tempo que você passará no local, e pode variar de $ 90 a $ 170 dólares.

 

Passeio de catamarã pela costa: Nesse passeio você conhece algumas das praias da região à partir do mar. Tem duração de quatro horas e parece bem interessante, porque dele é possível fazer várias atividades como mergulhar com tubarões e arraias, fazer snorkel vendo muitas espécies de peixes e até nadar numa piscina natural. No valor do passeio está incluído bebidas e petiscos, em torno de $ 75 dólares por pessoa.

 

Passeio de Buggy na Lama: Ótimo para quem gosta de velocidade, aventura e também não se importa em se sujar um pouco (já que faz parte do passeio). Tem duração em torno de quatro horas e é um passeio pela praia de Macao, onde você pode pilotar um buggy ou uma moto, passando por uma plantação de café e cacau e pode mergulhar numa caverna com águas límpidas e profundas. Custa em torno de $ 100 dólares para duas pessoas.


Tour de Helicóptero: Imagina só ver o mar caribenho do alto? Em Punta Cana é uma ótima oportunidade pra isso, porque além de toda a beleza do lugar, os preços ainda são muito atrativos se comparados com os praticados no Brasil. Dez minutos custa em torno de $ 90 dólares por pessoa e quinze minutos em torno de $ 115 dólares por pessoa.


Bavaro Adventure Park: É um parque de aventuras ecologicamente correto e feito de acordo com os mais altos padrões mundiais. Um grupo de pessoas altamente capacitadas e treinadas estarão disponíveis para acompanhar você nas mais diversas atividades ao ar livre. São mais de quinze atrações, entre elas: Zipline Mega Splash (um tipo de tirolesa), Zorbing Downhill Revolution (onde você rola dentro de uma bola gigante), Segway Extreme Driver (para os que estão cansados de buggies e preguiçosos demais para uma bicicleta, pode ter a experiência de conduzir o mais recente PT X2 Segway Scooter), Waterfall Pool (uma bela piscina com uma impressionante cascata) e o Dinossauro World Jurassic Adventure (um desafio e experiência emocionante para toda a família). Os tickets variam entre $ 109 e $ 179 dólares, há também um combo de três opções de aventura por $ 89 dólares e separadamente o Dino World Pass custa para adultos $ 59 dólares e crianças $ 35 dólares.


Coco Bongo: Reserve uma noite para se divertir nesta casa de shows que é um verdadeiro espetáculo! São inúmeras performances musicais de artistas locais que interpretam cantores e atores famosos mundialmente. É uma verdadeira mistura de boate, teatro, show, acrobacias e muita música. O ingresso custa $ 60 dólares por pessoa e é no sistema open bar. Uma dica importante é não aceitar o shot que te oferecem assim que entrar, já ouvi vários relatos de pessoas que passaram mal após ingerir e acabaram perdendo a noite inteira.
   

Onde se hospedar em Punta Cana?

 

Dreams Palm Beach Punta Cana

 

Pesquisamos muito antes de escolher um Resort em Punta Cana, e a cada pesquisa descobrimos mais detalhes que poderiam fazer muita diferença na nossa estadia. Primeiramente sabíamos que gostaríamos de ficar na parte mais calma do mar, onde parece mais uma piscina. Depois, apesar de saber da existência de Resorts que recebem apenas adultos para um clima mais de romance, como renovação de votos e etc, decidimos que queríamos isso também, mas não apenas, porque gostaríamos de compartilhar com mais pessoas essa experiência, no caso, com vocês e também porque logo logo pretendemos ter filhos e aí ja ficamos curiosos pra ter uma ideia de como seria viajar com a família toda.

 

Foi aí que escolhemos o Dreams Palm Beach Punta Cana ideal para casais, famílias e grupos de amigos. Ele pertence a AMResorts dreamsresorts.com que é uma administradora de Resorts de luxo. São quase sessenta propriedades espalhadas por vários países e todos eles são all inclusive.

 

Jardins do Dreams Palm Beach Punta Cana

 

O Dreams Palm Beach Punta Cana é o local perfeito em meio a natureza exuberante entre as palmeiras, os jardins tropicais do Resort, e a praia de águas cristalinas e azul-turquesa do mar do Caribe. O conceito Unlimited-Luxury está por toda parte: Elegantes acomodações com incríveis vistas, oito Restaurantes Gourmet sem precisar fazer reserva, bebidas ilimitadas nacionais e internacionais de marcas premium, serviço de quarto 24 horas, serviço de garçons na área da piscina e da praia, área para atividades supervisionadas com crianças, área de atividades para adolescentes, Fitness Center e muito mais.
  


Preferred Club:

 

 

Experimentamos o Preferred Club (só para adultos), o mais alto nível de luxo e serviço personalizado com acesso a um lounge privado (desde a chegada) e acesso à praia, serviço de Concierge especial e outras amenidades aprimoradas.

 

 

Sala de jantar e estar - Preferred Club Deluxe Tropical View

 

Quarto e banheira.

 

Uma informação importante é que agora o Dreams Palm Beach Punta Cana oferece acomodações dog friendly para cães de pequeno porte e outros acessórios extras, assim você não tem que deixar seu amigo de quatro patas em casa.

 

Restaurantes Gourmet e Bares:

 

 Restaurantes Gourmet - Dreams Palm Beach Punta Cana.

 

Uma grande variedade de Restaurantes Gourmet fazem parte dos benefícios do conceito Unlimited-Luxury, que inclui todas as refeições e existe também a opção de produtos 100% sem glúten. São oito opções de restaurantes e que não necessitam de reserva antecipada. As especialidades são: Grelhados, Alta cozinha francesa, Cozinha mexicana, asiática, italiana e mediterrânea, peixes e frutos do mar, Bufê internacional, Café e aperitivos gourmet.
Além de todas essas opções os hospedes podem aproveitar 24 horas de opções de alimentos, durante a noite no restaurante de bufê internacional, e dia e noite através do serviço de quarto.

 


 World Café


Além dos restaurantes, são cinco bares e uma boate para você apreciar bebidas nacionais e internacionais de marcas Premium, além de vinhos finos e cervejas geladas. E se você desejar continuar a festa, pode aproveitar o serviço de quarto 24 horas e o frigobar de cortesia.


Caso você queira mudar um pouco de ares, sair para se divertir, apreciar jantares ou bebidas e entretenimentos nos diferentes lugares da região que também pertence a AMResorts, isso é possível e sem custos! O Resort arca inclusive com os gastos de transporte de ida e volta ao hotel da sua escolha. É permitido o máximo de quatro pessoas por mesa.
Jantar Romântico Privado:

 


Jantar Romântico - Dreams Palm Beach Punta Cana


Se você tem uma data especial a comemorar como aniversário de casamento, lua de mel ou quer apenas surpreender seu amor com um jantar especial e muito romântico, mediante reserva antecipada e cobrança de uma taxa adicional, é possível preparar uma noite inesquecível de frente para o mar e à luz de velas.

 


Entrada - Cocktail Shrimp; Prato Principal - Surf and Turf de Lagosta e Filé grelhados com batatas; Sobremesa - Profiteroles e Sobremesa - Surpresa de Frutas Vermelhas em caixa de chocolate comestível.

 

Jantar em Adega Privada:

 

 

Outra noite memorável que tivemos no Dreams Palm Beach foi o luxuoso jantar numa adega privada dentro do restaurante de cozinha francesa Bordeaux, onde poderíamos escolher entre a culinária francesa e italiana ou até mesmo as duas culinárias. Todo o jantar foi muito bem harmonizado pela equipe de sommelier e chefs das duas cozinhas.

 

 

 Entrada: Terrine de Pato; Prato Principal: Peixe ao molho de ervas; Prato Principal: Ossobuco e Risoto e Sobremesa: Tiramisu.

 

Atividades:
 

 Hóspedes aproveitando o dia ensolarado para praticar voleibol

 

É impressionante a quantidade de atividades que o Resort disponibiliza para os hóspedes de todas as idades, vai desde atividades no mar com prancha de surf, windsurf e caiaque à aulas de dança e de espanhol. Vários esportes, mergulhos e jogos que agradam desde crianças a idosos. Todos os dias um informativo sobre todas as atividades com os respectivos horários são distribuídos para que você possa programar bem o seu dia, garanto que ele teria que ter no mínimo 72 horas para caber todas as atividades.

 

Os muitos sombreiros e cadeiras que o Dreams Palm Beach dispõe à beira mar

 

Para toda comodidade e tranquilidade dos pais existem os Explorer’s Club tanto para crianças quanto para adolescentes, com agenda de atividades bastante intensa. Serviço de Babá também está disponível e pode ser solicitado diretamente ao concierge.

 

Casino - Dreams Palm Beach Punta Cana

 

O Resort dispõe também de um casino com máquinas caça-níqueis, mesas de roleta, mesas de poker e de blackjack. E para quem é amante de Golfe, é possível ter acesso a vários club’s desse esporte que é uma das grandes paixões da região.

 

Casamentos: o Dreams Palm Beach Punta Cana literalmente ajuda você a planejar o seu grande dia no paraíso. Uma verdadeira ferramenta de planejamento estará a sua disposição, juntamente com um coordenador e especialistas em casamentos, sempre a disposição para tirar todas as suas dúvidas.

 

São três românticos pacotes com as mais diversas opções para personalizar o seu casamento de acordo com as suas necessidades.

 

Já imaginou? Trocar os votos em um lindo gazebo em frente ao mar e depois se reunir com seus convidados para a recepção, que pode ser também a beira mar ou em salão fechado? Com certeza são cenários dos sonhos.
Spa:

 


Dreams Spa by Pevonia


Um Spa de nível mundial com 750 m2 inteiramente à sua disposição. O Dreams Spa by Pevonia oferece vários tratamentos à la carte, com produtos da exclusiva marca Pevônia.

 

Massagens, tratamentos corporais e faciais, tratamentos de beleza, pacotes de Spa, tratamento para crianças e adolescentes são algumas das opções disponíveis.

 

Salão de Beleza - Espaço exclusivo para noivas

 

Um salão de beleza também funciona no Spa e nele há um espaço exclusivo para as noivas relaxarem e se prepararem para o grande dia.

 

Fitness Center: Uma academia totalmente equipada para que você consiga manter seu ritmo de treinamentos durante as férias.

Fitness Center

 

Foi uma experiência maravilhosa nesse Resort dos sonhos, superou muito nossas expectativas. Esperamos voltar em breve e quem sabe com mais um pequeno viajante conosco, para aproveitar tudo que o Resort tem a oferecer.
  

Como se locomover em Punta Cana?

 

Em Punta Cana não há necessidade alguma de alugar veículo, você realmente passará quase todo o tempo dentro do Resort ou Hotel, sendo mais em conta usar táxi para uma eventual saída e para os traslados do aeroporto para o Resort e vice-versa, que custou $ 30 dólares cada trecho.

 

Quem decide aproveitar a noite no Coco Bongo por exemplo, pode fechar o passeio direto no Resort e já inclui translado de ida de volta, em transporte que vai passando por vários Resorts buscando os hóspedes.

 

No nosso caso, a viagem continuou para a península de Semaná, no dia que fizemos checkout fomos até o aeroporto e retiramos o carro que alugamos para seguir viagem, as locadoras ficam em frente ao aeroporto. É importante alugar sempre com seguro para qualquer eventualidade, bem como não esquecer da documentação necessária para dirigir, no caso a carteira de motorista do Brasil, pois sem ela não é possível retirar o veículo.

 

Passeios nos arredores de Punta Cana:

 

Isla Saona:

 

Ilha Saona

 

A ilha Saona fica na Província de La Romana e é a maior ilha Caribenha adjacente à Republica Dominicana, esse é um dos principais passeios ofertados em Punta Cana. Para chegar até lá, é necessário um trajeto por terra até Bayahibe e depois uma embarcação até a ilha. O passeio dura o dia inteiro e é cobrado $ 90 dólares por pessoa.
  

Quem já foi relata ser imperdível, que a água é muito cristalina e com muitas estrelas do mar. Muitos turistas ainda acreditam que a ilha Saona foi usada como locação do filme “A Lagoa Azul”, sucesso de bilheteria nos anos 80, mas essa crença é falsa, a obra foi filmada em Fiji na Jamaica. Não conhecemos desta vez em Punta Cana, mas numa próxima com certeza fará parte dos nossos planos.

 

Scape Park:

 

Scape Park

 

É um parque de eco-aventura localizado a sete quilômetros do aeroporto de Punta Cana, lá é possível realizar atividades como tirolesa, passear a cavalo ao longo da praia, passeio de buggy, além de mergulho e snorkel para conhecer a vida marinha ou passear em catamarã ou iate e apreciar as paisagens do mar.

 

É ideal para ir com a família e para passar o dia com essa infinidade de opções ao ar livre em um ambiente natural.

 

É aqui também que fica o belíssimo cenote azul-turquesa Hoyo-Azul.

 

 Hoyo-Azul

 

Quantos dias ficar em Punta Cana:

 

 Vai depender da sua programação e intenção da viagem, a grande maioria das pessoas vão em buscar de relaxar e aproveitar dias de sol, eu sempre sou a favor de que uns dias a mais do que a gente programa é sempre bom, pois você pode tirar um dia para simplesmente não fazer nada, afinal dias de muito sol e praia parecem moleza, mas cansam bastante. Além da grande quantidade de coisas para fazer e conhecer que existe na região, sem falar que certamente você vai querer aproveitar bem o Resort, então pense bem em todas as atividades que deseja realizar antes de definir a quantidade de dias, pois existem passeios como relatei, que duram o dia inteiro.

 

Eu recomendo o mínimo de três noites e considero um bom tempo (dando para fazer passeios nos arredores) de 4 a 6 dias.

 

Península de Samaná:

 

Península de Samaná

 

Um tesouro dominicano a ser descoberto por brasileiros. Hoje a maioria dos que frequentam a região são europeus de nacionalidade espanhola, italiana, francesa e alemã, inclusive existe uma alta taxa de residentes estrangeiros, especialmente europeus, embora nos últimos anos as comunidades canadenses e americanas não param de crescer.

 

Nós escolhemos ficar em Las Terrenas, onde montamos base para de lá conhecermos muitas praias da região que nos deixaram simplesmente enlouquecidos com tantos cenários cinematográficos. Uma experiência que recomendo a todos que vão a Punta Cana, mas que deseja explorar um pouco mais desse país que é tão rico em belezas naturais, não só de praias, mas muitas cachoeiras, cavernas, cenotes, lagoas e trilhas naturais.

 

Las Terrenas:

 

Playa Las Terrenas

 

A cidade de Las Terrenas nasceu de uma pequena vila de pescadores que aos poucos foi se transformando em bares, restaurantes e lojas. A beleza paradisíaca de seus 15 km de belas praias desertas e fabulosas, cercada pelas colinas verdes das montanhas de Samaná e a paisagem ondulante repleta de milhões de coqueiros em frente ao majestoso oceano, fazem deste lugar um paraíso espetacular. As praias mais conhecidas da cidade são: Praia Las Terrenas, Punta Popy, Coson, Praia Bonita e Las Ballenas. Assim como em Punta Cana faz calor o ano inteiro em toda a região de Samaná.
  

 

Las Terrenas é um lugar onde os habitantes nativos e os gringos convivem de maneira autêntica graças à mistura de diferentes culturas, que se manifestam na língua, na cor da pele e no modo de ser. Essa mistura faz de Las Terrenas um lugar único, comparado a outros destinos turísticos do país e coloca-a no centro das atenções do turismo nacional e internacional que visita a República Dominicana.

 

Um dos poucos pontos negativos da cidade é a poluição sonora das motos no centrinho da cidade, o trânsito confuso e sem muita sinalização chega a ser perigoso, muito cuidado e atenção estando de carro ou mesmo à pé. E por último a pobreza local, são pessoas muito humildes que vão te atender nos bares e restaurantes, porém, extremamente acolhedores, simpáticos e muito trabalhadores sem perder a alegria.

 

Onde se Hospedar em Las Terrenas?

 

Nós tivemos duas experiências de hospedagem fantásticas e completamente diferentes uma da outra em Las Terrenas, primeiramente ficamos no centrinho onde é mais agitado e dá pra ir à pé para a praia, bares e restaurantes.

 

Puerto Plaza Hotel - Las Terrenas

 

O Puerto Plaza é um Hotel Boutique exclusivo, projetado e decorado para fazer você se sentir como se estivesse navegando em alto mar. Ele tem o formato de um navio (na verdade são dois navios, o segundo está em fase de finalização), com design super moderno e é relativamente novo na cidade, inaugurado em 2016. Ele conta também com um Shopping que funciona no térreo com lojas ao redor de todo o hotel.

 


Piscina do Puerto Plaza Hotel e Bar da piscina

 

Ele dispõe de apartamentos bastante espaçosos e confortáveis, do tipo que nos faz sentir totalmente em casa. O café da manhã é servido no apartamento, basta escolher os ítens do menu que eles entregam e caso deseje, em horário programado.

 

Quarto do Hotel Puerto Plaza

 

A segunda hospedagem foi no Alisei Hotel Restaurante & Spa aliseihotelspa.com que fica numa área super tranquila da cidade, tem um restaurante de comida Mediterrânea e Caribbean Fusion, e o mar é muito calmo em frente ao hotel, uma verdadeira piscina.

 

 Alisei Hotel Restaurante & Spa

 

O hotel dispõe de um Spa e centro de bem-estar lindamente decorado para relaxamento, com salas de tratamentos para você desfrutar em particular, ou se preferir pode ser atendido também na sua suíte. São vários serviços a sua disposição como: esfoliação, envolvimentos corporais, manicure, pedicure, tratamentos faciais e até depilação. Além das massagens tradicionais, tem também banho turco, chuveiros Vichy e banho de vapor quente que são maneiras perfeitas de completar sua massagem e relaxar para aproveitar o seu tempo.

 

Alisei Spa
 

Os apartamentos são muito amplos e super equipados, com tudo que você precisa para passar uma boa temporada e relaxar com a família inteira.

 

 Quartos do Alisei Hotel Restaurante & Spa

 

As duas opções de hospedagem nos agradou muito, porque pudemos sentir no Puerto Plaza como é legal está perto de tudo no centrinho, cheio de bares e restaurantes legais, mas ao chegar na tranquilidade do Alisei sentimos uma paz imensa, toda aquela agitação da cidade fica pra trás, porém não muito longe, em apenas 650 metros fica a melhor concentração de restaurantes e bares da cidade, o Pueblo de Los Pescadores.

 

O que fazer em Las Terrenas?

 

Praias:

 

Las Terrenas

 

As praias são as principais atrações da cidade e aconselho separar um ou dois dias para conhecer toda a orla que vai de Playa Coson a Punta Poppy e são praias que vale muito a pena conferir.

 

Esportes Aquáticos:

 

Las Terrenas naturalmente se destaca em todos os esportes aquáticos: stand up paddle, kitesurfe, natação, surf... tudo praticável nesta área dada a variedade da sua costa.
   

A Península é protegida por recifes de corais que estão à espera de serem descobertos em dias maravilhosos de snorkeling.

 

Um ótimo local para praticar snorkeling em Las Terrenas é em La Isla La Ballena, são duas pequenas ilhas e de barco leva quinze minutos para chegar. Geralmente os barcos tem capacidade para treze pessoas e os horários são das 9:00 às 11:00 e das 11:00 às 13:00.

 

Pueblo de Los Pescadores:

 

Deck com restaurantes do Pueblo de Los Pescadores

 

Relaxe nos decks do lounge diretamente na praia, e desfrute de suas refeições ao ar livre com menus franceses, americanos ou dominicanos e tudo isso com uma vista panorâmica de Las Terrenas.

 

Orla de Las Terrenas à noite e Pueblo de Los Pescadores à noite

 

À noite o Pueblo de Los Pescadores fica ainda mais vivo, já que os vários locais abrigam happy hours, e os visitantes se divertem dentro dos bares e restaurantes ou até mesmo na areia enquanto os Djs tocam. Um bar muito legal que conhecemos após um jantar agradável no deck foi o El Mosquito, com ambiente bem decorado, música boa e ótimos drinks, se é diversão que você busca, esse lugar não vai deixar a desejar.

 

Outros passeios:

 

Se você gosta de emoções fortes, não perca a chance de ir para a tirolesa da Playa El Valle. Uma aventura extraordinária num cenário incomparável: “voar” sobre o rio San Juan e sobre a exuberante vegetação tropical, passando de colina a colina várias vezes é uma experiência única que ficará impressa em sua memória para sempre.
  

Percorrer as praias a cavalo durante o dia ou mais romanticamente ao pôr do sol para desfrutá-lo, reservar uma excursão em um veleiro para uma viagem de pesca, são maneiras fantásticas de aprender sobre a magnífica costa da península.

 

Durante o ano são organizados vários eventos que não tem data fixa: Festivela, um grande festival de todos os esportes aquáticos, Real Bike com a terceira edição do Epic Mtb Las Terrenas no final de outubro, Etno Mix, festival gastronômico-cultural que acontece em outubro.

 

Outra ótima idéia é fazer aulas de dança latina (salsa, bachata, merengue...) para se divertir nas pistas de dança com os irresistíveis ritmos caribenhos e aproveitar as noites tropicais.

 

Como se locomover em Las Terrenas?

 

O principal meio de locomoção do vilarejo é o "moto concho", basicamente um moto táxi de scooter, mas que geralmente andam no mínimo três pessoas por moto e ninguém usa capacete rsrsrs.

 

Quadriciclo é outro meio de transporte bastante usado na região, e é uma ótima opção para os dias que forem conhecer as muitas praias da cidade. A diária custa $ 50 dólares.
Nós estávamos de carro devido a viagem de Punta Cana até Las Terrenas, e o veículo é bastante útil para quem quer explorar a região sem muitos compromissos com horários de transfer por exemplo. Dá pra ir parando em várias praias por toda a região de Samaná e ir ficando o tempo que quiser, sem necessariamente montar base em um só lugar.
 

 

Onde comer em Las Terrenas?

 

Todos os restaurantes que estão listados abaixo eu indico de olhos fechados, sem dúvidas come-se muito bem em toda a região de Samaná. Os Restaurantes de Las Terrenas se orgulham de servir peixes frescos da região. Coco e gengibre são ingredientes chave na cozinha de Samaná e o prato mais típico é peixe com coco.

 

Restaurante El Lugar: Comida muito boa e bons drinks também, pedimos dois T-bones que estavam muito suculentos, tomamos um drink e duas cervejas e a conta ficou em torno de $ 4.000 pesos dominicanos.

 

Casa azul Pizzeria: A pizza é deliciosa, apesar do atendimento demorado, ainda digo que vale à pena a espera, a massa é bem fininha e leve, do jeito que eu gosto. Não se assuste com o tamanho, você vai conseguir comer uma pizza inteira, pois elas são individuais e custam em média $ 500 pesos.

 

Soho Beach Bar & Grill: Tem uma vista linda do mar de Las Terrenas, e muitas opções de petiscos e pratos para almoço ou jantar. Tudo que pedimos estava muito saboroso e as opções de drinks são bem variadas. Pedimos de entrada umas empanadas de camarão, os pratos principais foram peixe com legumes e camarões com tostones (típico da região e muito gostoso), para acompanhar umas cervejas e daiquiri de morango e a conta ficou em $ 3.078 pesos.

 

Ristorante La Dolce Vita: Fazia tempo que não comia vieiras e o La Dolce Vita me fez relembrar de umas vieiras maravilhosas que provei na Little Italy em NYC. Fomos em grupo nesse restaurante e de massas a frutos do mar, estava tudo perfeito. Os preços das bebidas variam entre $ 150 a $ 450 pesos e os pratos entre $ 250 a $ 1200 pesos.

 

La Terrasse Restaurante: Esse é mais um restaurante de frente para o mar, no grande deck que fica no Pueblo pescadores. É super bem decorado e ótimo para ir tanto no almoço como no jantar, à noite a iluminação é bem especial. Aprovadíssimo no quesito sabor da comida e drinks. Os preços de drinks variam entre $ 150 a $ 500 pesos e os pratos de $ 250 a $ 1300 pesos.


Paco Cabana: Esse eu me apaixonei pela decoração assim que passei de carro no dia em que cheguei, e não iria embora sem conhecer de jeito nenhum. A comida e os drinks estavam à altura de todo o capricho com o ambiente que também fica de frente para o mar. Uma delícia para uma noite especial, ou almoço curtindo o visual do mar. As bebidas variam entre $ 150 e $ 450 pesos e os pratos entre $ 450 a $ 1200 pesos.


Baraonda Beachside -Restaurant - Lounge: Esse Restaurante fica no Alisei Hotel, o mesmo que nos hospedamos e tem o ambiente muito aconchegante e com vista para o mar. A especialidade é comida mediterrânea e Caribbean Fusion. Os pratos são todos muito apetitosos e variam de $ 245 a $ 1250 pesos e as bebidas de $ 100 a $ 450.

 

Passeios nos arredores de Las Terrenas:


Fizemos uma excursão para Santa Bárbara de Samaná com a empresa Península Tours, e conhecemos praias fantásticas nessa região, foram cinco no total: Las Galeras, Frontón, Madama, La Playita e Rincón. O passeio dura o dia inteiro e custou U$ 70 dólares por pessoa com almoço incluso.

 

Playa Las Galeras:

Playa Las Galeras

 

Esse remoto vilarejo de pescadores, localizado na ponta nordeste da Península de Samaná, é o lar de algumas das mais belas praias da RD, incluindo a mundialmente famosa Playa Rincón. Multidões diurnas se reúnem aqui para embarcar em uma excursão pelas lindas praias da região que se estendem ao longo de uma costa atlântica rochosa e impressionante, oferecendo um mundo de opções de mergulho com snorkel ou cilindro. Porém, os amantes da natureza tem muito mais a fazer, incluindo caminhadas, pesca e trilhas.


Playa Frontón:

 


Playa Frontón


Um imponente penhasco para a bahía que hospeda esta fascinante praia selvagem, caracterizada por águas verde-esmeralda e cristalinas, perfeita para quem gosta de privacidade, pois ela é quase deserta. O seu acesso por terra só é possível após uma longa caminhada, enquanto que de barco a partir de Las Galeras você pode chegar em 20 minutos de um emocionante cruzamento. Leve água e comida... não há serviços na praia.

 

Playa Madama:

 


Playa Madama

 

A pequena Playa Madama esconde numerosos e preciosos achados ao redor de caminhos florestais ladeados por falésias, grutas ocultas e corais cintilantes sob o forte Oceano Atlântico azul-turquesa. É um local muito bom para mergulho com snorkel, você poderá ver ouriços e muitos corais de cores incríveis. Essa praia foi usada para filmar o reality show “Survivor”, você pode ir até onde a gruta foi filmada para conhecer se quiser, fica no extremo leste da praia.

 

Playa La Playita:

 

Playa La Playita

 

La Playita fica mais distante dos lugares mais populares, mas apenas a dez minutos à pé do centro de Las Galeras, ela é uma linda praia de areias brancas e suas águas são rasas suficientemente para que você consiga caminhar por vários metros dentro dela e apreciar a água azul e muito cristalina, sendo possível avistar de longe a Playa Rincón. O ambiente é muito tranquilo, e existe um restaurante à beira-mar, estava incluso no passeio um almoço com lagosta que estava delicioso. Há também cadeiras de praia e caiaques para alugar.


Playa Rincón:

 


Playa Rincón


Considerada uma das mais belas da República Dominicana, esta praia de 3 km de comprimento é uma lagoa turquesa cristalina, imersa numa luxuriante plantação de coqueiros. Ao longo da praia existem quiosques para quem quer se refrescar com algumas bebidas ou até mesmo comer alguma coisa.


Cachoeira El Salto Del Limón:

 


Cachoeira El Salto Del Limón


Uma das belezas naturais de Samaná é o Salto de El Limón, uma espetacular queda d’água de mais de 40 metros de altura que culmina em uma piscina de águas frescas e cristalinas.


A área ocupando a região protegida da cachoeira é de cerca de 18km2, e está localizada a cerca de 300 metros acima do nível do mar, submersa em uma densa floresta semi-tropical úmida e se origina no ponto em que as águas do Arroyo Chico fluem para as do Rio Limón.


O custo apara acessar a cachoeira é de apenas U$ 1 dólar. Você pode chegar até a cachoeira a pé, numa caminhada de mais ou menos uma hora, ou se preferir fazer o trajeto em menos tempo, é possível alugar cavalos por U$ 14 dólares (sempre acompanhado de um guia local, que vai te cobrar por isso no final) e o trajeto dura em torno de trinta minutos até o acesso principal do Salto Del Limón.


  
Parco Nazionale Los Haitises:

 


 Parco Nazionale los Haitises.


O parque emoldurado na baía de Samaná, possui uma área de 631 km2 e é, por sua formação geológica, sua flora, fauna, rios subterrâneos, grutas e ilhotas, uma das paisagens mais bonitas do país. “Haitises" significa terra alta ou terra de montanhas, e isto porque é famoso por seus numerosos “mogotes”, promontórios montanhosos de baixa altitude (entre 30 e 40 metros) espalhados por toda a área marinha. Estes “mogotes" são formações que, como o resto do parque, surgiram ao longo dos anos, o parque é um refúgio para 110 espécies de aves dos 230 que vivem no país, além das numerosas espécies migratórias.


As cavernas La Reina, San Gabriel e La Línea, com exemplares de pictogramas e petróglifos de grande valor histórico e arqueológico, são algumas das que podem ser visitadas. A temperatura média é de 25 graus com clima úmido e chuvas frequentes nas duas principais áreas de floresta úmida e floresta tropical. Sem dúvidas, um passeio imperdível desfrutar desse Parque Nacional único no Caribe.


Cayo Levantado:

 

Ilha Cayo Levantado

 

Cayo Levantado, ou Ilha Bacardi como também é conhecida, é um pequeno paraíso de 1km2 e fica a apenas cinco quilômetros da baía de Samaná. A areia é bem branquinha e brilhante e o mar azul-turquesa. Parte da ilha é privada, eu diria que praticamente metade dela, nessa parte privada fica o único hotel da ilhota. A outra parte da ilha é aberta ao público e quem tiver vontade de conhecer a área privada é possível pagando um day-pass.
  

 

A ilhota é perfeita para quem gosta de tranquilidade absoluta e é um dos passeios mais procurados da região de Samaná, tem a opção de ser feito juntamente com a observação das Baleias Jubarte.

 

Baleias Jubarte:

 

Baleias Jubarte - Baía de Samaná

 

Não perca a oportunidade de observar as baleias jubarte em seu ambiente natural de acasalamento e reprodução. Esses mamíferos espetaculares, pesando 40 toneladas, podem ser observados de 15 de janeiro a 15 de março, nas águas quentes da baía de Samaná. Durante o resto do ano, as baleias vivem nas águas frias do Atlântico Norte, mas nos meses do inverno elas começam uma longa jornada de mais de 25.000 quilômetros até os mares tropicais para acasalar e se reproduzir. Durante sua estada eles param de se alimentar e vivem de suas reservas, dedicando todo o seu tempo ao cuidado de seus filhos.

 

E aí, gostou desses paraísos tranquilos a sua espera pra ser descoberto e explorado?

 

Espero que sim, porque nós amamos conhecer e espero voltar um dia.

 

Obrigada por ter lido até aqui! Até o próximo post, Gueu.
 




Sobre o Autor

Gueu Medeiros

Administradora, trabalhou em várias multinacionais, sua paixão é viajar! “Adoro inspirar pessoas com a mesma paixão” confira o instagram @viagensdagueu


Veja Também