Marcio no Mundo




Bonito, Mato Grosso do Sul: Guia Completo


Publicado em 16 Abr 18



Booking.com



A cidade de Bonito fica localizada a 280 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade já foi considerada por diversos meios de comunicação como o Melhor destino do Ecoturismo do Brasil.

 

Não é a toa que Bonito tem esse nome! Na realidade a cidade ao invés de Bonito poderia ser chamada de Linda! A cidade possui cerca de 200 mil habitantes e conserva bem seu ar interiorano! A região possui inúmeras atrações turísticas, sendo a grande maioria delas relacionadas à natureza.  

 

Rio Sucuri.

 

Bonito possui uma ótima infraestrutura para o turismo, possuindo várias agências de viagens, ótima sinalização, vários restaurantes, lojinhas de artesanato, guias especializados, receptivos com excelente estrutura física e comida, aeroporto e centro de convenções.

 

Aquário Natural.

 

Viajar para Bonito é ter certeza do contato direto com a natureza! Os passeios diários proporcionam a possibilidade de ver animais que em geral encontramos  em zoológicos, mergulhar em rios de águas cristalinas e observar cavernas intactas! Tudo isso ao redor de muito verde e fazendas de perder de vista. 

 

Estância Mimosa.

 

As atrações turistas de Bonito ficam relativamente próximas do Centro da cidade. Vejamos a distância: Abismo Ahumas (20km); Aquário Natural (7,7 km); Boca da Onça (59 km); Buraco das Araras (54 km); Boia Cross (6km); estância Mimosa (22,6 km); Gruta do Lago Azul (17,9 km); lagoa misteriosa (50,2 km); Praia da Figueira (15,5 km); Rio da Prata (50,2km); Projeto Jiboia (centro da cidade).

 

Fauna da Região.

 

Para quem gosta de um pouco de agitação a cidade possui uma rua principal com várias lojas, restaurantes transados e barzinhos! É nessa rua onde praticamente tudo acontece! 

 
 
Melhor época para visitar a região:
 

 

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida pois cada atração de Bonito tem uma época melhor para ser visitada, mas em geral a cidade pode ser visitada o ano inteiro.

 

A região possui duas estações: a seca e chuvosa! À época chuvosa vai de dezembro a março! Nesse período as cachoeiras ficam mais caldolentas e a água dos rios com menor visibilidade. Já a estação seca, que vai de maio a agosto, é a época ideal para prática da flutuação, pois é nesta época que os rios ficam com maior quantidade de peixes e com melhor visibilidade.

 

Rio Formoso.

 

Fomos no mês de maio e recomendamos fortemente! O período é de baixa estação, porém todos os passeios estão abertos, e o clima é maravilhoso (friozinho no início da manhã e à noite). Ah, e pegamos vários dias de sol.

 

Rio Sucuri.

 

Para visitar a Gruta do Lago Azul e o Abismo Anhumas os melhores meses do ano são Novembro, Dezembro e Janeiro, pois somente nesse meses é possível ver o feixe de luz entrando na caverna!

 

Abismo Anhumas.

 

Já para visitar a lagoa misteriosa os melhores meses são da segunda quinzena de abril, quando entram as primeiras frentes frias e fazem com que os microrganismos (algas) que se proliferam durante o verão (outubro até início de abril) morram deixando a lagoa com a visibilidade de até 50 metros, até setembro.

 

Como chegar:

 

A grande maioria dos viajantes pegam voo até Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e de lá vão de carro ou transfer até Bonito! A distância entre Campo Grande e Bonito é de 280 km, mais ou menos 4 horas de carro! Para chegar basta pegar a BR 060 e ir até o Município de Guia Lopes da Laguna e depois a MS-382. A estrada é tranquila e bastante sinalizada. 

 

Como fizemos: como íamos fazer diversos passeios em bonito e queríamos fazer tudo no nosso horário, optamos por alugar um carro no Aeroporto de Campo Grande. No próprio aeroporto existem várias locadoras. Fizemos reserva prévia pela Unidas e 7 dias de diária em carro 1.6, com ar, GPS (desnecessário), e mala grande saiu por R$ 1.200,00 reais. 

 

Para quem não gosta de locar carro diversas empresas fazem transfer entre Campo Grande e Bonito. Além disso, também é possível contratar transporte para cada um dos passeios. Existem passeios compartilhados e privativos! 

 

Estância Mimosa.

 

Os locais das atrações são muito bem sinalizados! A empresa H2O nos forneceu juntamente com o voucher de todos os passeios um Mapa Ilustrativo com a direção de todos os passeios! Só com esse mapinha conseguimos chegar facilmente em todos os passeios. Como grande parte dos passeios são em propriedades particulares o GPS não reconhece diversas atrações, portanto, tenham o mapa em mãos.

 

Onde se hospedar:

 

Como chegamos no voo da noite em Campo Grande tivemos que pernoitar na cidade para no outro dia pela manhã seguir viagem para Bonito! Optamos por ficar no Hotel Deville, situado próximo ao Shopping Campo Grande e ao Parque das Nações Indígenas. O hotel possui uma superestrutura, quartos amplos e confortáveis e um restaurante ótimo. Adoramos o hotel e indicamos para todos. 

 

Hotel Deville Campo Grande.

 

A cidade de Bonito possui inúmeras pousadas para todos os gostos e bolsos! Fomos convidados pela linda pousada Águas de Bonito para conhecer a região e aqui vai um pouco da nossa opinião sobre o local.

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

 

A pousada é uma das mais bem conceituadas da região! Fica localizada a poucas quadras da Rua principal e possui uma linda área verde, onde é possível já ir se ambientando com a natureza! Durante o dia é possível observar diversos pássaros nos jardins da pousada!

 

Vista aérea da Pousada Águas de Bonito.

 

Além disso, a @aguasdebonito possui uma excelente infraestrutura, com quadros amplos, área de lazer, restaurante, e local para massagens. 

Fotos da pousada @aguasdebonito.

 

A culinária da pousada nos surpreendeu positivamente. Começando pelo café da manhã com muitas frutas, pães, queijos, bolos e opções para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Na diária esta incluída também uma a merenda pantaneira, lanche que é servido todos os dias das 16:30 às 17:30, com várias opções de comidas típicas da região! Enfim, amamos ter ficado neste local e recomendamos a todos que vão para Bonito ficar hospedado nesta linda pousada. Conheçam os hotéis de bonito e façam sua reserva CLICANDO AQUI.

 

Risoto de Carne de Sol da Pousada Águas de Bonito.

 

Principais  passeios:

 

 

Bonito possui diversos tipos de passeios, para pessoas de todos os estilos, idades, gostos e bolsos, contudo, todos os passeios tem uma coisa em comum: a presença constante da natureza. Os principais são: flutuação, trilha, mergulho, rapel, rafting, cavalgada, passeio de quadriciclo e banho de cachoeiras!

 

 

Para fazer os passeios é necessário contratar uma agência local para fazer a reserva das atrações! Fizemos toda a nossa reserva com a Empresa H2O Ecoturismo e ficamos encantado com toda atenção e auxílio. Recomendamos fazer as reservas com bastante antecedência pois existem passeios que possuem o número de vagas limitadas. Para maiores informações acessem www.h2oecoturismo.com.br ou liguem para (67) 3042-7082 | (67) 9297-5867.

 

Para conhecer as principais atrações turísticas da região recomendamos passar no mínimo 4 dias inteiros. Passamos 5 dias inteiros e não nos arrependemos. Durante nossa permanência fizemos os seguintes passeios: 

 

Estância Mimosa: propriedade situada a 22,6 km do centro de Bonito. O local é o paraíso das cachoeiras! São ao todo 7 cachoeiras! Todas espalhadas em uma trilha de mais ou menos 3km em mata fechada!  

