Marcio no Mundo




Dicas de Gozo: um tour pelas principais atrações da Ilha


Publicado em 01 Jun 17



Booking.com



A ilha de Gozo é a ilha mais afastada de Malta, ficando depois de Comino. A ilha possui apenas 29 mil pessoas mas recebe diariamente diversos turistas atras das suas belezas naturais. São 14 quilómetros de cumprimento e 7 de largura. 

 

Vídeo com os melhores momentos da do nosso passeio.

 

O nome de Gozo significa 'Alegria'. Isso foi dado pelos aragoneses quando a Ilha caiu sob sua posse em 1282. Ele foi derivado dos fenícios (700 aC) que chamaram a Ilha Gaulos e dos romanos que mantiveram o nome até o subseqüente domínio árabe quando foi mudado para o local Pronúncia 'Ghawdex' - pronunciada 'audesh'. 

 

 

O charme de Gozo é aparente no momento em que você chegar lá. É mais verde, mais rural e menor que Malta. A vida em Gozo se move a um ritmo tranquilo. Os ritmos ditados pelas estações, a pesca e a agricultura. Gozo vem completo com sites históricos, fortes, paisagens incríveis e pontos de mergulho.

 

 

Fomos para ilha em duas oportunidade: uma apenas para mergulhar nos melhores pontos da Ilha (veja nosso post completo aqui) e outra para fazer um city pelas principais atrações turísticas da Ilha. 

 

 

Como ir de Malta para Gozo:

 

 

Para chegar até Gozo é preciso pegar um transporte até a estação de ferries de Malta que fica localizado no extremo norte da ilha. Para fazer esse trajeto é possível ir de ônibus (linha 222 desde St Julians e custa 2 euros); van (custa 3 euros) e carro alugado.

 

O trajeto de Ferry dura apenas 20 a 25 minutos e custa 20 euros o carro ou 4,65 euros por pessoa ida e volta se fazer a travessia sem carro. Chegando em Gozo é possível conhecer as principais atrações de carro; de ônibus e de táxi, porém, leve em consideração que a ilha é bem grandinha e se perderá muito tempo de ônibus. Na minha opinião a melhor forma é alugando um carro em Malta e ficando o dia inteiro nele ou pegando o ônibus hop on hop off que existe na ilha e percorre as principais atrações.

 

Principais atrações de Gozo:

 

 

Templos de Ggantija: Estas são as mais antigas estruturas independentes do mundo e potencialmente o marco mais comercial da Gozo. Escavado de 1816 a 1820, o complexo compreende dois templos neolíticos que datam do terceiro milênio aC (c.3500BC) - há 7.000 anos;

 

Rabat e Cittadella: Rabat, que significa subúrbio, já existe bem antes da antiga cidadela se tornar o refúgio dos habitantes locais. Cresceu ao longo dos séculos para se tornar a cidade oficialmente chamada de Victoria 1887 em homenagem à rainha Victoria durante o ano do jubileu. Além de ser o centro administrativo da Ilha, também se encontram os tribunais, o hospital e as escolas. 

A linda Basílica de São Jorge foi reconstruída em 1693 após um terremoto. As bancas de mercado são configuradas diariamente na praça principal de Victoria. A antiga capital de Gozo foi o centro de atividade desde o Neolithic Times. Tem montes impressionantes que oferecem uma excelente vista ao redor da Ilha com vistas sobre os campos dissecados por paredes de escombros. 

 

 

Acredita-se que a imponente Catedral dedicada a Santa Marija tenha sido construída no local de um templo romano dedicado a Juno, vigia os restos pitorescos das casas antigas e as ruas estreitas sinuosas que haviam hospedado os moradores locais que se encontravam na citadela para segurança sempre que Os corsários foram avistados pela costa de Gozo. Uma dessas, a chamada Casa Norman, foi transformada em um Museu do Folclore, que oferece uma ótima exibição do modo de vida da clássica aos tempos recentes. 

 

Ao longo dos últimos anos, a Cittadella de Gozo passou por uma grande reforma através de dois projetos de restauração e reabilitação co-financiados pela União Européia. Ambos tiveram o objetivo de consolidar, através da restauração, esta magnífica cidade fortificada.

Na época em que visitamos a cidade estava tendo a festa de São Jorge e as ruas estavam todas decoradas com imagens do santo e os moradores bastante animados! A igreja principal da região não parava de tocar os sinos e as ruas estavam se organizando para uma grande festa à noite.

The Inland Sea: é uma piscina de águas isoladas com águas cristalinas e cercada de penhascos. Um pequeno túnel conecta-o ao mar aberto. Tive a oportunidade de mergulhar nesse local e é realmente incrível, um dos melhores pontos de mergulho da Ilha.

 

 

Blue Hole e Blue Window: essas duas atrações são as mais famosas de Gozo. Contudo, em 8 de março de 2017 a Blue Window caiu depois de uma forte tempestade! Sobrando ainda a lindíssima Blue Hole, piscina formada no meio das rochas que é o paraíso para os mergulhadores. Também mergulhamos nesse lugar e foi um dos melhores pontos de mergulho da minha vida (veja a experiência completa clicando aqui).

 

 

Igreja Virgem de Loreto: fica logo na chegada em Gozo. Durante quase todo trajeto é possível  avista-lá de longe. 

 

 

Xwenjni Bay: Praia que fica antes da entrada das salinas de Gozo. O local é lindo e possui uma linda baía com águas calmas! Ideal para um mergulho;

 

 

Salinas de Gozo: local onde os locais fizeram um monte de buracos e com a força das ondas a água fica presa e quando seca fica o sal. O processo é bem interessante e as fotos do local ficam lindas;

Ta' Pinu: igreja mais importante de Gozo. local de peregrinação dos moradores de Gozo. O local é importante por conta que uma camponesa via a aparição da virgem Maria falando que naquele local deveria ser construído uma capela. Na frente existe uma Via Crucis onde os visitantes fazem a peregrinação.

 

 

Horário de funcionamento: 7:00 às 19:00 horas de segunda a sábado e domingo das 6:00 às 12 e das 13:30 às 19:00 horas. Entrada gratuita;

 

Marsalforn Bay: praia com estrutura legal ideal para um banho. Passamos apenas rapidamente, mas vale a pena uma parada no local.

 

Onde comer em Gozo:

 

Durante nosso passeio fizemos uma parada para almoço no restaurante Boathouse, localizado no Xlendi Seafront, oferece vistas para o cartão postal da Baía Xlendi, que serve cozinha local e mediterrânea, especializada em pratos de peixe fresco. A bela idílica trancada da baía de Xlendi e as gloriosas águas verde-turquesas foram durante muitos anos um assombro de artistas e fotógrafos. A deliciosa entrada do mar, conhecida como Baía de Xlendi, encontra-se no final de um barranco profundo e exuberante, que era um rio. Até meados do século 20, Xlendi era um pequeno porto de pesca e um restante resort de verão para alguns habitantes locais e malteses.

 

 

Pedimos de entrada um Tribolli, espécie de lasanha de espaguete, pratico típico de Gozo e um Ravioli; de Prato principal pedimos um peixe espada e calamares; e para finalizar pedimos de sobremesa uma torta de limão. Tudo estava maravilhoso. Realmente vale a pena almoçar nessa região.

Fizemos nosso passeio à convite do @visitMalta - Malta Tourism Authority - site: http://www.visitmalta.com, e quem nos acompanhou foi o simpático guia Stephen Florian que falava Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Russo e nos levou para as principais atrações da Ilha passando informações valiosas de toda a ilha. Segue o contato do Guia StePhen: Whats app: +356 99475275 e e-mail Stephenflorian111@gmail.com.

 

Conheçam todos os hotéis de Malta CLICANDO AQUI e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

LEIAM NOSSOS OUTROS POSTS DA LINDA ILHA DE MALTA.

 

Enfim, adoramos ter feito esse passeio incrível em Malta. Gozo é um local que deve ser explorado com calma pois possui uma infinidade de atrações turísticas. Qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.



Esse artigo foi lido 129 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de Malta: passeios, atrações, praias, hotéis, mergulho e muito mais

01 Set 17

Vale a pena fazer intercâmbio? Vejam o que achamos

01 Ago 17

Nossos mergulhos em Malta: dicas e informações importantes

01 Jul 17

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas