Marcio no Mundo




Guia completo de Maceió


Publicado em 09 Set 17



Booking.com



Maceió é sinônimo de belas praias de água azul turquesa, povo hospitaleiro, de uma gastronomia diversificada e de uma cultura peculiar. Esse GUIA tem como objetivo ajudar alagoanos, maceioenses e turistas com as mais variadas informações da capital alagoana e estará em constante atualização de acordo com as nossas andanças pela cidade.
 

A cidade é a capital do estado de Alagoas, sendo considerada uma das mais bonitas do Nordeste e do Brasil. Recentemente passou a ser um dos destinos mais procurados do Brasil de acordo com informações da maior operadora de turismo do país. Tal fato vem ocorrendo pelo forte investimento no turismo que a cidade teve nos últimos anos.

 
 
Já conhecem nosso canal do Youtube? São mais de 100 vídeos de viagens ao redor do mundo! CLIQUE AQUI  e se increva.
 
 
Como chegar em Maceió:
 
 
 
A forma mais procurada para se chegar a Maceió é através de avião. A região possui o moderno Aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica localizado no Município vizinho de Rio Largo, a 30 minutos das principais praias urbanas da capital, onde ficam a maior parte da rede hoteleira da capital.
 
Diariamente diversos voos chegam a capital alagoana dos mais variados destinos do Brasil e alguns poucos do exterior.
 
Maceió fica situada a 250 km de recife, capital de Pernambuco e a 275 km de Aracaju, capital de Sergipe, portanto, também é viável vim desses outros destinos de carro ou de ônibus! As estradas são relativamente boas e o acesso é bem fácil.
 
Maceió também recebe anualmente inúmeros cruzeiros, sendo possível conhecer um pouco das principais atrações da capital caso o destino esteja incluído no seu roteiro.
 
 
Quando ir para Maceió:
 
 
 
 
A cidade de Maceió possui altas temperaturas o ano inteiro. Basicamente a cidade só tem duas estações: verão e inverno.
 
No inverno as chuvas são constantes e modificam a cor do mar. Os meses que mais chovem são entre abril e julho, contudo, nessa época os preços são mais convidativos!
 
Já no verão a cidade costuma ficar lotada e os preços dos hotéis aumentam bastante. O período mais procurado do ano pelos turistas é o final do ano entre o Natal até o dia 15 de janeiro, durante esse período a cidade fica completamente lotada de turistas e os preços aumentam.
 
Atualmente Maceió passou a ser conhecida como "Capital dos Réveillons" uma vez que recebe diversas festas neste período.
 
Dois meses que são mais tranquilos e possuem ótimo clima são os meses de Março e Novembro. 
 
 
Onde ficar hospedado em Maceió: 
 
 
Acqua Suítes - Foto Fernanda.
 
Maceió possui uma excelente rede hoteleira com diversos novos hotéis, pousadas e apartamentos por temporada. Os preços são razoáveis e os hotéis se concentram praticamente na mesma região! Recomendo ficar na Praia da Ponta Verde, Jatiúca ou da Pajucara pois essas três regiões possuem ótima praias, boas opções de restaurante e lazer.
 
 
Orla da Pajuçara. Região com vários hotéis.
 
 
Os hotéis que mais se destacam na cidade são: Hotel Ponta Verde, Maceió Mar Hotel, Ritz Lagoa da Anta, Acqua Suites Hotel, Jatiúca Resort , Ibis, entre outros. FAÇAM SUA RESERVA CLICANDO AQUI.
 
 
 
 
 
Principais atrações de Maceió:
 
 
Praia da Ponta Verde.
 
 
Muitas pessoas me perguntam quantos dias passar em Maceió. E eu sempre respondo que depende do que o turista pretende fazer. Se pretende conhecer as principais atrações do Estado 15 dias são suficientes, mas se o objetivo é conhecer apenas a capital 4 ou 5 dias está de bom tamanho. 
 
 
Praias urbanas: as principais praias de Maceió são a Praia da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Todas elas são ótimas para banho e possuem infraestrutura para o turista. A orla é bastante conservada sendo um convite para uma caminhada! O trecho entre a Pajuçara e Jatiúca possui cerca de 5 km sendo possível percorrer toda sua extensão caminhando ou praticando esportes.
 
Pôr do Sol na Ponta Verde.
 
 
A Praia da Ponta Verde é a mais conhecida e é um dos principais cartões portais da cidade, com uma ótima orla para prática de atividades ao ar livre e praia com água quente e rasa, sendo um convite para um mergulho. É nesta praia onde fica o principal símbolo da cidade: o Farol da Ponta Verde.
 
 
Farol da Ponta Verde.
 
 
Aos domingos a orla fica fechada para a passagem de carro sendo ideal para levar toda a família, em especial a criançada! Aproveitem para tirar foto no letreiro EUAMOMACEIÓ. 
 
 
Letreiro.
 
 
Praia da Pajuçara:  É na Pajuçara onde fica localizada a famosa feirinha de artesanato e é de lá onde saem as jangadas para as piscinas naturais. Muitos dos novos hotéis ficam localizados à beira mar desta região. Não deixem em hipótese alguma de fazer o passeio das piscinas naturais (custa em média 25 reais por pessoa). É um verdadeiro espetáculo! 
 
Jangada voltado das piscinas naturais.
 
 
City tour: recomendo contratar um passeio para fazer o city tour pelas principais atrações turísticas da capital alagoana como as praias, mirantes e museus. Existem diversas empresas que fazem essa programação! Na feira da Pajuçara é onde se concentram a maioria deles. 
 
 

O bairro do Jaraguá é ideal para ver construções antigas e históricas. As principais atrações da região são: Praça dois leões, Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo,  MISA – Museu da Imagem e do Som, prédio da Associação Comercial, coreto de Jaraguá e o Memorial à República.

No centro a dica é visitar a Catedral Metropolitana de Maceió e o Palácio Floriano Peixoto, que é a antiga moradia e área de trabalho de diversos governantes alagoanos.  No Palácio é possível fazer um tour com acesso em salões com quadros e móveis antigos, e exposições que contemplam os feitos de personalidades alagoanas.

 

Para ter uma vista panorâmica da cidade, nossa sugestão é ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista muito bonita da cidade e garante boas fotos.

 
 
Locais para admirar o pôr do sol em Maceió:
 
 
 
Pôr do sol na Ponta Verde.
 
Para os amantes de um belo pôr do sol os melhores lugares de Maceió são: na orla da Ponta Verde, nas próximidades do antigo Alagoinha e na Lagoa Mundaú, no Pontal da Barra. Ambos os locais possuem uma ótima estrutura para admirar esse espetáculo da natureza!
 
 
Museus de Maceió:
 
 
 
Museu Theo Brandão.
 
Os principais museus de Maceió são: Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore; Museu Palácio Floriano Peixoto; Memorial da República; Memorial Teotônio Vilela e o Museu do Comércio de Alagoas.
 
 
Lagoas: 
 
 
 
 
O nome Alagoas surgiu justamente pelo fato das duas grandes lagoas que existem no Estado: Mundaú e Manguaba.  É possível conhecer a lagoa Mundaú através do passeio das 9 ilhas. Para maiores informações sobre o passeio acesse o post "Passeio das 9 ilhas".
 
 
Vista aérea da lagoa Mundaú e da Massagueira.
 
Existe um polo gastronômico que fica na beira da lagoa Mundaú chamado de Massagueira. O local é o paraíso para os amantes dos frutos do mar e da boa gastronomia. Na região existem dezenas de bares e restaurantes. Na minha opinião o complexo é parada obrigatória para quem visita às praias do litoral sul alagoano.
 
Já a lagoa Manguaba é possível ser vista para quem vai visitar a cidade histórica de Marechal Deodoro, que fica próximo à Praia do Francês. Para mais detalhes acesse nosso post "Dicas de Marechal Deodoro".
 
 
Mergulho em Maceió:
 
 
Mergulho no naufrágio Sequipe.
 
 
Poucas pessoas sabem que Maceió é um destino incrível para a prática do mergulho. Na região existem vários recifes de coral que são ótimos para o mergulho tanto de snorkel como para o mergulho de cilindro.
 
Além disso, existem 4 naufrágios na região: Itapagé, Draguinha, Dragão e Sequipe. Para maiores informações vejam nossos posts "Como mergulhar em Alagoas", "Mergulho no Draguinha" e "Mergulho no Itapagé".
 
 
 
 
Melhores restaurantes de Maceió:
 
 
Alagoas possui uma culinária bastante rica, com diversas opções de bons restaurantes, seja ele da gastronomia local como diversos outros de outras nacionalidades e estilos.
 
Siri de Coral.
 
Os principais restaurantes da capital são: Restaurante Sur (Restaurante bastante renomado que está entre os 40 melhores do país. É comando pelos Chefs Felipe Lacet e Serginho Juca); Carne de Sol do Picuí (Restaurante de comida típica que tem como carro-chefe a carne do sol com manteiga de garrafa. O restaurante é do renomado Chef Wanderson Medeiros); Massarela (Restaurante italiano bastante conceituado); Wachaco (Restaurante peruano referência nacional); Akuaba e o Espaço Vera Moreira (o melhor restaurante baiano fora da Bahia. O Espaço é do Grande Chef Jonatas Moreira); Bodega do Sertão (Restaurante de comida regional); Imperador dos Camarões (Restaurante especializado em pratos com camarões); Divina Gula (Restaurante de comida mineira comandado pelo Chef André Generoso); o Maria Antonieta (Restaurante italiano com a decoração mais bonita da cidade e com excelente carta de vinhos); O Peixarão (Especializado em frutos do mar); e Armazém Guimarães, Santorégano e Sabatelli (São ótimas opções para comer pizza).
 
 
 
Polvo do Akuaba.
 
