Coron: um mergulho nos naufrágios japoneses da Segunda Guerra Mundial

  • 01 de dezembro de 2016


Um dos principais motivos de termos visitado Coron, nas Filipinas, foram os mergulhos. A região é repleta de peixes e uma infinidade de espécies de corais! Além disso, a ilha de Coron é conhecida como um dos melhores locais do mundo para se mergulhar em Naufrágios.

 

Não deixem de ler nossos outros posts das Filipinas.

 

Outro fator importante é que os naufrágios possuem muita história pois eram barcos japoneses que estavam abrigados nas águas calmas de Coron quando foram bombardeados pelos americanos durante a segunda guerra mundial tornando Coron um verdadeiro museu subaquático.


Fizemos uma pesquisa grande pela internet e descobrimos que em Coron existem várias empresas que fazem os mergulhos e as que chamaram mais nossa atenção forma a Neptune e a Sea Dive. Já do Brasil mandei alguns e-mails e descobri que os mergulhos funcionam da seguinte forma: não precisaria de reserva prévia, os roteiros são escolhidos na noite anterior ao mergulho e o mergulhador pode optam por um, dois ou três mergulhos na saída!

 

 

Chegando em Coron procuramos a Neptuno Dive, pela proximidade do nosso hotel, e ficamos horrorizados com a forma que eles tratam seus clientes! Empresas sem nenhuma seriedade, muito enrolada  e com informações totalmente desencontradas! Resultado: a empresa não nos passou confiança e decidimos procurar outra empresa.


Aí partimos para Sea Dive e reservei o mergulho. Optei pelo mergulho triplo e custou 3440 PHP, cerca de 70 usd. Os pontos de mergulho que haviam sido escolhidos foram: Barracuda Lake, naufrágio Olympia Maru e East Tangat.


Pois bem. No dia seguinte fui no horário combinado para a empresa e fiz a prova de todo equipamento! O barco partiu pontualmente às 9:00 da manhã comigo e mais 12 mergulhadores, alguns instrutores e a tripulação. O barco era muito confortável e grande! 

 

Nossa primeira parada foi no famoso Barracuda Lake, uma das principais atrações de Coron. Descemos do barco com equipamento e para chegar até o lago é necessário subir e descer uma pequena escadaria! Assim que cheguei no Barracuda Lake fiquei boquiaberto com a beleza e transparência da água do local! Entramos na água e nosso instrutor passou as orientações! 

 

Fizemos um mergulho de  27 metros de profundidade e tempo de fundo de 38 minutos. O local impressiona com as formações rochosas que existe no fundo! 

 

Um fato curioso é que no Barracuda Lake é formando uma parte por água doce e outra por água salgada! Ademais, existe uma grande variação da temperatura da água. Pegamos variação entre 26 graus e 39 graus. Isso mesmo 39 graus! Um calor muitoooo grande. 

Depois do mergulho é necessário voltar para o barco com equipamento e aproveitei para fazer um rápido mergulho nos corais que existem do lado de fora do Barracuda Lake! Confiram nosso vídeo do mergulho no Barracuda Lake.


No trajeto do nosso primeiro mergulho até o segundo ponto foi serviço o nosso almoço (peixe, frango, legumes cozinhas e arroz). Estava tudo delicioso e já incluído no valor do mergulho.


Nosso segundo mergulho foi no Naufrágio Olympia Maru, navio japonês bombardeado pelos americanos durante a segunda grande guerra. O naufrágio é imenso, possui mais ou menos 130 metros de cumprimento e está a 30 metros de profundidade.

 

No Briefing os instrutores perguntaram quem queria fazer penetração e quem queria fazer apenas a parte de fora! Escolhi fazer a penetração e conhecer melhor o navio.  Assim que descemos fiquei encantado com o tamanho do naufrágio, com a quantidade de vida é com seu estado de conservação! 


A penetração é muito grande é os corredores e compartimentos do navio são enormes! A grande quantidade de mergulhadores dentro do naufrágio cada um com sua lanterna faz com que o interior fique bastante iluminado, permitindo uma maior análise e aproveitamento do mergulho. Nossa profundidade máxima foi de 22 metros e o tempo de fundo foi de 32 minutos! A parte externa do naufrágio possui um verdadeiro jardim de corais, com muitos cardumes de peixes. 


Assistam o vídeo com os melhores momentos do Olympia Maru:

 

Nosso último mergulho foi em outro naufrágio chamado East Tangat! Esse é um naufrágio menor, com cerca de 40 metros, e que fica próximo a uma barreira de corais.

 

Durante o mergulho vimos muita vida, Peixes que nunca havia visto antes com o Mandarim Fish.

Nesse mergulho a profundidade máxima era de 18 metros e passamos cerca de 48 minutos de fundo! Foi o mergulho que mais vimos vida marinha! O casco do naufrágio está completamente tomando de corais. 


Vejam o vídeo com os melhores momentos desse mergulho:


Após o mergulhos nos foi oferecida umas San Miguel, cerveja das Filipinas, e voltamos para terra firmem admirando o entardecer das ilhas nos arredores de Coron. 

 

Não deixem de ler nossos outros posts das Filipinas.

 

Ter mergulhado em Coron foi uma experiência  maravilhosa! Recomendo para todos, tanto os que gostam do mergulho em recifes, como os apaixonados como eu por naufrágios. Qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.



Esse artigo foi lido 2567 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também