Marcio no Mundo




Dicas de Bagan: uma das cidades mais incríveis do mundo


Publicado em 03 Abr 17



Booking.com



Se você gosta de cultura, história, lindas paisagens, aventura, hotéis excelentes, ótima gastronomia e um artesanato riquíssimo pode ter certeza que Bagan é o destino correto! 

 

 

Bagan foi o principal motivo da nossa visita ao Myanmar. A cidade é conhecida como "a cidade dos 3 mil templos" e entrou na lista dos destinos mais bonitos que eu visitei no mundo!

 



Bagan, antiga Pagan, foi capital de vários reinos do Myanmar, ex Birmânia. A cidade fica localizado numa planície aguda a 146 km de Mandalay.

 

Vista dos templos de Bagan.

 

A UNESCO ja tentou várias vezes fazer com que a cidade fosse patrimônio da Humanidade, contudo, o regime militar do país sempre descumpriu com as exigências sempre reformando os templos com materiais inadequados e construído obras desrepeitadas as regras necessárias ao enquadramento.

 

 

As ruínas de Bagan cobrem uma área de 16 milhas quadradas (41 km2). A maioria dos seus edifícios foram construídos do século XI ao século XIII, durante o tempo em que Bagan era a capital do Primeiro Império birmanês.

 

Como chegamos em Bagan:


Exigem duas maneiras de se chegar a Bagan: avião ou ônibus. Como entramos no Myanmar por Yangon e tínhamos relativamente poucos dias no país optamos por fazer nosso trajeto de avião. 

 

Aeroporto de Yangon.

 

Existem algumas poucas empresas que fazem os trechos internos do myanmar, quase todas controladas para o governo. Viajamos pela Air KBZ e foi tudo tranquilo. O trecho de ida e volta de Yangon para Bagan com bagagem de 20 kg + taxas saiu 210 usd por pessoa. O voo foi bem tranquilo e tem duração de 1 uma hora e vinte minutos.


Para quem tem tempo não país é não quer gastar muito recomendo ir de ônibus! Li em vários blogs e escutei de amigos que já foram que os ônibus são muito confortáveis e o trajeto é bem tranquilo.

 

Quando ir para Bagan: 


Bagan é uma daquelas cidades que podem ser visitadas durante todo ano! Porém, se você deseja fazer o voo de balão o período correto é de outubro a março quando o clima é ideal para a pratica do balonismo.

 

 

Ingresso para visitar Old Bagan:

 

 

Para visitar a parte antiga de Bagan é necessário adquirir um ticket. Compramos o nosso no aeroporto na nossa chegada e custou 20 usd. Aliás, quem chega de avião tem obrigatoriamente que adquirir no aeroporto porque só sai com o ticket.

 

 

Como se locomover em Bagan:


Existem várias formas de conhecer os templos e pagodas de Bagan. As mais conhecidas são através de uma espécie de city tour com carros pequenos e grandes (espécie de mini van) e através do aluguel de bicicletas elétricas.

 

 

Como estávamos com meus pais optamos por fazer tudo de carro! Contratamos dois dias de passeios! Em um dia fizemos um passeio de meio dia (half tour) que custou 25 usd o carro e no outro dia fizemos o passeio de dia inteiro (full das tour) que custou 50 usd.

 

Onde se hospedar em Bagan:

 

Bagan possui hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos! Durante a nossa viagem ficamos em dois locais diferentes! Um em uma pousada boutique chamado My Bagan Recidence by Amata e no Aureum Palace Resort.

 

 

My Bagan Recidence by Amanda: essa linda pousada é uma delícia. Possui quartos amplos, muito bem decorados e confortável, ótimo café da manhã, pessoal prestativo e uma ótima piscina.

 


Todos os dias no jantar acontece um show da cultura local com apresentação de danças e fantoches. O jantar é delicioso e o preço muito acessível. Pagamos no hotel (80 usd a diária) e o jantar custava em média 20 usd por pessoa com bebida. Para mais informarções sobre o hotel Clique aqui.

 

 

Aureum Palace: esse é o hotel mais luxuoso é cobiçado de Bagan. Possui uma estrutura fabulosa! Quartos amplos, ótima área de lazer, vários restaurantes, atendimento muito bom é uma vista deslumbrante para os templos.

 

 

Os pontos altos do hotel são: piscina de borda infinita com vista para os templos e balões (no nascer do dia) e a torre com vista panorâmica para o sítio arqueológico de Bagan. Leiam o post completo da nossa experiência no hotel. CLIQUE AQUI.

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

 

Templos e Pagodas que visitamos em Bagan:


Manuha: esse templo possui uma estrutura precária, porém a parte internar é bem bonita. Possui 3 budas, um em cada cavidade frontal e 1 Buda reclinado na parte de trás do templo;

 

 

Myin kabar Gubyaukgyi: templo próximo ao Manuha e é fomoso pelos artesanatos que ficam ao seu arredor! Esse templo fica fora de Old Bagan. Foi nesse templo que compramos os famosos fantoches de Bagan;

 

 

Htilominlou: templo já próximo a Old Bagan. O templo é bem grande e todo de tijolo aparente! Foi neste local onde compramos as famosas sombrinhas de Bagan e algumas pulseiras do artesanato local;

 

 

Secret temple: esse templo é bem desconhecido e apenas os guias conhecem para ter a melhor vista para o pôr do sol. Recomendo evitar os principais templos no nascer e no pôr do sol pois eles ficam lotados;

 

 

Gubyaukgyi: templo bem pequeno que possui belas pinturas em seu interior! Pena que não pode tirar foto ou filmar o local. 


Shwe Zi Gone Pagoda: templo com uma grande área e que possui uma grande Pagoda dourada central. A Pagoda é muita rica detalhes e possui uma espécie de árvores com flores ao redor. O local também possui um grande artesanato repleto de lojinhas. Foi um dos templos mais bonitos que visitamos e ele foi construído para guarda as relíquias do dente de Buda.

 

 

Ananda: é um dos maiores e mais conhecidos  templos de templos de Bagan. Existem 4 budas, sendo que são 2 originais e dois que já foram restaurados. O que é interessante nesse budas e que de longe eles aparentam sorrir e quando aproxima o semblante desaparece. É considerado o templo mais bonito de Bagan;

 

 

Thatbyinyu: é do século 12. Ele é o segundo maior e é mais alto, possuindo 62 metros de altura! Não entramos no templo é avistamos apenas de fora. Seguindo nosso guia ele é muito importante para para população de Bagan. 

 

 

Dhammayangyi:  nosso guia nos falou que esse templo foi construído durante o reinado do rei Narathu que havia matado pai e irmão mais velho para se tornar rei. Reza a lenda que o rei Narathu construiu o templo para ser perdoado dos seus pecados;


Mahanodhi Templo: templo com estilo indiano. 


Bu Paya: templo completamente diferente dos outros pois possui uma pedra dourada imensa que fica na beira do rio de Bagan. É ideal para ir no final do dia para observar o espetáculo do pôr do sol.

 

Passeios e outras atrações de Bagan:

 

Passeio de Balão: a cereja do bolo da nossa viagem sem dúvida alguma foi o passeio de Balão que fizemos ao nascer do dia sob os mais de 3 mil templos de Bagan. Esse passeio foi tão memorável que mereceu um post em especial pra ele. Leia sobre nosso passeio de Balão clicando AQUI.

 

 

Gu Kyaung Monestary: em Bagan segundo nosso guia existem dois monastérios, um para criança e outro para adultos! Esse é para crianças! O local não é bonito mas é lindo ver as os monges crianças brincando no local.

 

Bagan View Tower:  é um observatório que fica dentro do hotel Aureum Palace, o mais luxuoso e cobiçado da cidade. O local é bastante procurado pois possui uma vista incrível dos templos. Na torre existe também um restaurante é uma cafeteira. Para entrar na torre custa 10 usd e os hóspedes do Aureum Palace têm acesso livre.

 

 

Fábrica da Laca: A laca é um dos principais produtos do artesanato de Bagan. No dia que fizemos os templos nosso guia nos levou em uma fábrica de laca onde pudemos observar toda produção desse matéria tão bonito! 

 

 

Museu de Arqueologia de Bagan: não visitamos o museu mas nosso guia falou que o museu é incrível! Então fica a dica para quem gosta de história.

 

 

Passeio de barco: esse passeio tem saída do lado do templo Bu Paya. O passeio tem duração média de uma hora e meia e tem como objetivo observar os templos por outra perspectiva! O ideal é sair no final da tarde para  pegar o pôr do sol no rio! Alugamos um barco por 15 usd. 

 

 

Passeio para o Templo de Pompa: esse passeio tem duração de um dia inteiro e custa 65 usd o carro grande! O Mount Popa é um vulcão que fica situado a 50 km de Bagan, mais ou menos uma hora e meia de viagem. O local é bastante visitado pois possui vários templos no alto do vulcão. 

 

Artesanato de Bagan:


O artesanato de Bagan é riquíssimo com muitas cores, objetos em madeira, laca, pedras preciosas, fantoches, sombrinhas coloridas, telas, budas e vários outros souvenir.

 

 

É possível encontrar feirinhas de artesanato em vários pontos de Bagan! Tanto no centro de Old Bagan, como em new Bagan e na maioria  dos grandes templos! Os preços são melhores que os de Yangon e a negociação também.


Durante nossa viagens compramos ótimos artesanatos: imãs de geladeira (2 usd), pulseiras( 5 e 10 usd) , sobrinha no estilo local (5 usd), dois fantoches para fazer quadro (pequeno 10 usd e grande 20 usd) , e outras coisinhas mais. 

 

Quantos dias ficar em Bagan:


Bagan possui muitas atrações turísticas, passeios interessantes e milhões de templos para serem explorados. Recomendamos passar no mínimo três dias inteiros para conhecer o principal! 

 

Amamos ter conhecido Bagan! A cidade entrou no top five dos destinos mais bonitos que já visitamos no mundo! Se revelou um destino exótico é chique ao mesmo tempo, com muitas atrações lindas, paisagens de tirar o fôlego, hotéis deslumbrantes é uma gastronomia fantástica.  

 

Marcela veste  @santemaceio e Marcio @baskashorts.

 

 

Enfim, espero ter ajudado com essas dicas e qualquer dúvida que porventura tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los. De Bagan voltamos para Yangon e de lá partimos para Bali, na Indonésia.



Esse artigo foi lido 4999 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Onde se hospedar em Bagan: conheçam duas ótimas opções

11 Jun 17

Dicas de Bagan: uma das cidades mais incríveis do mundo

03 Abr 17

Dicas de Yangon: nossa porta de entrada no Myanmar

19 Mar 17

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas