Marcio no Mundo




Deserto do Atacama: Um dos locais mais bonitos do mundo


Publicado em 05 Abr 17



Booking.com



Sempre tive uma grande vontade de conhecer o Deserto do Atacama, toda vez que via alguma reportagem ou foto sobre o local ficava muito interessado em conhecer aquele paraíso. Resolvemos colocar o Atacama em nosso roteiro quando planejamos ir para Santiago, no Chile.

 

O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, com cerca de 1000 km de extensão, é considerado deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.

 

 

As temperaturas no deserto variam entre -25ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em razão dessas condições extremas  existem poucas cidades e vilas no deserto. A mais conhecida é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 mil habitantes e está a 2.400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro que querem desvendar as belezas do Atacama.

 

Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando os passeios  do dia seguinte.

 

Centro de San Pedro do Atacama.

 

Como ir:

 

Fomos para o Atacama via Santiago. Existem duas maneiras para se chegar ao Atacama.

 

A primeira é de ônibus. O trajeto tem 1.900 quilómetros. As principais empresas que fazem esse percurso são: Turbus, a Pullman, e a Andesmar.

 

A segunda é de avião. A LAN Chile é a SKY Airlines fazem voos diários para Calama que é a cidade mais próxima de San Pedro de Atacama. A viagem entre Santiago e Calama tem duração de 2 horas.

 

Calama fica localizada a 113 km de San Pedro do Atacama que é a cidade base para realização dos passeios no Deserto. O trajeto até San Pedro tem duração de uma hora e meia e foi realizado através de transfer contratado pela empresa que fechamos o pacote de passeios no Atacama. 

 

Como fazer os passeios:

 

Já chegamos em Calama com todos os passeios comprados e com o Hotel reservado.

 

Existem diversas empresas que fazem os passeios no Atacama, porém decidimos contratar com uma  empresa chamada Ayllu, pois seus donos são brasileiros e aceitavam pagamento através de depósito em instituição financeira brasileira o que facilitou bastante nossas vidas!

 

Contudo, existem várias outras empresas que fazem os passeios do Atacama como a Grado 10, a Turistour, Turismo Layana, Cosmo Turismo, Cumbre 6000 e a Corvatsch.

 

Quando chegamos no Aeroporto o pessoal da empresa já estava nos esperando para levar até San Pedro.

 

O percurso e muito tranquilo é a estrada é muito boa e com belas paisagens.

 

Moinhos de energia eólica no trajeto.

 

Lindas paisagens do deserto.

 

Onde se hospedar:

 

Ficamos hospedados no Hotel Quechua, localizado a poucos metros da rua Caracoles, principal rua da cidade. Hotel pequeno recém inaugurado, com quartos espaçosos. Contudo, somente possuia wi-fi na recepção e o aquecedor somente funcionava parte da noite, o que era horrível pois os passeios saiam de madrugada e tomar banho com o quarto gelado era uma verdadeira aventura! 

 

San Pedro do Atacama conta com várias opções de hospedagem, sendo a grande maioria pequenos hotéis e hostéis (Albergues). Existem, também, alguns hotéis de de luxo como o Hotel Cumbres, o Explora Atacama, o Alto Atacama Desert Lodge & SPA e o Tierra Atacama Hotel & SPA. As diárias variam muito, desde 30 dólares em albergues até mais de 1000 dólares nos melhores hotéis.

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

Culinária:

 

A culinária da região é bastante rica. Existem vários restaurantes legais na região, quase todos concentrados no Centro da cidade, mais especificamente na Rua Caracoles e Toconao.

 

Restaurante El Toconar.

 

Durante o periodo que passamos no Atacama comemos no El toconar, no Export, no Adobe e no Ayllu e adoramos todos!

 

Passeios:

 

Fizemos os seguintes passeios durante nossa estada no Atacama. Para faciltar o leitor fizemos um post especifico sobre cada passeio. Basta clicar onde estiver em vermelho.

 

1) Vale da Lua e Vale da Morte - esse passeio é muito interessante e fica próximo ao centro da cidade. Lá conhecemos uma escultura natural chamada três Marias e passeamos por meio dos vales.

 

Escultura natural das três Marias.

 

Depois fomos para o vale da Morte, local com uma vista incrível onde vimos o pôr do sol do alto de um Vale.

 

 

2) Lagunas Altiplânicas -  Esse passeio inclui a Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques. Na minha opinião é um dos passeios mais bonitos do Atacama. As paisagens são de tirar o fôlego.

 

Laguna Miscanti

 

Laguna Miscanti.

 

Laguna Miñiques.

 

3) Salar do Atacama - É neste passeio onde podemos observar os flamingos. Quase todos os documentários sobre o Atacama possuem várias imagens desse local. Para quem gosta de fotografia esse local é imperdível. 

 

 

Além da vista espetacular do Salar, os Flamingos são um atração a parte.

 

 

 

4) Laguna Cejar - o passeio da laguna Cejar é outro passeio imperdível para quem vai visitar a região. Nesse passeio é possível visitar a laguna Cejar e ver o pôr do sol na laguna Tebinquiche.

 

Laguna Cejar.

 

5) Gêiseres del Tátio - é o passeio mais comentado em todos os sites. Neste passeio visitamos o campo geotérmico dos Gêiseres.

 

 

No caminho de volta paramos em um povoado chamado Machuca e observamos uma igreja bem conhecida da região e comemos o famoso churrasco de lhama.

 

 

Após essa visita, nosso guia foi parada em vários locais para foto, sempre observando os animais típicos da região.

 

 

Existem vários outros passeios na região (Salar de Tara, escalada de Vulcões, entre outros), entretanto, o nosso tempo só nos permitiu fazer esses.

 

O que levar:

 

DICA IMPORTANTISSÍMA: Lembrem-se de levar para os passeios roupa apropriada, colírio para hidratação dos olhos, soro para hidratação do nariz, óculos escuro, protetor solar, bastante água, tenis apropriado e todos os seus rémedios.

 

Não deixem de assistir o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem:

 

 

Na próxima ida ao Atacama tentarei ir para o salar de Uyuni (maior salar do mundo), na Bolívia, pois várias empresas do Atacama fazem esse passeio e os preços são bem em conta.

 

Resumido: a viagem para o Deserto do Atacama foi uma das experiência mais incríveis que já tivemos em nossas vidas. Vale muito a pena conhecer essa região!

 

Posts Relacionados:
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Espero que tenham gostado das dicas. Qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em responder!



Esse artigo foi lido 13711 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital

Sou Advogado especialista em Direito Civil, Imobiliário e Trabalhista. Meu principal lazer é viajar e fotografar o mundo. Tenho um instagram que funciona como um microblog sobre minhas viagens e hoje conta com mais de vinte e cinco mil seguidores @marcion



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Nossas dicas do Atacama: uma viagem cheia de cores e sabores

26 Jul 18

Torres del Paine: um paraíso na Patagônia chilena

03 Jul 18

Dicas completas de Santiago do Chile

05 Abr 18

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas