Marcio no Mundo




Conhecendo o Engenho Caraçuípe: um excelente passeio em Alagoas


Publicado em 01 Mai 18



Booking.com



No último final de semana fizemos um passeio bastante interessante em Alagoas. Fomos visitar o premiado Engenho Caraçuípe que fica localizado no Povoado de Luzíapolis, no Município de Campos Alegre, a menos de uma hora de Maceió.

 

Ficamos encantados com a superestrutura e com a organização que encontramos no Engenho Caraçuípe. Não deixou nada a desejar a visitação das grandes cervejarias e vinícolas que já visitamos em outros Estados do Brasil e até mesmo no exterior.

 

 

Para chegar até o Engenho é bem simples. Basta seguir na AL 101 Sul até a Barra de São Miguel e na bifurcação seguir direção no sentido de São Miguel dos Campos pela AL pela AL 220. Passe direto por São Miguel dos Campos (sentido Aracaju) e siga na BR 101 até o povoado de Luzíapolis. Antes de chegar no Engenho existem várias placas de sinalização e a estrada até o local encontra-se quase toda duplicada. 

 

É possível visitar o Engenho tanto através de um bate e volta de Maceió como casando o passeio com os vários outros destinos que existem no Litoral Sul de Alagoas a exemplo da Praia do Francês, Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Dunas de Marapé, Coruripe, Piaçabuçu,  Penedo e até mesmo Piranhas.

 

O Engenho funciona todos os dias. De segunda a sexta das 8:00 horas às 18:00 e aos finais de semana e feriados das 08:00 às 16:00 horas. Chegando lá é possível fazer uma visitação conhecendo um pouco mais sobre a história e cultura da cachaça, bem como todo processo de produção.

 

No local também existe uma lojinha onde é possível adquiri todos os produtos do Engenho e os vários produtos do rico artesanato da região.  Além disso, existe, ainda, uma cafeteria bastante chamativa para fazer um lanche.

 

 

A visitação é bem interessante. Primeiro é passado um vídeo contanto o passo a passo de todo processo de produção e um pouco da história do Engenho.

 

 

Um pouco da História do Engenho:

 

 

As Cachaças Caraçuípe e Escorrega vão além de bebidas destiladas, são uma homenagem à memória da família Coutinho. Por trás dos produtos do Engenho Caraçuípe, há o resgate da tradição e experiência familiar que transcendeu gerações e coloca Alagoas entre os melhores produtores de cachaça de alambique do país.

 

Com a determinação de resgatar a história da família, o produtor de cana-de-açúcar, Renato Coutinho, mergulhou no sonho do seu avô Antonio e de seu tio Benedito, que em 1933, adquiriram o Engenho Caraçuípe. Já naquela época, os dois irmãos sempre mantiveram um rico diálogo sobre vida e trabalho, e conseguiram realizar uma sequência de experiências bem sucedidas em empreendimentos açucareiros. O Engenho Caraçuípe representava a realização da pesquisa de campo, como de laços afetivos com a terra conquistada. Nesse percurso, buscaram com êxito, soluções para a melhoria da terra, da cana e dos seus derivados: o mel e a cachaça destilada em seus alambiques.

 

 

Seguindo os passos de seu avô, Renato Coutinho juntamente com sua esposa Cristiane Dantas, vêm agregando novas experiências na produção de uma cachaça de altíssimo padrão de qualidade e reconhecimento internacional. Além de percorrer um caminho que zela e respeita as melhores características e técnicas artesanais antigas, para produzir cachaça destilada em alambique de cobre, trazendo para este segmento todo histórico e experiência de uma família abnegada à produção de cana-de-açúcar e seus derivados.

 

Passo a passo do processo de produção:

 

Durante a visitação conhecemos um pouco mais sobre todo o processo de produção dos produtos que são fabricados no Engenho.

 

O Primeiro passo é a colheita onde a cana com maturação ideal é cortada e selecionada manualmente sem o uso da queima, depois é prensada em moendas onde caldo gerado passa por um sistema de filtragem para seguir sem impurezas para a fermentação.

 

 

Depois é iniciado o processo de fermentação onde os açúcares do caldo são transformados em álcool etílico. Esse processo é feito com leveduras e substratos naturais resultando num mosto fermentado (vinho) de alta qualidade. 

 

 

Destilação feita em alambiques de cobre com sistema inovador controle de temperatura e pressão, permitindo um controle da separação das frações do destilado: cabeça, coração e cauda. Após o descarte da cabeça e cauda, o destilado de coração é conduzido, para tanques de homogeneização e posteriormente para o envelhecimento, maturação em madeiras neutras e armazenamento em reservatórios em aço inox.

 

 

A maturação em tonéis de madeira neutra resulta numa cachaça branca, a Caraçuípe Prata. Já a Escorrega Tradicional, além de maturada em Jequitibá Rosa, recebe um blend de cachaça armazenada em reservatórios de inox, enquanto a Escorrega Gold é maturada em tonéis de Jequitibá Vermelho.

 

 

Já o envelhecimento, em barris de carvalho europeu, harmoniza e equilibra diferentes componentes como aroma, cor e sabor da Caraçuípe Ouro e Caraçuípe Extra Premium.

 

 

Premiação e renome internacional:

 

 

O Engenho Caraçuípe já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como Concurso Mundial de Bruxelas, Expocachaça, Ranking da Revista sexy, entre ouros.

 

O que achamos do passeio:

 

Valeu muito a pena fazer esse passeio em Alagoas. É bastante interessante tanto para os turistas que estão visitando as belezas naturais do nosso Estado como para os próprios alagoanos, principalmente para quem gosta de conhecer mais sobre a cultura e história da região. 

 

Reúna um grupo de amigos e familiares e façam uma visitação! Tenho certeza que vocês irão amar essa experiência.

 

Informações úteis:


Site: www.engenhocaracuipe.com.br
Instagram: @engenhocaracuipe
Contato:  contato@engenhocaracuipe.com.br 
Telefone: 82 3275. 9294
Endereço: Fica localizado a Sítio Escorrega, Rodovia BR 101, km 159, Luziápolis – CEP 57250-000 – Campo Alegre-AL

 

* fotos de época e descrição histórica retiradas com autorização do site oficial do Engenho.



Esse artigo foi lido 1584 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas da Barra de São Miguel: o paraíso dos alagoanos

17 Jul 18

Dicas de Piranhas: um paraíso no sertão alagoano

07 Jul 18

Pousada Casa Rota Ecológica: um paraíso à beira mar da Rota dos Milagres

09 Jun 18

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas