Marcio no Mundo




Um mergulho na Lagoa Misteriosa


Publicado em 16 Mai 16



Booking.com



Uma lagoa de águas azul turquesa que chama atenção pela sua transparência e por ter sua profundidade desconhecida! Essa linda atração turística fica situada no município de Jardim, cidade próxima à Bonito, no Mato Grosso do Sul.

 

 
 
Para ser bem sincero essa era a atração que motivou minha ida para cidade de Bonito! Como todo mundo já deve saber eu sou aficionado por água e esportes radicais! Desde pequeno sempre gostei de surfar, andar de skate, wakeboard, snowboard e atualmente conclui o curso avançando de mergulho! 
 
 
 
Pois bem. Depois de escutar muito falar desse paraíso resolvi pesquisar e verifiquei que a melhor época do ano para visitar a lagoa é entre a segunda quinzena de abril até o mês de setembro, pois é nesse período onde água fica azul e com uma visibilidade que alcança os 60 metros na horizontal. 
 
 
 
Mirante no meio da trilha.
 
 
Nas outras épocas existe a proliferarão de uma alga que deixa a cor da água verde diminuindo a visibilidade. Durante esse período apenas mergulhos técnicos são realizados. 
 
 
A lagoa misteriosa fica próxima à outras duas atrações: o Rio da Prata e o buraco das Araras, portanto, recomendo fazer o passeio junto com algum desses outros para otimizar seu tempo. No nosso dia fizemos o Rio da Prata pela manhã (8:30), Lagoa Misteriosa às 14 horas e Buraco das Araras às 16:30 horas. Infelizmente não tivemos tempo de ir para o Buraco das Araras. Achamos muito corrido fazer os três no mesmo dia, mas dois é o ideal.
 
 
Um pouco da história: O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92
 
 
Mapa da Lagoa.
 
 
A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010 - fonte: site da lagoa.
 
 
A Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco com 75 metros de profundidade. Para chegar até a base da lagoa é necessário fazer uma trilha curta de cerca de 15 minutos! Durante o percurso o instrutor de mergulho foi passando todas as orientações do local.
 
 
 
O preço do mergulho está incluído todo material (neoprene, colete, cilindro, nadadeira, lastro, mascara, regulador). No meu caso apenas levei o meu computador de mergulho.
 
 
 
 
É possível praticar as seguintes atividades na lagoa: Flutuação; batismos (mergulho até 8 metros para pessoas que não possuem o curso de mergulho); mergulho com cilindro (avançado - até 25 metros e básico - até 18 metros) e Técnico.
 
 
O mergulho é único e como tenho o curso avançando pude ir até os 25 a 30 metros de profundidade! A estrutura possui dois buracos a partir dos oito metros. No primeiro desci até cerca de 28 metros e no segundo até os 17 metros. Nosso mergulho teve cerca de 30 minutos.
 
 
 
 
Para quem quiser é possível comprar as fotos feitas pelo mergulhador que acompanha o mergulho. As fotos custaram 78 reais o Pendrive. Por falar em equipe todo os guias são muito atenciosos e qualificados. Destaque para o instrutor e guia João Gomes da Silva.
 
 
A lagoa praticamente não possui vida! Durante o mergulho apenas avistamos pequenos lambaris e uma mututuca, espécie de cobra. A partir dos 30 metros existe uma espécie de camarão, contudo, como não cheguei nessa profundidade não avistei nenhum.
 
 
Vejam o o vídeo com os melhores momentos do nosso mergulho e aproveitem e assinem nosso canal do YouTube:
 
 
 
 
O mergulho foi fantástico, sem dúvida um dos melhores da minha vida! Uma experiência que sem dúvida alguma estará sempre presente na minha memória. Ficamos encantados com toda beleza, estrutura do local e a atenção e qualificação dos funcionários. 
 
 
Espero que tenham gostado das dicas! Qualquer dúvida é só perguntar ou acessar o site da lagoa. 


Esse artigo foi lido 1069 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade



Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Bonito, Mato Grosso do Sul: Guia Completo

11 Jan 18

Abismo Anhumas: uma das maiores aventuras do Brasil

27 Abr 17

Um mergulho na Lagoa Misteriosa

16 Mai 16

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas