Armênia, Geórgia e Qatar - Nosso Roteiro

  • 03 de junho de 2018


Foto: Mosteiro de Khor Virap (Divulgação).

 

23 de maio de 2018 - Qarta-feira

Saída de Maceió para Guarulhos.

 

24 de maio de 2018 - Quinta-feira

BRASIL - DOHA

Embarque em voo da Qatar Airways com destino à Doha na madrugada do dia 24.

 

25 de maio de 2018 - Sexta-feira

DOHA - YEREVÁN

Chegada à Doha pela madrugada. Passear pela West Bay,região litorânea de Corniche, Museu de Arte Islâmica, prédio que é o principal cartão-postal da cidade, ou o tradicional Bazar Árabe de Souq Waqif, repleto de jóias antigas e especiarias. À noite, embarque em voo com destino a Yereván.

 

26 de maio de 2018 - Sábado

YEREVÁN

Chegada à Yereván.

Manhã livre para descansar ou caminhar livremente pela capital da Armênia, uma das cidades mais antigas continuamente habitadas em todo o mundo. A tarde, City Tour visitando o centro da cidade, Rua Abovyan e a Praça da República - conhecida como Praça de Lenin durante o período soviético. Visita ao Matenadarán, Instituto Científico e Museu. Passagerm pelo Complexo de Cascade, que abriga o Centro de Arte Gafesjian, Tsitsernakaberd - a Fortaleza das Pequenas Andorinhas - e Monumento e Museu dedicados às vítimas do Genocídio Armênio, ocorrido em 1915.

 

27 de maio de 2018 - Segunda-feira

YEREVÁN - MOSTEIRO DE GUEGHARD - TEMPLO DE GARNÍ - YEREVÁN

Passeio para o Mosteiro de Gueghard. Nesse templo esculpido na pedra, apresentação de um concerto Na sequência, em visita à casa de uma típica família de camponeses, a rara oportunidade de participar do processo de preparar o “lavash”, tradicional pão armênio. Após almoço, visita ao Templo de Garní. Regresso à Yereván e visita a uma fábrica de Brandy, bebida alcoólica destilada que é orgulho nacional.

 

28 de maio de 2018 - Terça-feira

YEREVÁN - MONASTÉRIO DE KHOR VIRAP - MOSTEIRO DE NORAVANK - YEREVÁN

Saída com destino ao Monastério de Khor Virap, de onde se abre uma majestosa vista do bíblico Monte Ararat.  Continuação do passeio, passagem pelo Mosteiro de Noravank. Canyon de Gnishik, e Caverna de Areni.

 

29 de maio de 2018 - Quarta-feira

YEREVÁN - SEVÁN - DILIJAN - HAGHPAT - SADAKHLO - TBILISI

Passio para o Lago Seván, um dos maiores lagos alpinos em todo o mundo. Visita ao Monastério de Sevanavank e à cidade de Diliján. Visita ao Monastério Medieval de Haghpat. Após a Imigração, troca de ônibus e percurso rodoviário até Tbilisi. Jantar em restaurante tradicional.

 

30 de maio de 2018 - Quinta-feira

TBILISI

Dia inteiramente dedicado à Tbilisi. Museu Nacional da Geórgia, Igreja Metekhi e Basílica de Achikhati. Abanotubani, bairro famoso por seus banhos de águas sulfúricas, e as pitorescas ruas Shardeni e Erekle II. Subida em Teleférico até a Fortaleza de Narikala (se as condições climáticas permitirem), de onde se abre espetacular vista panorâmica da Cidade Velha. – a chamada Kala -, Parque Europa e Rio Mtkvari.

 

31 de maio de 2018 - Sexta-feira

TBILISI – MTSKHETA - TBILISI

Saída com destino à Mtskheta. Visita à Igreja de Jvari, obra-prima do período medieval, e Svetitskhoveli. De volta à Tbilisi, caminhada pela Avenida Agmashenebeli, famosa pelos edifícios do final do século XIX, e pelo mercadinho de Puente Seco, onde encontram-se desde artesanato local até objetos curiosos da era soviética.

 

01 de junho de 2018 - Sábado

TBILISI - ANANURI - KAZBEGI

Saída em percurso rodoviário por uma das rotas mais antigas do país, a Estrada Militar Georgiana, até a região das montanhas do Grande Cáucaso. Parada no vulcão inativo Mkinvartsveri, também conhecido como Kazbek. Passagem pelo Complexo Arquitetônico de Ananuri, que inclui fortaleza, igrejas, torre de vigilância, prisão e outros edifícios característicos de finais da era medieval. Na sequência, já à bordo de veículos 4x4, chegada à Igreja da Santíssima Trinidade de Gergeti. Visita a um ateliê local para conhecer o processo de elaboração do feltro e provar a Muraba, doce típico feito de fruta caramelizada.

 

02 de junho de 2018 - Domingo

KAZBEGI - UPLISTISKHE - GORI - KUTAISI

Visita a região  das terras baixas de Kartli e a Uplistiskhe, impressionante cidade de cavernas esculpidas na rocha calcária. Museu de Stalin, em Gori, cidade natal do sucessor de Lênin. Fazem parte da exposição muitas fotos, mobiliário, presentes e até o vagão de trem no qual o ditador viajava pela União Soviética. 

 

03 de junho de 2018 - Segunda-feira

KUTAISI – CANYON MARTVILI - MESTIA

Passeio pelo centro da cidade e mercado agrícola de Kutaisi. Visita ao Mosteiro de Ghélati, complexo composto por várias igrejas decoradas por afrescos e mosaicos únicos e deslumbrantes. Na sequência, já na Reserva Natural do Canyon de Martvili, caminhada pelo bosque e possibilidade de, à bordo de pequenos barcos à remo, navegar pelas calmíssimas águas de coloração esverdeada.

 

04 de junho de 2018 - Terça-feira

MESTIA

Passeio por Mestia, centro administrativo de Svaneti.Visita ao Museu Etnográfico e da História de Mestia, com interessante coleção de objetos utilizados na vida cotidiana da comunidade local. Se as condições climáticas permitirem, subida em teleférico até o alto da montanha de Hatsvali, de onde abre-se espetacular vista panorâmica da Cordilheira do Grande Cáucaso.

 

05 de junho de 2018 - Quarta-feira

MESTIA - USHGULI - MESTIA

À bordo de veículos 4x4, saída em percurso à sombra do Monte Chkhara, maior montanha da Geórgia e um dos mais emblemáticos picos da fração georgiana do Cáucaso. Atravessando pequenos vilarejos, cada qual pontilhado por casinhas de pedra e torres defensivas, chegada à Ushguli. Visita à Igreja de Lamaria e tempo livre para explorar a vila, um verdadeiro tesouro, e caminhar até o impressionante desfiladeiro Chkhara.

 

06 de junho de 2018 - Quinta-feira

MESTIA - ZUGDIDI – BATUMI

Passagem por Zugdidi e chegada à Batumi, capital da região de Ajária, às margens do Mar Negro. Visita ao Museu dos Dadianj. Caminhada pela avenida de Batumi passando pela Torre do Alfabeto e Monumento de Nino e Alí, representação de uma história de amor entre um azerbaijano e uma georgiana. À noite, oportunidade para desfrutar da atmosfera da “Las Vegas” da Geórgia.

 

07 de junho de 2018 - Sexta-feira

BATUMI - UBISA - TBILISI

Viagem até o pitoresco Monastério de Ubisa. Após a visita, almoço em restaurante local, oportunidade para conhecer a preparação do Khachapuri, prato típico da região. Ao final do dia, chegada à capital Tbilisi.

 

08 de junho de 2018 - Sábado

TBILISI - BRASIL

De madrugada, traslado ao Aeroporto de Tbilisi para embarque em voo com destino ao Aeroporto de Guarulhos (conexão em Doha).




Sobre o Autor

Ana Carla Gameleira

Psicóloga clínica e nas horas vagas viajante. Acompanhem minhas fotos no Instagram: @relatosdeviagens


Veja Também