 

Uma das várias cachoeiras da Estância Mimosa.

 

Gruta da Lagoa Azul: trata-se de uma caverna onde no fim da trilha existe uma lagoa e com a incidência do dos raios solares deixa a tonalidade a cor da água azul turquesa. Certamente um dos lugares mais bonitos que já visitamos.

 

Aquário Natural: é uma flutuação realizada num Rio de águas transparentes, que deságua no Rio Formoso! Durante o passeio passamos pela nascente e fizemos uma flutuação de 800 metros que tem duração média de 40 minutos. Durante i mergulho avistamos vários peixes e até mesmo uma sucuri imensa escondida na raiz das árvores! Após o passeio fizemos uma trilha e no meio do caminho uma tirolesa. 

 

 

Rio Sucuri: tem esse nome porque o Rio quando visto do alto parecia mais uma conta de tão sinuoso que é! Além disso é possível encontrar algumas delas durante as flutuações! A flutuação tem percurso de 1800 metros e duração média de 50 minutos. Durante todo o percurso um pequeno barquinho vai nos acompanhando para se alguém quiser ir descansando! 

 

 

Parque Ecológico: atração situada próximo ao centro de Bonito! No local é possível praticar diversas atividade como trilhas, cavalgadas, tirolesa, Boia Cross, Caiaque,e SUP. Praticamos o Boia Cross e adoramos. É nada mais nada menos que uma Boia que sai descendo junto um grupo rio abaixo, passando por várias corredeiras e pequenas cachoeiras.

 

 

Boca da Onça: esse parque fica situado a mais ou menos 60km de Bonito, mais especificamente na serra da Bodoquena! O percurso tem cerca de 4km e passa por diversas cachoeiras e mirantes. O ponto alto da trilha é a cachoeira Boca da Onça com mais de 100 metros de altura, sendo a maior cachoeira de Mato Grosso do Sul.

 

Cachoeira Boca da Onça

 

Rio da Prata: fica no município vizinho de Jardim. Grande parte da flutuação ocorre no Rio Olho D'Água, que deságua no Rio Prata. É a maior flutuação da região com quase três quilômetros. A água é incrivelmente transparente e possui uma diversidade de peixes! 

 

Nascente do Rio Olho D'água

 

Lagoa Misteriosa: essa atração também fica no município de Jardim, a pouco menos de 2 km do Rio da Prata! É uma lagoa azul situada no meio de uma pequena floresta. No local é possível fazer flutuação e mergulho com cilindro. A visibilidade do local é de mais de 30 metros. Um verdadeiro paraíso! Ah, e o nome da Lagoa foi intitulado como Misteriosa, pois não se sabe ao certo a profundidade da mesma. 

 

Mergulho da Lagoa Misteriosa

 

 

Abismo Anhumas: na minha opinião o melhor e mais surpreendente passeio da região! Trata-se de um abismo de 72 metros de altura onde na base existe um lago do tamanho de um campo de futebol! Para descer o lago é necessário fazer um Rapel negativo, tudo muito seguro e seguindo as regras da ABNT. Lá embaixo é possível fazer passeio de reconhecimento em um bote, flutuação e mergulho de cilindro. A visibilidade do local alcança os 60 metros e existe uma imensa floresta de cones submersos, inclusive, o maior do mundo já catalogado. 

 

 

Mergulho na Floresta de Cones (Foto divulgação)

 

Restaurantes:

 

Bonito fica localizado em uma região com muita natureza, repleto de grandes fazendas, com muitos animais de várias espécies. A culinária local é maravilhosa, tanto nos restaurantes situados no centro da cidade, como nos receptivos das fazendas. 

 

Na região é possível comer muito peixe (Pacu, Pintado, Traíra e Dourado), carnes de ótima qualidade, Jacaré e vários temperos e frutas provenientes do cerrado! 

 

Casa de João: Fica localizado por trás do banco do Brasil da praça principal e é considerado pelo tripadvisor como sendo o melhor restaurante da cidade! O local possui uma superestrutura e um artesanato bem legal! Pedimos um prato de Pacu e outro de traíra e ambos estavam maravilhosos! Não deixem de comer o mouse de chocolate como sobremesa! Não sou fã de sobremesa mas essa estava fantástica.

 

Restaurante Casa do João

 

No local existe, ainda, uma loja de artesanato bem bacana onde é possível conhecer um pouco mais da arte da região! Tem de tudo desde imã de geladeira até telas de artistas locais.

 

Artesanato Local

 

Juanita: restaurante bastante agradável onde é possível experimentar a culinária local. Os destaques do restaurante são os peixes e a carne da jacaré. Comemos o Pacu na Brasa e estava sensacional. 

 

Zapi Zen: é considerado pelo TripAdvisor como o melhor restaurante de bonito. No local é possível provar pizzas e wraps deliciosas com um ambiente bem agradável. Pedimos pizzas dos seguintes sabores: Atacama, Patagônia e Mantiqueira. Além disso, o local possui uma carta ótima de cervejas artesanais. Adorei e com certeza voltaremos.

 

Restaurante Zapi Zen

 

Taboa Bar: bar e restaurante situado na rua principal de Bonito! O local é bem animado, possui música ao vivo e cerveja bem gelada! Pedimos isca de pintado!

 

Restaurante do receptivo Aquário Natural: Esse restaurante funciona no sistema à La carte! Pedimos um filé de pintado ao molho de urucum. Os pratos são para 2 é a comida estava bem saborosa.

 

Restaurante do receptivo da Estância Mimosa: é um buffet de comidas da região, com bastante salada e várias opções de comida típica, servidos em um fogão à lenha! O local é um charme à parte, além de possui uma culinária simples e saborosa. De sobremesa comemos doce de leite (o melhor da minha vida) e doce de abóbora. 

 

Sorveteria Tentação: fica situada na Rua principal da cidade e possui sorvetes de diversos sabores da região! O destaque fica por conta das frutas do cerrado. Experimentei Jaracatiá, Bocaiúva, Jabuticaba e Guavira e ambos estavam muito bons.

 
 
Dicas úteis:
 
 
 
  1. O que levar para trilha? botas, camisa UV, calça de academia (para mulheres); repelente, protetor solar, chapéu, toalha, água, máquina fotográfica e roupa de banho;
  2. A águas das cachoeiras são frias o ano todo, mas nada que atrapalhe o mergulho;
  3. Evite tomar água dos rios, pois eles possuem alta carga de magnésio e podem causar desarranjo intestinal;
  4. Procure fazer a reserva dos passeios com antecedência para evitar problemas;
  5. A cidade é muito sinalizada sendo desnecessário o uso de GPS;
  6. Leve sempre um casaquinho e observe sempre o tempo;
  7. Não é necessário levar equipamento de mergulho, todas as empresas oferecem o kit completo. Se for fazer mergulho de cilindro é apenas necessário trazer o computador de mergulho e habilitação de mergulho (caso tenha curso e equipamento);
  8. Vale muito a pena alugar um carro! Os transportes para os passeios são caros e você fica amarrado nos horários do grupo;
  9. A comida de bonito é muito boa! Não deixem de provar os peixes da região e as frutas do cerrado;
  10. Cheguem nos passeios com a antecedência necessária pois a maioria é muito pontual.

 

Não deixem de assistir nosso vídeo com os melhores momentos em Bonito e aproveitem e assinem nosso canal do Youtube:

 

 

Espero que tenham gostado das dicas! Qualquer dúvida é só perguntar que terei o maior prazer em responder.

 



Esse artigo foi lido 12307 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Bonito, Mato Grosso do Sul: Guia Completo

16 Abr 18

Abismo Anhumas: uma das maiores aventuras do Brasil

27 Abr 17

Um mergulho na Lagoa Misteriosa

16 Mai 16

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas