Marcio no Mundo




Museu de artes Islâmicas – MIA: uma viagem pelo legado cultural Árabe ao longo dos tempos


Publicado em 01 Mai 17



Booking.com



Engana-se quem pensa que vai a um Museu de Artes Islâmicas somente para conhecer mais sobre a religião muçulmana. Principalmente no caso do MIA de Doha, um complexo que vai além das crenças e proporciona um mergulho na cultura árabe.

 

As formas do projeto, assinado pelo mesmo arquiteto que desenhou as pirâmides do Louvre em Paris, impressionam antes mesmo da entrada no museu. O local também favorece. Na corniche (orla) de frente para o mar e para o skyline da cidade. No acesso, as luminárias circulares e a enorme pele de vidro com vista panorâmica do mar já impressionam o visitante no primeiro impacto. Uma parada no café para admirar a cidade é a primeira vontade incontrolável que precisamos realizar ao começar a visita.

 

Pele de vidro com vista para o mar e café do museu

 

No térreo ficam ainda o centro de informações, os áudios guides e a loja de souvenirs do museu. São 5 andares ao todo e a partir do primeiro você começa a viagem pelas mais diversas artes islâmicas: destaco as alas dedicadas a tapeçaria e a caligrafia como as que mais nos encantaram. Em todos os espaços é possível admirar objetos centenários que refletem a riqueza cultural árabe. Fundamental estar acompanhado de um guia para otimizar o tempo e concentrar as atenções no que é mais importante. Nós fomos com a Érika @guiadoha e em pouco tempo vimos o que havia de mais relevante no museu. Caso contrário, teríamos passado horas circulando em vão.

 

Interior do Museu

 

No 5º e último andar encontra-se o restaurante Idam do estrelado chef francês Alain Ducasse. O mergulho de um dos chefs mais famosos do mundo nos aromas e sabores da gastronomia árabe, trazendo pratos inusitados como medalhão de carne de camelo. Do lado de fora é possível admirar um pôr do sol impressionante, que muda inclusive a cor da fachada. Os arcos em formato árabe voltados para o skyline da cidade também merecem ser visitados e rendem ótimas fotos.

Arcos com o skyline da cidade

 

Um passeio pelo parque no entorno do museu finaliza a visita com chave de ouro e proporciona vistas incríveis da cidade. Adoramos o passeio e recomendamos fazê-lo à tarde antes de visitar o Souq Waqif após o pôr do sol.



Esse artigo foi lido 243 vezes!


Texto Escrito Por:

Tarcio e Paula Lopes

Ele Publicitário e ela Funcionária Pública que amam viajar e explorar o mundo.



Comentários

Publicidade



Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Museu de artes Islâmicas – MIA: uma viagem pelo legado cultural Árabe ao longo dos tempos

01 Mai 17

The Pearl: a ilha dos colares de pérola

05 Fev 17

Érika, nossa guia brasileira em Doha

04 Fev 17

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas