Marcio no Mundo




Dicas de Tibilisi: a surpreendente capital Géorgia


Publicado em 07 Ago 18



Booking.com



Foto capa: Vista para a cidade e destaque para a balíssima Ponte da Paz.

 

Charmosa, singular, moderna, cheia de história, tradição e personalidade: assim é Tibilisi. Uma cidade única e diferente de tudo que já vi.

 

O nome Tibilisi vem de “tibili” que significa morno. Isso vem dos banhos termais de enxofre que existem na cidade. A população de Tibilisi é em torno de 1 milhão e 800 mil moradores e apesar de ser uma cidade pequena, possui muito trânsito. 

 

 

A cidade é tão bem dividida que dá para fazer quase tudo a pé, e o que não der é só pegar um taxi e a dica é: negocie ANTES de começar a corrida. Vamos conhecer Tibilisi junto comigo?

 

Quantos dias ficar em Tibilisi?

 

A cidade é pequena e acredito que de 2 a 3 dias são ideais.

 

O que fazer em Tibilisi?

 

Ponde da paz: Ponte super moderna, toda em vidro que fica no ria Kura, bem no centro da cidade. Essa ponte é um espetáculo de bonita e a noite ainda possui uma iluminação especial.

 

 

Palácio do Governo e Centro de Exposições: Eles mesclam a paisagem com a moderna ponte da paz. Não visitamos, apenas vimos. A arquitetura chama atenção. Da ponte da paz é possível avistá-los e fazer ótimas fotos. 

 

 

Passear a pé pela Old Tibilisi: O centro histórico é lindo! Vários cantinhos cheios de graça para conhecer. Várias ruas cheias de bares e restaurantes com muito charme. São duas ruas bem longas em lugares opostos que concentram os bares e restaurantes.

 

 

Teatro de Marionetes Rezo Gabriadze: Esse teatro de marionetes, que fica em Old Tibilisi, é também um charmoso restaurante, mas acabou virando um ponto turístico quando o dono construiu uma torre de relógio super fofa e criativa, que de hora em hora saí um bonequinho de seu topo anunciando o novo horário. É lindo e vale a passagem. Lembrando que foi tudo construído por ele, nada antigo nem com história. Eu não assisti a um espetáculo, apenas visitei por fora enquanto apasseava pelo centro histórico, mas se tiver tempo, talvez seja um programa legal e diferente. 

 

 

Catedral de Sioni: A catedral ortodoxa de Sioni fica exatamente em uma rua que era passagem da antiga Rota da Seda. Dizem que lá fica o crânio de São Tomé. Ele fica escondido no altar e uma vez ao ano é exposto aos fiéis. 

 

 

Estátua de Tamada: Ainda na rua que comentei acima, bem pertinho da Catedral de Sioni, fica a famosa estátua de Tamada. Ele segura um cálice que é um cifre de animal e é uma taça que era utilizada para beber vinho por lá antigamente (e é possível ver variações sendo vendidas na cidade por todo lado). Em escavações foi encontrada a estátua original em ouro em tamanho bem pequeno. Por a Geórgia ser um país tipicamente de vinho, essa estátua teve grande importância para eles e é batizada de Tamada. E o em todas as reuniões sempre existe um "Tamada", que seria a pessoa que puxa o brinde. 

 

 

Banhos termais: Só se você gostar, visitei só por fora. O nome da cidade Tibilisi vem justamente daí: "tibili" significa morno e a cidade foi batizadas assim por conta dos banhos termais existentes de enxofre por lá. As temperaturas chegam a 37 graus celcius. 

 

 

Passear de teleférico até a Fortaleza de Narikala: No Rio Kura existe uma estação para o teleférico que dá acesso à Fortaleza de Narikala. A vista lá de cima é super legal: vista total da cidade, da estátua da Mãe georgiana (segurando, claro, um cálice de vinho) e ainda é possível visualizar o grande Cáucaso. 

 

 

Estátua do rei, perto do rio Kura: Ponte do antigo rei do país, com vista para a cidade antiga, Rio Kura e fortaleza de Narikala. A paisagem é linda!

 

 

Ponte do amor: Confesso que só passei de carro. Mas nela ficam umas estátuas pequenas que contam a histporia de amor de um escritor por Nino, uma princesa georgiana que se apaixonou por Ali (protagonistas de uma estátua belíssima que fica na cidade de  Batumi).

 

Feira de Pulgas: Lá você encontra antiguidades, artesanatos e algumas quinquilharias que a gente gosta de ver, né? Confira online os dias que funciona.

 

 

Museu Nacional da Geórgia: Eu amei esse museu! No último andar tem uma sala gigante contando da hisptoria do país e achei muito bacana.

 

Palácio da Justiça: Só para observar a aqruitetura diferenciada: parecem uns cogumelos!

 

 

Vá a Mtskheta em um passeio de um dia: Visite o Mosteiro de Javari, almoce em alguma vinícula bacana e visite a Catedral de  Mtskheta. Lá era onde aconteciam as coroações dos reis da Geória e onde os mesmos stão enterrados.

 

Dizem que lá fica a túnica de Jesus Cristo. Dizem que um Judeu levou a tal túnica para cidade e sua irmã ficou tão emociona que morreu agarrada à túnica e foi enterrada lá junto  com a túnica. Dizem que de seu túmulo nasceu uma videira que foi cortada e se transformou nos pilares da igreja. 

 


Fotos esquerda: Mosteiro Javari em cima, vista para a cidade de  Mtskheta e o encontro dos rios abaixo. Fotos direita: Catedral de Mtskheta.

 

Onde comer em Tibilisi?

 

Acho que parar em um restaurante do centro histórico e observar  o movimento é uma boa. Outro local bem bacana para escolher um restaurante são os com vista para a Fortaleza de Narikala e o rio Kura.

 

Entretanto, em nossa primeira noite visitamos Restaurante Tiflis Meidani , e achamos maravilhoso. Comida georgiana da melhor qualidade e o melhor Katchapuri com queijo que comi na viagem inteira!

 

Não deixe de visitar e pedir o máximo de pratos nesse lugar: tudo impecável!

 

Onde se hospedar em Tibilisi?

 

Ficamos hospedados no The Museum Hotel e gostamos bastante da localização. Fizemos bastante coisa a pé e foi ótimo. O hotel em si poderia ser melhor em muitos aspectos, porém, atendeu bem as nossas necessidades.

 

Confiram outras ótimas opções de hotel na cidade:

 

Holiday Inn Tbilisi: hotel confortável com uma localização maravilhosa, próximo das principais atrações turísticas da cidade. Quartos amplos e espaçosos e uma piscina ao ar livre imensa.

 

Foto site do hotel.

 

O moderno hotel Shota Rustaveli Boutique está situado no bairro de Mtatsminda, no centro de Tbilisi, a 700 metros do Teatro Rustaveli e a poucos passos da Avenida Rustaveli. O Hotel é muito bem decorado e os quartos são lindos.

 

Foto site do hotel.

 

Hotel S&L: hotel localizado em uma das melhores regiões da cidade com quartos espaçosos e o melhor: um ótimo custo x benefício.

 

 

 

Hospedagem:

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links do BOOKING.COM. CLIQUE AQUI.

 



Esse artigo foi lido 241 vezes!


Texto Escrito Por:

Ana Carla Gameleira

Psicóloga clínica e nas horas vagas viajante. Acompanhem minhas fotos no Instagram: @relatosdeviagens



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de Tibilisi: a surpreendente capital Géorgia

07 Ago 18

Tudo sobre a Geórgia: um país fascinante

10 Jun 18

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas