A linda cidade histórica de Penedo

  • 01 de dezembro de 2016


Foto: Convento Nossa Senhora dos Anjos.

 

Nem só de praias, lagoas e rios é feito o estado de Alagoas. Ao extremo sul do estado, fica Penedo, uma charmosa cidade que pode ser considerada o berço da cultura alagoana com seu centro histórico bem preservado.  

 

Não deixem de ler nosso "GUIA COMPLETO DE MACEIÓ"

 

Penedo é a cidade que encantou Dom Pedro II em 1859, que, segundo consta no Museu do Paço Imperial (localizado na cidade), o ilustre visitante teria dito a frase “O local é muito bonito e creio que deverá estar aqui a capital da província”.

 

Foto: Museu do Paço Imperial.

 

Já estive lá algumas vezes e seu estilo barroco colonial e seu patrimônio histórico encantam. De certo, a cidade deveria ser parada obrigatória para os turistas que visitam Alagoas. Para quem curte história, igrejas belíssimas e antigas construções imponentes, lá é o lugar ideal para uma visita.

 

 

A cidade, às margens do Rio São Francisco é riquíssima em história e teve certa diminuição no número de visitantes depois que a ponte que liga Alagoas e Sergipe foi construída, uma vez que a parada na cidade era praticamente obrigatória para seguir para o outro estado por meio de uma balsa. (O serviço da balsa ainda existe e para quem não tem tanta pressa é um caminho lindo que vale a pena.)

 

 

Como chegar lá?

Penedo fica a aproximadamente 150 km de distância de Maceió. De carro, seguindo pelo litoral sul e de ônibus é possível pela empresa Real Alagoas.

 

O que é imperdível ver por lá?

Convento e Igreja Nossa Senhora dos Anjos, Igreja Nossa Senhora da Corrente, Museu do Paço Imperial, Casa de Penedo, Teatro Sete de Setembro a própria arquitetura da cidade, entre outros.

 

 

Para almoçar, indico o restuarante Forte da Rocheira, com belíssima vista para o rio são Francisco. O lugar, como o nome sugere, era um antigo forte na cidade.

 

 

 

Dica: Contrate um guia local. Em outra visita tive o prazer de ter um guia local me passando todas as informações sobre as igrejas e construções.

 

Dica: Evite os sábados, pois as igrejas e o museu estão fechados. Minha última visita ocorreu em um sábado e não conseguimos ver tais atrações.

 

Dica: Quem leu o post sobre o passeio à Foz do São Francisco viu que dá para conciliar Penedo no mesmo dia e quem sabe até pegar uma pousada na cidade e aproveitar ainda mais a região, dando uma estica na praia do Peba, Lagoa do Pau, Coruripe, entre outros.

 

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

Me acompanhe pelo Instagram: @relatosdeviagens




Sobre o Autor

Ana Carla Gameleira

Psicóloga clínica e nas horas vagas viajante. Acompanhem minhas fotos no Instagram: @relatosdeviagens


Veja Também