Marcio no Mundo




Dicas de Zanzibar: atrações, passeios, hotéis e muito mais


Publicado em 01 Mar 18



Booking.com



Está aí um país que eu achava que nunca ia conhecer em minha vida! Na realidade há dois ou três anos atrás eu não sabia nada sobre as belezas naturais da Tanzânia, entretanto, após nossa colunista Fernanda (leia-se @nosdoisnomundo) ter visitado esse pedaço de paraíso situado no Oceano Índico eu comecei minhas pesquisas pelo país e fiquei extremamente encantado por suas belezas naturais.

 


Conseguimos encaixar Zanzibar na nossa segunda visita à África. Nesse segundo roteiro fizemos a África do Sul (Cape Town e as regiões das vinícolas), o Quênia (Nairóbi e o famoso Maasai Mara) e a Tanzânia (unicamente a Ilha de Zanzibar).


Zanzibar é uma ilha situada a 30 km da Costa Leste da África e é dividida em duas ilhas: Unguja, ilha principal e local onde ficam as principais atrações turísticas, e Pemba.

 


 

Por possuir uma posição estratégica no Oceano Índico a Ilha de Zanzibar fez e faz parte de uma famosa rota entre a África e o Oriente fazendo com que a Ilha possua forte influência do Oriente Médio, sendo possível constatar a influência pela variedade de temperos e pelo fato de mais de 90% da população ser da religião muçulmana.

 

 

Zanzibar possui cerca de 1,3 milhões de habitantes e um fato bastante interessante é que a Ilha possui um regime semi-autônomo elegendo, inclusive, Presidente próprio.

 

Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e aproveitem e se inscrevam em nosso canal do YOUTUBE.

 

 

Visto da Tanzânia:

 


Brasileiros que pretendem visitar a Tanzânia precisam de visto. O procedimento para emissão do visto é bem tranquilo e tiramos o nosso no próprio aeroporto no momento que chegamos à Zanzibar.


Para emissão é preciso apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data da saída do país e do pagamento de uma taxa de 50 usd que pode ser paga no momento da chegada no cartão de crédito ou em espécie. No dia que chegamos só estavam aceitando o pagamento da taxa no cartão de crédito.

 

Como chegar em Zanzibar:

 


Não existem voos diretos do Brasil para Tanzânia. A melhor forma de se chegar no país é comprando um trecho interno com algumas das cias aéreas que existem no continente africano.


No nosso caso como estávamos em Cape Town, África do Sul, compramos um voo da Kenya Airways e voamos até Nairóbi, capital do Quênia, e de lá pagamos mais um voo até Zanzibar.

 

Quando ir para Zanzibar:

 


 

A Ilha possui clima quente durante todo ano, mas alguns meses possuem uma maior incidência de chuva como os meses de maio e novembro. Falo sempre por aqui que o clima global anda meio maluco então a melhor época para visitar cada destino é o mês das férias do viajante.


Os melhores meses para visitar a Ilha são de julho a outubro e de dezembro a março, durante esse período das chuvas são poucos comuns e faz bastante calor durante o dia.


Estivemos na ilha no início de janeiro, época em que a previsão é de pouca chuva e muito vento, e acabamos pegando quase todos os dias nublados, com pouca chuva e pouco vento. Ou seja, uma previsão completamente diferente da previsão. Resumindo: vá no seu mês de férias.

 

 

Informações úteis da Tanzânia:

 


 

A língua da Tanzânia é o swahili, língua oficial do país, porém, como o país passou alguns anos sob domínio Inglês grande parte da população fala o inglês fluente.

 

Compramos na chegada o chip de internet e foi bem tranquilo. Pegou em praticamente todos os lugares da ilha. O chip de 12 gb custou 25 usd e foi necessário apenas a apresentação do passaporte.


Moeda e câmbio na Tanzânia: a moeda do país é o Tanzanian Shillings, mas o dólar e o euro é aceito em praticamente todos os lugares. Fizemos apenas o câmbio de 50 usd no aeroporto quando chegamos na ilha para pagar pequenas compras.


O fuso horário é de 6 horas à frente do horário de Brasília e a voltagem é de 220 V.


Como falei acima o Dólar é fortemente aceito em toda ilha. INFORMAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: o comércio em geral (hotéis, lojas e restaurantes) só aceitam o dólar emitidos após o ano de 2009. Não me perguntem o porquê, mas encontramos uns brasileiros na ilha que estavam passando dificuldade de trocar as suas notas.

 

 

Como se locomover em Zanzibar:

 

 

A Ilha de Zanzibar é imensa! Portanto, se você pensa em conhecer as suas principais praias e atrações as distâncias que irão ser percorridas serão muito grandes!


Os táxis são bem caros por conta das longas distâncias. A melhor maneira de locomoção é contratando uma empresa com carro + motorista.


O trânsito de Zanzibar é na mão inglesa, as pistas são super mal conservadas e a sinalização é péssima. Não recomendamos em nenhuma hipótese o aluguel de carro para o turista dirigir por conta própria.


Além disso, todos os trajetos que fizemos vimos muitos policiais fazendo blitz e a fama de corrupção por lá é bem grande! Deste modo, se não quiser se prejudicar ou ter dor de cabeça é melhor alugar um carro com motorista ou senão fazer os trechos com taxista.


Para se ter uma ideia dos preços um trajeto entre Aeroporto até Stone Town, centro da cidade, custa 20 usd e demora em torno de 20 minutos. Já uma corrida entre Nungwi, extremo norte da ilha até Paje, região central, custa em torno de 70 usd e tem duração de 2 horas de viagem.


Contratamos a empresa @zanzibarcarhire, empresa bastante responsável que aluga carros ou carro com motorista na ilha de Zanzibar. Optamos por pegar um carro com motorista e fizemos vários trajetos com eles e deu tudo certo.

 

Onde se hospedar em Zanzibar:

 


 

Zanzibar possui uma infinidade de atrações e passeios para serem explorados. Recomendamos passar no mínimo 5 dias na ilha e fracionar a estadia em dois ou três hotéis em diferentes setores da Ilha. Foi exatamente isso que fizemos.


Chegamos de Madrugada em Zanzibar e optamos por passar a primeira noite em Stone Town e no outro dia logo cedo fazer um rápido passeio pelo centrinho da cidade.


Stone Town é bem bagunçada, mas vale a pena uma visita para conhecer suas principais atrações e para conhecer o comércio local. Em Stone Town ficamos em um hotel bem Simples com o objetivo apenas de dormir. O nome do hotel é Al-Minar e sua localização é muito legal. Para quem procura mais conforto recomendamos o Hyatt e o Hotel Blue Tree.


Depois de Stone Town seguimos direto para a parte central da Ilha, mais especificamente para a Península de Michamvi, local com vários hotéis legais, uma praia linda, muitos restaurantes legais e o famoso The Rock, restaurante que fica encravado em uma rocha.


Lá ficamos hospedados no hotel Matlai, simplesmente um dos melhores hotéis de nossas vidas. O hotel possui apenas 4 quartos, uma piscina maravilhosa, atendimento muito bom e uma comida maravilha.

 


 

Os proprietários do hotel Matlai são um casal de alemães que fazem de tudo para que os hóspedes se sigam em casa. As diárias são bem salgadas, porém, valeu a pena cada centavo investido. Nosso único erro foi não ter ficado mais dias na região.

 


 

De lá seguimos para parte norte da ilha - Nungwi, parte mais turística e região famosa por possuir o mar mais azul da Ilha. Nesta região ficamos hospedados no The Z Hotel e também gostamos bastante.

 


 

O hotel é um resort com uma ótima localização e estrutura. A piscina dele é bem legal, atendimento legal, e quartos confortáveis. Dentro do hotel existe uma espécie de Vila com três restaurantes, lojinha e escola de mergulho.

 


 

O arredor do hotel também é bem legal existindo uma espécie de orla interliga com outros hotéis e restaurantes. Sendo possível caminhar livremente entre eles e aproveitar para comer no restaurante dos outros hotéis.

 

 

Quer conhecer mais sobre os hotéis e pousadas de ZANZIBAR? Clique aqui e conheçam todas as opções e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra e estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis.

 

Melhores praias de Zanzibar:


Nungwi: é a praia mais turistica de Zanzibar. Fica situada no extremo norte da ilha e possui ótimos hotéis, vários passeios legais, festas, esportes aquáticos e é ideal para todos os tipos de viajantes;

 

 

Michamvi Península: ficamos hospedados nesse pedaço de paraíso e adoramos. A região possui hotéis e pousadas maravilhosas; a praia é bem calma ideal para pratica de esportes e mergulho.

 

 

É nessa praia onde fica o The Rock, restaurante que é um dos cartões-postais da Ilha de Zanzibar. O local é bem badalado é na alta estação é recomendável fazer reserva.

 

 

Paje: Fica situada na parte central da ilha e também é bastante procurada pelos turistas. Foi nessa praia que a nossa Colunista ficou hospedada e adorou.

 

Jambiani: praia repleta de bons hotéis, um azul lindo e bastante procurada para pratica de esportes aquáticos. Os Brasileiros que conhecemos na viagem ficaram nessa região e amaram.

 

Principais atrações de Zanzibar:

 

Stone Town: é o nada mais nada menos do que o centro da cidade. Um passeio pela região é bastante interessante para conhecer mais sobre a cultura e os costumes do país. Não deixem de visitar a orla da região, o Old Fort (Forte Antigo), o mercado das especiarias (Dajarani Market), as ruelas no centrinho, mercado noturno e os vários prédios antigos do centro.

 

 

Além disso, não deixem de procurar pelas famosas Tanzanitas, pedra preciosa que existe na região que podem ser compradas por ótimos preços e é um excelente presente para a mulherada.
 

 

Mnemba Atol: essa é na minha opinião a atração mais bonita de Zanzibar. O Atol de Mnemba fica do lado leste da ilha a uma hora e meia de navegação de Nugwin, extremo norte da ilha. Diversas empresas fazem o passeio para essa linda ilha e custa em média 25 usd o passeio com lanche incluído. Durante o passeio é possível fazer snorkeling no Atol e se encontrar nadar com os golfinhos.

 

 

Passeios de barco: em diversos pontos da ilha é possível alugar pequenas lanchas para conhecer as atrações nos arredores de cada ilha. Durante o passeio é possível para em bancos de arreia, corais para mergulho e ilhas paradisíacas. Fizemos o passeio quando estávamos hospedados na região de  Michamvi e pagamos 25 usd pelo barquilho privado e passamos cerca de 3 horas explorando a região.

 

 

Mergulho em Zanzibar:

 

A Ilha de Zanzibar é um verdadeiro paraíso, mas quem conhecer o seu fundo do mar ficará ainda mais encantado! Zanzibar possui excelentes pontos de mergulho e diversas escolas espalhadas nas principais praias da ilha.

 


 

Optamos em concentrar nossos mergulhos quando fomos para Nungwi pois queríamos mergulhar no Atol de Nmemba, ilha paradisíaca que é considerada a atração mais bonita de Zanzibar.


Contratamos nossos mergulhos com a empresa Spanish Diver e gostamos bastante da estrutura e da organização da empresa. Fizemos dois mergulhos em pontos diferentes no Atol de Mnemba (Aquarium e Kichuani) e o mergulho custou 120 usd (transporte de barco + equipamento + mergulhos + lanche).

 

 

A vida marinha e a visibilidade dessa região do Oceano Índico é surreal. Vimos diversos cardumes, várias espécies de corais, moreias, muitos peixes palhaço, um tubarão galha branca , tudo isso com uma visibilidade de quase 30 metros em alguns pontos. Vejam o vídeo completo do nosso mergulho.

 

Seguro viagem:

 

Sempre que viajamos para o exterior fazemos seguro viagem internacional. Para essa viagem não poderia ser diferente. Fizemos nossa cotação através do Real Seguro Viagem que é uma empresa bastante séria e que nunca nos deixou na mão. Para fazer uma cotação é só CLICAR AQUI.

 

O que achamos de Zanzibar:

 

 

Voltamos completamente apaixonados por Zanzibar. A região lembra demais o litoral norte de Alagoas (praias do Patacho e São Miguel dos Milagres), os hotéis e pousadas de charme são absolutamente lindas, a comida é muito boa e o principal: o custo benefício é muito bom.  Sem dúvida voltaremos para Zanzibar. Recomendamos o destino para pessoas de todas as idades, gosto e bolsos, principalmente para família e casais apaixonados.

 

Espero que tenham gostado das nossas dicas e qualquer dúvida que tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.



Esse artigo foi lido 3308 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de Zanzibar: atrações, passeios, hotéis e muito mais

01 Mar 18

Dicas de Zanzibar: as praias mais lindas da África

08 Mai 17

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas