Marcio no Mundo




Desvendando Penedo: um destino imperdível em Alagoas


Publicado em 01 Jul 18



Booking.com



A linda e histórica cidade de Penedo fica situado às margens do Rio São Francisco e é um destino que merece ser desvendado tanto pelos alagoanos como pelos turistas que visitam Alagoas.

 

Penedo fica situada a 165 km de Maceió, capital de Alagoas, a mais ou menos duas horas e meia de carro! A estrada até Penedo é boa e bem sinalizada. Para chegar basta seguir pelo litoral sul de Alagoas no sentido de Coruripe e seguir na AL 101 Sul passando pelo município de Piaçabuçu.

 

 

Recomendamos passar pelo menos dois dias inteiros na região. Um dia explorando a cidade de Penedo e suas atrações e no outro dia fazendo um passeio de barco e buggy no município vizinho de Piaçabuçu indo até a foz do Rio São Francisco.

 

Confiram nosso vídeo com os melhores momentos da nossa viagem passando pelas principais atrações turísticas de Penedo e aproveitem e se inscrevam no nosso canal do YOUTUBE:

 

 

Quais as principais atrações turísticas de Penedo:

 


Igreja de Nossa Senhora da Corrente: construída no século XVIII. Teve início em 1954 e concluída 30 anos depois pela família Lemos, família tradicional da região que eram abolicionistas e escondia escravos fugitivos;

 



Museu do Passo Imperial: também construído no século XVIII e é bastante conhecido por ter hospedado em 1859 o imperador Don Pedro II. O local possui o “memorial Raimundo Marinho” em seu térreo e no primeiro andar existe um museu que retrata Penedo do século XVIII e XIX. A visitação ao memorial é gratuita, porém para entrar na outra parte é preciso pagar uma taxa de R$ 3 reais;

 



Theatro Sete de Setembro: construído no século XIX e é bastante famoso pois foi o primeiro teatro de Alagoas. Passou por uma reforma recentemente e encontra-se bastante conservado;



Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos: é uma das maiores igrejas da cidade e teve sua construção iniciada em 1758;

 



Casa do Penedo: foi inaugurado no ano de 1992 e mantém conservado um grande acervo de importância histórica com vários documentos que narram a invasão dos holandeses, à época da escravatura e a história do homem no Rio São Francisco;


Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: foi construída no século XVII e XIX no local da antiga capela construída por escravos e libertos;


Catedral Diocesana: iniciada em 1690 e substituiu a antiga igreja que ficava em frente ao Pelourinho.
 


Oratório dos Condenados: local construído com a finalidade de orações dos prisioneiros que iriam ser enforcados e dos que estavam condenados;

 



Convento Franciscano e Igreja Santa Maria dos Anjos: construído nos séculos XVII e XVIII por frades franciscanos que tinham o objetivo de transmitir a fé cristã. No local fica a Casa São Francisco e o museu de arte sacra.



 

Outras atrações históricas para serem visitadas: casa de aposentadoria e cadeia antiga, Paço Municipal, Círculo Operário, Sociedade Monte Piu dos Artistas. Associação Comercial e a Casa Barão de Penedo.

 

 

Onde ficar hospedado em Penedo:


Hotel São Francisco: foi a nossa escolha! Esse foi o primeiro hotel de Penedo e passou recentemente por uma grande reforma encontrando-se com quartos superconfortáveis e amplos, café da manhã delicioso e bastante farto, e com uma vista linda do centro histórico de Penedo.  Sem dúvida a melhor opção de hospedagem da cidade. Clique aqui para conhecer o hotel.

 



Pousada Colonial: essa pousada fica na orla de Penedo, próximo a Igreja Nossa Senhora das Correntes e do Museu do Passo Imperial. A pousada é bem simples, mas pode ser uma boa opção para quem procura uma opção mais barata. Saiba mais sobre a pousada clicando aqui.

 



Hotel Encantos de Penedo: fica um pouco mais afastado das atrações turísticas, porém possui quartos bem modernos e confortável. Faça sua reserva clicando aqui.



 

Onde comer em Penedo:


Penedo tem bons restaurantes e bares. Os mais conhecidos são: Forte da Rocheira, restaurante bastante tradicional que fica situado no centro histórico e que possui uma vista linda do Rio São Francisco; Perto de Casa: fomos a noite nesse bar/restaurante é adoramos. Local com ambiente agradável, comida boa e atendimento nota 10; O Oratório: restaurante tradicional bastante indicado na cidade; Virgulino:  bar com música ao vivo ideal para quem quer curtir a noite; Restaurante Forte Mauricio de Nassau: fica situado do lado da prefeitura da cidade e também possui uma vista linda para o Rio São Francisco.

 

O que achamos:

 

 

Penedo é uma cidade que nos agrada bastante! Indicamos demais essa programação para quem gosta de destinos culturais e com bastante riqueza histórica. Não deixem de combinar a viagem com o passeio da Foz e das Dunas de Piaçabuçu, um dos melhores passeios de Alagoas.

 

Espero que tenham gostado de nossas dicas e qualquer dúvida que tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em responde-los.



Esse artigo foi lido 5888 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Guia completo de Maceió

14 Set 18

Praia de Lages: um paraíso na Rota Ecológica de Milagres.

06 Set 18

Conhecendo a Prainha: um paraíso na Lagoa Mundaú

01 Set 18

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas