Romênia: Transfagarasan Road, uma das mais espetaculares estradas do mundo

  • 03 de novembro de 2016


Você já ouviu falar na Transfagarasan Road? Da série "lugares incríveis para se visitar no mundo", Ela fica na Romênia e liga a Transilvânia à Valáquia e é uma estrada super peculiar. Localizada na serra de Fagaras, a mais alta do país, há mais de 2.000 metros de altitude, a estrada conta com um percurso de mais de 150Km (alguns locais dizem ser 90km) de puras curvas super íngremes. totalmente aberta apenas nos meses de Julho até Outubro, o ponto mais alto chega a 2.042 metros com o Lago glacial Balea embelezando a paisagem. 

 

 

 

A Transfagarasan se encontra serpenteando entre as montanhas dos Cárpatos Romenos, com uma linda paisagem de tirar o fôlego. Tava um frio danado quando fomos lá e cheio de neblida, o que dificultou um pouco as fotos. Pegamos -2 graus lá no topo!

 

 

Foi construída entre 1970 e 1974 enquanto o ditador comunista Nicolae Ceausescu lidereva o país (guarde esse nome que falarei sobre ele no Post de Bucareste). Ele utilizou a força militar para tal construção e muitas vidas foram perdidas. Além da altitude que era um impecílio, foram utilizadas muitas dinamites e muitos soldados morreram. A estrada, apesar de inaugurada em 1974, teve obras até 1980.

 

A visita para conhecer a estrada deve ser agendada para o verão, pois na época do inverno a mesma fica totalmente coberta de neve e é interditada, e mesmo no passeio de bondinho não é possível visualizá-la. 

 

Foto: Lago glacial da Balea no alto da Transfagarasan.

 

Caso não opte por dirigir entre a estrada cheia de curvas e ir até o seu final e ponto mais alto que é o Lago Glacial da Balea – Lacul Balea, há uma opção de visualizá-la e chegar até este local subindo de Cable Car, o famoso bondinho. Foi exatamente o que fizemos! O passeio é lindo e o percurso do bondinho super extenso. O ponto final é de suspirar de tão lindo.

 

 

Embaixo do ponto inicial do bondinho existem diversas barraquinhas com comidinhas e souvenirs. Vale a pena provar um pouco de cada delícia que tem por lá. 

 

 

Hospedagem e Esqui Lacul Balea

No inverno o local tem uma pista de esqui (e a Transfagarasan fica interditada) e o ano todo existe um hotel lá no topo. Uma curiosidade é este local se torna um hotel de gelo no inverno e o acesso apenas pelo bondinho. 

 

Mais informações no site: http://www.balea-turism.ro/

 

 



Sobre o Autor

Ana Carla Gameleira

Psicóloga clínica e nas horas vagas viajante. Acompanhem minhas fotos no Instagram: @relatosdeviagens


Veja Também