 
Na região conhecida como alto de Ipioca é possível admirar uma linda vista de Maceió e provar da culinária local nos restaurantes Villa Chamusca e no Oca.  Leiam nosso post completo sobre a "Gastronomia alagoana".
 
 
Melhores locais para tomar um vinho em Maceió:
 
 
 
Maceió cresceu muito nos últimos anos quando o assunto são restaurantes com boa carta de vinhos! Vamos mostrar aqui algumas sugestões onde é possível degustar vinhos de ótima qualidade com uma culinária a altura:
 
Grand Cru: wine bar com quase mil rótulos de vinhos! Fica situado na Ponta Verde, próximo ao Lopana, e possui uma ambiente lindo e atendimento nota 10! O restaurante possui um cardápio maravilhoso e os vinhos são incríveis.
 
Bon Vin: é um pequeno Bistro situado no coração da Ponta Verde que possui ótimas opções de vinhos com preço justo e algumas entradinhas para acompanhamento. O ambiente é agradável e a decoração bem legal. Vale uma visita! 
 
Palato Farol e Ponta Verde: trata-se de um supermecardo onde existe um restaurante no estilo bistrô com cardápio variado! O local é bem interessante pois permite que os visitantes escolham entre a farta opção de vinhos que estão no supermercado para degustar no restaurante pelo mesmo valor da prateleira.
 
Toscana Vinho e Café: Bistrô situado no bairro da Gruta de Lourdes com grande variedade de vinhos e ótima gastronomia! O local possui uma decoração intimista muito bacana. Quem comanda o restaurante é a chef Letícia Melro. 
 
 
Sushi em Maceió:
 
 
Eu sou apaixonado por comida Japonesa e pelo menos uma vez na semana vou para um Sushi! Existem dois Sushis que na minha opinião são os melhores de Maceió. 
 
Ebi Sushi: Fica localizado no mesanino do famoso restaurante Imperador dos Camarões, na barraca de praia ao lado da feira do artesanato da Pajuçara. lá é possível motar seu combinado com grande variedade de sushis e sashimi. Vale muito a pena! A foto abaixo já diz tudo.
 
 
 
Palato Farol:  fica situado no segundo andar do supermercado palato, mais especificamente na Fernandes Lima. Os combinados não podem ser motados, mas o sushi e o sashimi são de alta qualidade!
 
 
Barracas de Praia e Beach Clubs em Maceió:
 
 
 
Lagosta no Lopana.
 
Na nossa orla urbana as principais barracas de praia são o Lopana, o Kanoa Beach e o Píer 39. Além desses, existe três Beach Clubs que são ideal para passar o dia. O mais conhecido é o Hibiscus, que fica localizado no litoral norte, na praia de Ipioca; o Praêro que fica localizado no litoral sul, na Barra de São Miguel e o Café de lá Musique, que fica na Praia de Pratagy e funciona apenas no verão.
 
 
Vida noturna de Maceió:
 
 
A cidade possui uma vida noturna relativamente agitada, principalmente aos finais de semana. Existem vários bares e casas de show que fazem a diversão para pessoas de todas as idades. A região mais agitada é a Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.
 
Praticamente todos os finais de semana tem show na cidade. As principais casas noturnas são: Maikai e  Lê Hotel. 
 
Já os bares mais agitadas são: Maikai, New Hakata, Conversa de Botequim, Alagoana, Dona Branca e Terraço.
 
Na orla as barracas de praia Lopana e Kanoa são uma excelente opção no período de alta estação.
 
 
Arredores de Maceió:
 
 
Vista aérea da Praia do Gunga.
 
Alagoas possui vários destinos imperdíveis e grande parte deles ficam afastados da capital alagoana. Aqui no blog já existem diversos posts sobre os principais pontos turísticos do Estado. Vejamos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Compras em Maceió:
 
Para quem gosta do artesanato local o principal ponto é a feirinha de artesanato da Pajuçara. Lá é possível encontrar de tudo. Desde temperos da culinária local até artigos de decoração mais sofisticados.
 
Outro ponto bastante procurado é o Pontal da Barra. É neste local onde ficam as famosas rendeiras que fazem um trabalho que é cobiçado em todo o mundo. O pontal fica mais afastado do centro, porém, é possível ir facilmente de carro. Recomendo conhecer no mesmo dia do passeio das nove ilhas.
 
Artesanato Pontal da Barra.
 
Para quem não dispensa um Shopping de verdade, Maceió possui três Shopping Centers: Maceió Shopping, Parque Shopping e Pátio Maceió. 
 
Por fim, Maceió é uma cidade surpreendente e sem dúvida alguma uma das capitais mais bonitas do país. Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida é só perguntar.


Esse artigo foi lido 24031 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Pousada Flor de Lis: um paraíso exclusivo na Praia de Garça Torta

23 Set 17

Guia completo de Maceió

09 Set 17

Cinco ótimas opções de passeios para curtir o feriadão em Alagoas

07 Set 17

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas