Romênia: A cidade de Sinaia e o imperdível Castelo de Peles

  • 14 de outubro de 2016


Sinaia fica no estado da Transilvânia, numa região montanhosa e rica em sua vegetação e é uma cidade pequena que se resume basicamente a uma única ruazinha e o seu atrativo principal: o magnífico Castelo de Peles, considerado por muitos o mais incrível e bonito dos castelos espalhados pelo mundo. Na realidade ele poderia ser considerado um palácio, uma vez que não é fortificado e é sem dúvidas a atração "tem que ir" número um uma vez estando no país.

 

Castelo de Peles (Castelul de Peles em romeno)

 

O Castelo de Peles começou a ser construído em 1873 no final do domínio otomano e demorou 40 anos para concluir a sua construção. Ele era a residência de verão da família real romena cujo rei era Carlos I (Carol I) e sua esposa, sem filhos, pois a única filha do casal faleceu aos 3 anos de idade. Carlos I foi o primeiro rei do país e era alemão e sua esposa era uma princesa alemã. Assim que se casou, Carlos comprou essa terra e iniciou as obras do Castelo.

 

 

O rei Carlos faleceu aos 75 anos (e mal aproveitou o castelo após as obras totalmente concluídas) e como não tinha filhos, seu herdeiro no trono foi o filho de seu irmão, seu sobrinho Ferdinando.

 

O Castelo de Peles, em estilo renascentista alemão, era moderníssimo para a época em que foi construído. Por mais incrível que pareça, naquela época a construção já contava com luz elétrica, aquecimento central, sistema de saneamento, além de ter sido a primeira propriedade a contar com aspirador de pó.

 

 

Uma curiosidade: sabe o por quê o castelo se chama Castelo de Peles?  Pois nessa época os reis vestiam cintos feitos de peles de animais.

 

O castelo conta com 160 salas e hoje, muitas delas são abertas para visitação e impressionam bastante pelo acervo, obras de arte incríveis, coleção de armas medievais do mundo todo, com mais de 4.000 itens, bem como pela decoração mega suntuosa e diversidade nas salas e quartos. Ainda hoje existem muitas passagens secretas (e algumas delas podemos passar), super bacana!

 

 

A sala de armas do castelo lembra bastante a sala de armas do Museu Instituto Brennand Recife.

 

 

O Castelo conta ainda com inúmeros lustres, detalhes talhados em madeiras, tapeçaria maravilhosa, e inúmeros detalhes mega luxuosos e grandiosos. É tudo nos mínimos detalhes e em excelente estado de preservação. 

 

 

A visita ao castelo pode ser feita incluindo ou não o andar dos quartos (indico incluir os quartos, são lindos!) e ser guiada. super indico a visita completa. 

 

Fotografias no interior só são permitidas se for paga uma taxa de aproximadamente 32 Leis.

 

 

Saiba mais sobre o castelo de Peles em: https://peles.ro/ e confira as informações de horários e preços.

 

O que fazer em Sinaia

 

Em Sinaia é possível fazer trilhas para conhecer a região montanhosa e a vegetação.

Bem pertinho do Castelo de Peles fica o Castelo de Pelisor, que foi construído pelo sucessor do Rei Carlos I (Carol I), o Rei Ferdinando. É bem menorzinho e aceita visitações. Outra atração é o Monastério de Sinaia, fundado em 1685.

 

Compras em Sinaia

 

A feirinha por fora do Castelo de Peles é a melhor opção para fazer compras em toda a Romênia, especialmente as blusas típicas da região que se iniciam por 25 euros e existem uma variedade enorme que não encontrei em mais nenhum lugar no país, além de ter encontrado preços bem mais altos e menos qualidade. 

 

Restaurante em Sinaia

 

Passei uma noite e meio dia por lá, logo só tive a oportunidade de conhecer um restaurante e eu super indico (inclusive foi onde comemorei meu aniversário): Restaurant Buceqi, fica na rua principal e no cardápio conta com comida tradicional da Romênia, carnes de caça e as famosas trutas que também (assim como na Bulgária), são deliciosas na região.

 

 

Dica: Não deixe de provar os vinhos romenos: são excelentes e com bom custo/benefício.

 

Hotel em Sinaia

 

Me hospedei no Hotel Palace. O hotel é suntuoso e mega bacana nas áreas comuns, os quartos nem tanto. Deixam a desejar. Localização excelente! 

 

 



Sobre o Autor

Ana Carla Gameleira

Psicóloga clínica e nas horas vagas viajante. Acompanhem minhas fotos no Instagram: @relatosdeviagens


Veja Também