Riviera Francesa: conhecendo Eze, Cap-d'Ail e Roquebrune-Cap-Martin

  • 01 de abril de 2017


A Riviera Francesa também conhecida como Cotê D'azur é uma região no sul da França que fica na costa do Mediterrâneo e possui lindas cidades, ótimas atrações, passeios surpreendentes e praias maravilhosas.

 

 

Estive na região é montei base na cidade de Nice (leiam nossas dicas completas de Nice), uma das maiores da região e que possui cerca de um milhão de habitantes e é uma ótima opçãp para se instalar e percorrer as demais cidades da Riviera através de passeios de um dia! Fiquei 4 dias na região e fiz diversos passeios para as cidades de Antibes, Cannes, Villefranche sur mer, Éze, Cap D'Ail, Mônaco e Roquebrune-Cap-Martin. Neste post vamos contar um pouco mais sobre as lindas cidades de Éze, Cap D'Ail, Roquebrune-Cap-Martin.

 

Mapa da região.

 

Existem várias formas de percorrer a Riviera Francesa, como eu estava sozinho e não sou muito fã de alugar carro no exterior fiz os meus passeios de trem e de ônibus. Neste dia em específico optei por pegar um ônibus no Porto de Nice e parti em direção à Éze e Cap D'Ail que ficam no mesmo sentido de Villefranche e de Mônaco.

 

 

O ticket do ônibus custou 1,5 euros e tinha diversas paradas até Mônaco. De Nice até Éze são cerca de 12 quilômetros, mais ou menos 40 minutos, tendo em vistas a grande quantidade de paradas.

 

 

Minha primeira parada foi no Alto de Éze, cidadezinha que faz fronteira com Mônaco e possui uma das melhores vistas da Riviera Francesa. Parei em um lindo mirante com uma vista panorâmica magnifica da região e depois de muitas fotos iniciei minha descida até a praia. OBS.: a lógica seria parar primeiro em Villefranche que é perfeita, porém, conheci a cidade em outra oportunidade e não quis mais parar neste dia (leiam mais sobre nosso bate e volta para Villefranche sur-mer)

 

 

A praia é linda! Andei cerca de uma hora pela região e depois subi novamente para a pista e fui andando até a cidade vizinha de Cap D'Ail. Poderia ter ido de ônibus, porém, preferi ir à pé curtindo todo àquele lindo visual.

 

 

Quando cheguei no alto de Cap D'Ail vi algumas placas indicativas e iniciei a descida até uma linda praia chamada de Plage de la Mala. A praia era simplesmente espetacular. Parecia que eu estava na Costa Amalfitana, Itália. Um lindo paredão rochoso com várias casas no alto, uma praia com um azul lindo e uma boa estrutura na faixa de areia.

 

 

Não pensei duas vezes... tirei a roupa e dei um mergulho naquele lindo marzão. A água é gelada igual a grande maioria das praias europeias, mas nada que seja muito incomodo! Passei cerca de uma hora na região e depois segui caminho de ônibus até Roquebrune-Cap-Martin, cidade que fica logo após Mônaco. Como já havia conhecido Mônaco em um dia inteiro decidir pular ela desta vez (leiam nossas dicas de Mônaco).

 

 

De Cap D'Ail até Cap Martin são cerca de 10 km. Novamente desci no alto da cidade e desci à pé até a praia. A praia de Cap-Martin é linda e tem uma grande curiosidade: parte dela é normal e a outra parte é uma praia de nudismo. Não existe nenhuma divisória entre uma e outra e ambas são lindíssimas. 

 

 

Fiquei nesta praia cerca de uma hora e depois voltei para Mônaco onde fiz um lanche na cidade e depois segui caminho novamente de ônibus até Nice.

 

 

Esse foi um dos melhores passeios que eu fiz na Riviera Francesa. Sem dúvida as melhores praias da Cotê D'azur ficam no trecho entre Nice e Roquebrune-Cap-Martin. Espero que tenham gostado das nossas dicas e qualquer dúvida é só perguntar.



Esse artigo foi lido 3768 vezes!

Sobre o Autor

Diogo Vital Valença

Médico oftalmologista e viajante nas horas vagas


Veja Também