Marcio no Mundo




México: conheçam Cancun, Tulum e Playa del Carmen


Publicado em 07 Ago 17



Booking.com



Que todo mundo sonha em conhecer o mar azul Cancun é fato! Mas uma coisa que sempre me incomodou nesse destino era a vibe americanizada, carregada de prédios gigantescos à beira mar oferecendo all inclusive

 

Conheçam outros destinos do CARIBE: SAN ANDRÉS, CURAÇAO, E PROVIDÊNCIA 

 

 

Por isso, buscando conciliar a vontade de conhecer esse paraíso com um roteiro mais de charme, elegemos como nossa primeira parada Tulum: Uma cidadezinha mega charmosa da Riviera Maya que fica a pouquinho mais de uma hora de Cancun. Um lugar para relaxar mente, corpo e alma, sair a pé ou de bicicleta para um bom restaurante, ou caminhar pouquíssimos metros pra chegar num mar calmo azul bebê. 

 

 

Tulum é basicamente uma pequena vila, atravessada por uma rua (não dá pra chamar de avenida,rs), que divide pequenas pousadas à beira mar (as que ficam literalmente pés na areia), e as do outro lado, que são privilegiadas pelo verde da natureza. A maioria são hotéis boutique e carregam o conceito “eco” de preservação do meio ambiente. Por isso, é comum encontrar lugares que não oferecem ar condicionado. Mas algumas pousadinhas dessa região são uma verdadeira joia: Be Tulum, Coqui Coqui, Ana y José. Nós elegemos o Vida Selvagem (CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS HOTÉIS DE TULUM), porque a ideia era passar uma semana em um esquema de vila mesmo, onde pudéssemos comprar nossa vinho, fazer nossa comida, ou seja, ficar num esquema mais tranquilo, sem ter que ir todo tempo atrás de restaurante para comer. A pousada contava com poucos, mas bem equipados chalés, que acomodam até 4 pessoas. Achei uma graça e charmoso. Mas certamente os mais exigentes sentirão uma falta de ar condicionado e uma estrutura ainda melhor.

 

Mas é o que eu digo: se você está procurando luxo e hotel cinco estrelas, melhor ficar por Cancun ou Playa. Como estávamos com mais gente e alguns não gostaram da rusticidade do hotel, remanejamos nossa estada pra Cancun, pois a maioria das pousadas em Tulum estavam lotadas. 

 

 

Optamos então pelo Krystal Grand Punta Cancun (CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS HOTÉIS DE CANCUN), pois pelo relato que lemos, ele tinha a melhor praia de Cancun, exatamente onde o mar é mais calmo e a praia mais deliciosa. Fechamos lá mesmo e adoramos. A comida lá não era tão boa, mas como nossa diária tinha só café da manhã, foi tranquilo. O atendimento foi ótimo e os quartos eram bem espaçosos. Experimente um upgrade no hotel para ter acesso à piscina de borda infinita e aos lounges que ficam pertinho dela. Vale a pena. O serviço de praia também é excelente, e não faltam espreguiçadeiras para os hóspedes. Achei que foi uma boa escolha.

 

 

 

 

Agora, voltando só um pouquinho a Tulum, não deixe de conhecer: as famosas ruínas do sítio arqueológico da era maia. Tulum era uma antiga cidade murada debruçada sobre o mar paradisíaco da região. 

 

 

Também valem a pena: um dia inteiro na praia do hotel Be Tulum, que é aberta ao público, incluindo um delicioso almoço ou jantar no local (comida ótima); comer no Casa Banana, um restaurante que une as delícias da Argentina com as do México; almoço/jantar no charmosíssimo Hartwood, e também no restaurante da Posada Margherita.  De resto, passear de bicicleta pelas ruazinhas de Tulum e conhecer a reserva Sian Ka’na são um must do

 

 

Como diz o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, um guia para você decidir sua base na Riviera é: Cancun está para Porto Seguro, assim como Playa del Carmen está para Arraial D’aujda, e Tulum está entre um misto de Caraíva, Praia do Espelho e Trancoso. 

 

 

Logicamente Cancun não era nossa praia, mas posso dizer até que a experiência foi bem legal. Aproveitamos os dias por lá para conhecer Cozumel e a Isla Mujeres. Para o primeiro, pegamos um ferry que sai pertinho do hotel e passamos o dia inteiro na ilha. Fizemos um passeio de barco para snorkeling, mas confesso que não achei nada demais e preferiria ter encarado logo um mergulho, já que o local é famoso por sua riqueza marinha e um dos melhores pontos de scuba diving do mundo. Outra ideia boa que vi lá era alugar um carro (lá é repleto de fusquinhas super fofos) para rodear a ilha de acordo com sua vontade. Fica pra próxima! ;)

 

 

Já para ir à Isla Mujeres, alugamos um barco para fazer o passeio com mais calma e aproveitamos para parar no Museo Subaquático Musa, um projeto destinado à conservação dos arrecifes naturais do parque marinho da região. Só que o mar estava tão batido, mas tão batido, que só conseguimos ver as esculturas bem de longe, perto da superfície, e logo tivemos que ir embora, pois estava até perigoso continuar ali. Para esse passeio também recomendaria fortemente um mergulho, para poder explorar melhor o museu, que é lindo!!!!

 

 

Voltando a Cancun, passamos longe de shoppings e das boates, e fomos curtir uma vibe mais tranquila nos restaurantes do hotel Nizuc, que descobrimos lá mesmo. Aliás, gostaria de abrir um parêntese para falar desse hotel. Sempre digo que sou atraída por hospedagens em hotéis “experiência”, e sem dúvida esse é um daqueles que te proporcionam essa vivência. Muito elegante, ao mesmo tempo charmoso e rústico, o Nizuc nos encantou tanto que um dia ainda vamos programar de volta uma viagem para ficar nele. Sem falar dos restaurantes...são seis opções, para agradar todos os paladares: Ramona (cozinha mexicana gourmet), Indochine (comida asiática), TerraNostra (italiano) Ni (peruano), Café de la Playa  e Punta Grill & Lounge. Conhecemos o Terra Nostra e o Punta Grill & Lounge, e curtimos tanto a comida e o ambiente, que voltamos ainda algumas vezes. 

 

Partindo de Cancun, também aproveitamos para conhecer um Cenote, e nossa parada foi o Cenote Azul que, segundo recomendações, era um dos mais vazios e menos tumultuados. Achamos lindo!! Mas com certeza a variedade de cenotes é tanta, que dá para fazer um por dia....há outros belíssimos que não deu tempo de conhecer. Vale fazer um levantamento antes de ir. 

 

 

 

Opções de passeio não faltam: parques como Xel-Há, Xcaret e Xplor agradam desde os mais novos até o pessoal de cabelo branco! As entradas não são muito baratas, e com essa alta do dólar, passar o dia em um desses parques pode pesar no orçamento da família. Mas vale a pena considerar, pois são diversas atrações interessantes! 

 

Depois de Cancun, fomos à Playa del Carmen...nos hospedamos no pequeno hotel La Semilla (CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS HOTÉIS DE PLAYA DEL CARMEN) , uma joia rara para quem opta por ficar perto do centrinho e, ao mesmo tempo, a poucos passos do mar. Um hotel boutique, poucas suítes, lindamente decorado pelos donos, serviço impecável, ambientes deliciosos...um charme só! O rooftop dele é delicioso, um lugar perfeito pra pedir um vinho e apreciar o fim de tarde. O hotel oferecia gratuitamente bicicletas para explorar a região. Era o ponto ideal para bater perna na longa rua de pedras de Playa, que abriga excelentes restaurantes e lojinhas pra se encantar e querer levar dezenas de souvenirs para casa. 

 

 

Playa é bem charmosa, mas acho que pegamos uma estação de muita alta, e estava bastante tumultuada. As praias e as ruas cheias de gente bêbada, virada das nights. Não sei se recomendaria que alguém fosse em janeiro, pois o lugar perde totalmente a vibe light que certamente é o ponto alto do lugar! De qualquer maneira, nós voltaríamos com certeza, pois toda a região é lindíssima, e as ruazinhas e praias de Playa são uma delícia! Há vários beach clubs como o Mamitas e o Kool, mas se for em alta temporada, recomendo só aos baladeiros de plantão! ;)

 

 

 

Escolher uma dessas três bases (Cancun, Playa ou Tulum) vai depender muito do estilo do viajante. Se tiver muitos dias, se divida entre os três, para poder ter um gostinho da vibe de cada um, pois é certo que todos tem seu charme. Fique fora das épocas de spring break ou altíssimas temporadas como o réveillon se o intuito for descansar, já que o mar da Riviera Maya é um convite sem fim ao descanso e à contemplação. 

 

 

De resto, posso dizer: a pequena Tulum conquistou meu coração! Volto em breve!

 

 

Conheçam outros destinos do CARIBE: SAN ANDRÉSCURAÇAOE PROVIDÊNCIA 
 
 

No próximo post, não deixe de ler: um gostinho da surpreendente Cidade do México! 



Esse artigo foi lido 4491 vezes!


Texto Escrito Por:

Fernanda de Castro Carvalho

Fernanda de Castro Carvalho é advogada e trabalha na ONU pela defesa dos direitos humanos. Para ela, viajar se tornou mais do que um hobby: é uma necessidade! Nas horas vagas, sonha com o próximo destino e compartilha suas dicas de viagens no insta @nosdo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


México: conheçam Cancun, Tulum e Playa del Carmen

07 Ago 17

Conheçam dois destinos surpreendentes no México

02 Ago 16

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas