Cidade del Este: o paraíso das compras no Paraguai

  • 01 de maio de 2017


Estivemos recentemente em Foz do Iguaçu, Paraná, e um dos passeios que fizemos na região foi o tour de compras na Cidade del Este, no Paraguai, que faz parte da tríplice fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina.

 

VEJAM NOSSOS POSTS DE FOZ DO IGUAÇU.

 


O acesso de Foz do Iguaçu até Cidade del Este é fácil. Basta optar se vai à pé, de táxi ou através de algum passeio contratado. Em ambos os passeios o acesso é o mesmo através da famosa Ponte da Amizade, passando pela aduana brasileira e depois pela Paraguaia.

 


Contratamos um city tour privativo em Foz do Iguaçu para conhecer as principais atrações de Foz (leiam nosso post sobre o city tour de Foz do Iguaçu) + passeio de compras para o Paraguai. O tour custou R$ 250,00 reais o carro de luxo com motorista  e como estávamos em 4 ficou cerca de R$ 62,5 reais por pessoa. Segue o contato do nosso motorista André Weber 45 99814 0986


O processo de travessia na fronteira é bem simples e a demora depende relativamente do dia e da hora da ida e do retorno. Fomos na quinta feira, nas vésperas da Semana Santa e tanto a ida quanto à volta foram bem tranquilas. Demoramos cerca de 15 minutos para atravessar a fronteira na ida e menos de 5 minutos na volta.


Para ingressar no Paraguai é necessário está com passaporte ou carteira de identidade com menos de 10 anos e em bom estado de conservação. IMPORTANTE: carteiras profissionais e a CNH não são aceitas.


Cidade del Este é um destino exclusivamente comercial repleto de comércios, shoppings e lojas de muambas. A cidade é bem bagunçada, portanto, tenham em mente que o objetivo da visita será unicamente às compras.


De alguns anos pra cá o país perdeu aquela fama de só vender produtos falsificadas e os grandes empresários têm investimento em grandes Shoppings centers com várias lojas de luxo. Só para ter uma ideia a cidade conta com ótimas opções de lojas de grife, inclusive, com uma loja da Apple.

 

 

Logicamente que praticamente todas aquelas lojinhas de rua que vendem bugigangas são de produtos falsificados ou pelo menos de procedência duvidosa! Mas se o consumidor só quiser coisas de qualidade basta ir em um dos vários shoppings da cidade:


Shopping del Este: fica logo após a Ponte da Amizade e possui uma localização estratégica. O shopping possui uma infinidade de lojas e a grande maioria de produtos de procedência.
No último andar existe uma praça de alimentação e aproveitamos para almoçar no restaurante UNIC. O Almoço custou 30 reais por pessoa e a comida de ótima qualidade;


Shopping Paris: fica atrás do Shopping del Este e foi inaugurado recentemente! O shopping é muito bonito e organizado! É nele onde fica a loja da Apple de Cidade del Este. Os preços são muito bons. Um iPhone 7 Plus com 128 GB custava 950 usd, quase o mesmo preço do EUA.


Shopping China: fica dentro do Paris Shopping.  Essa loja é incrível e vende de tudo. Desde de roupas de grife até produtos de beleza. Achamos esse local o melhor local para comprar roupa.

 

 

Qual a cota de compras no Paraguai? 


Os turistas brasileiros que visitam o Paraguai têm direito a comprar 300 usd por pessoa sem pagar imposto. Caso exista fiscalização o excedente será tributado em 50% apenas sobre o que exceder.

 

Qual moeda levar para o Paraguai?


Praticamente todas as lojas aceitam o Real, o Peso Argentino, Guarani (moeda paraguaia), e o Dólar. Na época que estivemos o Dólar foi a melhor opção para compras. 

 

Vale a pena comprar no Paraguai?


Nosso objetivo de visitar Foz do Iguaçu não eram as compras, contudo, como estávamos a poucos quilômetros da fronteira optamos por fazer o passeio e valeu muito a pena!  Os preços realmente são mais baratos que o Brasil, cerca de 30% a 60% dependendo do produto, contudo, recomendo pesquisar com antecedência o que se quer comprar para saber realmente se vale a pena.


Os preços são muito atrativos e existe muita coisa que é mais barato inclusive do que comprar nos EUA. Só para ter uma noção comprei uma Go Pro 5 Black por 405 usd. Nos EUA a mesma câmera custa 399 + impostos.


Dica importe: procure não dar vacilo com suas sacolas e andem com dinheiro e documentos bem guardados.


Além disso, se a compra for de eletrônicos é interessante testá-lo e perguntar sobre a garantia para evitar problemas com a troca. 


LEIAM NOSSOS OUTROS POSTS DE FOZ DO IGUAÇU.


Estivemos na cidade por cerca de 5 horas e deu pra percorrer os principais shoppings e comprar tudo o que tínhamos em mente. Resumindo: valeu muito a pena a visita e achamos o passeio imperdível para quem pretende fazer compras. 




Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também