Bagan: um passeio de Balão inesquecível

  • 03 de janeiro de 2017


O principal motivo que nos levou à Bagan, no Myanma, foi o passeio de Balão sob os 3000 mil templos que existem em sua extensa planície. Quando vi as fotos e os vídeos no YouTube fiquei enlouquecido e decide que teria que incluir o Ballon Tour de Bagan de qualquer forma no nosso roteiro para Ásia.

 

 

Conseguimos encaixar o Myanmar na nossa terceira ida para Ásia (vejam nosso roteiro CLIQUE AQUI).


 
O passeio de Balão em Bagan acontece durante o período de outubro a março,  época em que o clima é favorável para pratica do balonismo. A única coisa que me desanimou no início foi o valor dos passeios que varia entre 350 a 400 usd de acordo com a categoria. 

 

Existem três empresas que fazem o passeio de Balão. Contratamos nosso passeio com quase 2 meses de antecedência (é recomendável fazer a reserva desde o momento da compra das passagens, pois o passeio é cobiçadíssimo). Contratamos nosso passeio com a empresa Bagan Ballon, operadora da Golden Eagle - empresa de Balão, e custou 365 usd já com as taxas. Infelizmente no dia que queríamos só havia uma vaga e como minha esposa não fazia tanta questão eu fui para o passeio!

 

 

Assim que fiz o pagamento pela internet recebi um e-mail confirmando minha reserva, dando algumas orientações e solicitando para informar o nosso hotel em Bagan. No dia contratado às 5:30 da manhã, horário combinado, a empresa Golden Eagle Ballooning nos pegou em nosso hotel. 

 

 

O caminho até o local da decolagem foi curto e ainda era noite! Assim que chegamos tomamos um pequeno café da manhã a luz de velas e depois os guias fizeram um briefing passando todas as orientações sobre a decolagem, o trajeto é o pouso! Após as orientações os balões começam a serem inflados e a tomar forma. 

 

 

 

Todas as três empresas que fazem os passeios levantam voo uma do lado da outra fazendo com que o cenário fique infestado de balões amarelos (Golden Eagle - empresa que fizemos o passeio); vermelhos (Balloons over Bagan) e os verdes (Oriental Ballooning). Uma cena memorável.

 

 

Quando o Balão estava cheio fomos orientações a subir na cesta que é dividida em três partes: uma parte para o piloto, outra para 6 pessoas e outra para mais 6 pessoas, totalizando 13 pessoas! Nosso Balão foi um dos primeiros a levantar voo e a sensação foi indescritível. 

 

 

Ver o nascer do sol com uma planície com mais de três mil templos foi uma das melhores experiências da minha vida. Os minutos iniciais são de um silêncio profundo que só é quebrado com os cliques das máquinas! Durante todo trajeto o balão vão descendo e subindo e girando, tudo isso bem devagar dando oportunidade para todos curtirem os melhores ângulos possível do passeio.

 

 

No site diz que o passeio dura em média 45 minutos, contudo, as condições estavam tão favoráveis que nosso voo durou uma hora e vinte minutos. Sem dúvida os um dos melhores minutos da minha vida!

 

Durante o voo avistamos Old Bagan, New Bagan e grande parte dos três mil templos que ficam espalhados na imensa planície que é cercada pelas montanhas de Bagan. Nosso guia foi nos explicando sobre a cidade e sobre as principais atrações sobrevoadas.

 

 

Da mesma forma que a decolagem o pouso aconteceu junto com todos os balões em um espaço descampado! Assim que o Balão chegou fomos recebidos com champanhe, frutas e bolos pelos simpáticos birmaneses que trabalhavam na Golden Eagle. 

 

 

Todos os passageiros receberam um certificado do passeio de Balão! Não deixem de ler nossos outros posts sobre o Myanmar.

 

Enfim, o Myanmar foi sem dúvida um dos países mais encantadora que já conhecemos! E o passeio de Balão em Bagan foi a cereja do bolo da nossa viagem! Valeu a pena cada centavo investido.




Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também