Dicas de Agra, Índia: atrações, hotéis e muito mais

  • 01 de fevereiro de 2019


Depois de dias incríveis em Nova Deli, capital da Índia, seguimos direção para Agra, Estado de Uttar Pradesh, nossa segunda parada no Triângulo Dourado Indiano. 

 

A cidade de Agra já foi a antiga capital da Índia (Hindustan), porém ela é mundialmente famosa por ser a cidade do Taj Mahal, principal cartão postal da Índia e uma das sete maravilhas modernas do mundo.

 

 

A cidade conta com pouco mais de três milhões de habitantes e  fica situada nas margens do rio Yamuna a pouco mais de 3 horas e meia de viagem de carro de Nova Deli. A estrada até Agra é muito boa e praticamente todo o trajeto é feito em auto estrada.

 

 

Embora a história de Agra seja amplamente reconhecida com o Império Mughal, a cidade foi construída muito antes de ter ligações com o Mahabharata épico hindu. 

 

É sabido que Sultan Sikandar Lodi, o Governante de Deli fundou Agra no ano de 1504 e que logo depois da morte do sultão, a cidade passou para o seu filho Ibrahim Lodi. 

 

Diferentemente da maioria dos turistas que vão à Agra através de passeio de um dia, recomendamos passar dois dias na cidade para explorar com calma suas atrações turísticas. Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem:

 

 

Como chegar em Agra:

 

 

É possível chegar em Agra através de avião, carro e trem. No nosso caso contratamos uma empresa que cuidou de toda nossa parte terrestre da Índia incluindo carro, motorista e guia nas principais cidades que visitamos.

 

Principais atrações de Agra:

 

TAJ MAHAL: Sem duvida a atração mais incrível de toda a Índia. O TAJ foi construído por Shah Jahan como um símbolo eterno do seu amor por sua esposa favorita e terceira, a quem ele chamou Mumtaz Mahal. 

 

 

O local é amplamente reconhecido como a jóia da arte muçulmana na Índia e uma das obras-primas universalmente admiradas do património mundial. 

 

 

Só para ter uma noção da grandiosidade do local o Taj Mahal precisou de mais de 20.000 trabalhadores para ser construído e levou cerca de 22 anos para ser finalizado.

 

Compramos nosso ingresso pela internet, foi a única atração da Índia que  compramos antecipadamente, e fizemos uma visita guiada por todo o complexo ouvindo dicas e informações valiosas de toda a história e curiosidades sobre o lugar.

 

 

Chegamos por volta das 7:45 da manhã no local e o sol havia acabada de nascer, uma cena que nunca sairá da nossa memória.

 

Assim que entramos no Taj contratamos um fotógrafo para tirar fotos nos locais mais bonitos do monumento. E valeu muito a pena! Pagamos cerca de 500 rúpias o casal por cerca de 30 fotos. 

 

Recomendo separar um período inteiro para explorar a atração com bastante calma e percorrer todo o complexo.

 

Agra Fort: essa atração também é imperdível em Agra. O Forte Vermelho foi durante mais de 8 anos, mais especificamente entre 1565 a 1763, sob o comando do imperador Akbar, ele é uma mistura da arquitetura hindu com a arquitetura mongol. O local é muito grandioso, construído todo em arenito vermelho e mármore branco.

 

 

Dica importante: visitem todas as atrações de Agra antes do Taj Mahal, pois tudo perderá a graça após a visita do Taj. E se possível contrate um guia para explicar toda a riqueza histórica das atrações turísticas da região. 

 

 

Baby Taj: seu nome original é Itimad-ud-Daulah. Esse local foi concluído antes do Taj Mahal no ano de 1628 pela imperatriz Nurjahan, mulher do imperador Jahangir, em memória ao seu pai Mirza Ghiyas Beg e sua mãe Asmat Begum.

 

 

Mehtab Bagh: amamos ter conhecido esse local. Trata-se de um jardim com uma vista maravilhosa do Taj Mahal. Visitamos esse lugar no primeiro dia em Agra no horário do pôr do sol e ficamos impressionados com a vista. 

 

 

Fatehpur Sikri: essa cidade fica a uma hora de Agra, mais ou menos 60 km, e é um ótimo local para ser visitado na região. Visitamos  Fatehpur Sikri quando estávamos fazendo o percurso entre Agra até Jaipur e valeu muito a pena.

 

 

Visitar as fábricas de Mamoré branco: após visitar o Taj Mahal fomos conhecer uma fábrica de peças em mármore branco. Para quem gosta de objetos de decoração é imperdível.

 

Dicas de hotéis em Agra: 

 

Courtyard By Marriot: foi na nossa escolha em Agra. Esse hotel é bastante confortável, quartos amplos e bem decorados, possui uma boa gastronomia e atendimento muito bom. Sem duvida uma excelente opção para quem procura conforto, mas não quer pagar um valor exorbitante.

 

 

Oberoi Amarvilas: esse é um dos melhores hotéis da Índia. A Rede Oberoi é muito forte na Ásia e seus hotéis são sinônimo de altíssimo luxo. Em Agra não poderia ser diferente. O hotel é o melhor da cidade e possui uma arquitetura impecável.

 

 

Dicas de restaurantes em Agra:

 

A cidade de Agra possui ótimos restaurantes. Vamos aqui deixar algumas dicas de restaurantes que fomos e outros que foram indicações de amigos que foram: Esphahan, esse restaurante fica dentro do Oberoi Amarvillas; MoMo Café, segundo restaurante da cidade segundo o tripadvisor e fica no Couthyard; Bon Barbecue Restaurant; e o Peshawri, que fica no ITC Hotel.

 

Algumas dicas de Compras em Agra:

 

 

Tijori – Anarkali Boutique (The Oberoi Amarvilas); Oswal – Anarkali Boutique (The Oberoi Amarvilas); Kalakriti - Opposite Hotel Pushpa Villa; Ganeshi Lall Emporium 13 M.G Road; Dawar Shoes Sadar Bazar.

 

LEIAM NOSSAS OUTRAS MATÉRIAS DA ÍNDIA.

 

Seguro viagem:

 

Sempre que viajamos para o exterior fazemos seguro viagem internacional. Para essa viagem não poderia ser diferente. Fizemos nossa cotação através do Real Seguro Viagem que é uma empresa bastante seria e que nunca nos deixou na mão. Para fazer uma cotação é só CLICAR AQUI.

 

Aluguel de Carro:

 

Para quem gosta de comodidade e maior liberdade nas viagens faça a cotação para locação do seu carro por aqui. CLIQUE AQUI e faça seu orçamento sem compromisso.




Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também