Marcio no Mundo




Dicas de San Andrés: um paraíso no Caribe colombiano


Publicado em 21 Ago 17



Booking.com



San Andrés é uma ilha situada no meio do mar do Caribe, mais ou menos a uma hora e meia de voo de Bogotá, capital da Colômbia. 

 

Não deixem de ler nossos posts de BOGOTÁ, SAN ANDRÉS,  CARTAGENA E PROVIDÊNCIA

 

A ilha pertence à Colômbia desde 1803 em que pese a Nicarágua ter reclamado sobre sua soberania a Corte Internacional de Justiça, entretanto, esse assunto foi definitivamente resolvido em 2012 quando a Corte deu ganho de causa à Colômbia.
 
 
Decidimos ir para essa ilha caribenha para conhecer o famoso mar de 7 cores e fazer alguns mergulhos pela ilha.
 
 

 

A ilha de San Andrés é bem grandinha, possuindo área total de 26 km2, sendo formada pela ilha principal e por vários outros Cayos "ilhotas". As principais são: Jonnhy Cay, Haynes Cay, Rocky Cay.

 

 

Como e quando ir para San Andrés:

 

Para chegar até San Andrés via Colômbia é necessário fazer uma escala em Bogotá. Não existem voos diretos do Brasil. Diversas empresas operam esse trecho. Na época que fomos o melhor custo x benefício foi com a low coast colombiana Viva Colômbia. 

 

A chegada do voo tanto em San Andrés como em Providência, ilha que fica a 20 minutos de voo de San Andrés é um verdadeiro espetáculo.

 

Avião chegando em San Andrés.

 

Em relação a época para visitar a Ilha escrevemos um post sobre o assunto "Melhor época para visitar San Andrés e Providência".

 

Onde ficar hospedado em San Andrés:
 
 
A rede hoteleira de San Andrés é bastante precária, mas nada que uma boa pesquisada não resolva.  Grande parte dos hotéis da ilha são dominadas pela rede Decameron, cadeia que possui vários empreendimentos na ilha. Alguns localizados no centro e outros em algumas regiões mais afastadas da ilha.
 
 
 
 
Existem diversos hotéis e pousadas em toda a ilha. Recomendamos ficar na região do centro pois no local existem diversos restaurantes e várias opções de entretenimento. Sem contar que todos os passeios saem do porto que fica no centro!
 
 
Ficamos hospedados no GHL Sunrise e ficamos surpresos com o que encontramos. As diárias custaram em média 300 reais. O hotel é imenso com uma super área de lazer, quartos amplos e vários deles com uma vista incrível para o mar. 
 
 
 
 
Ficamos hospedados nele em duas oportunidade! Uma na chegada e outra na volta de providência. Na primeira oportunidade ficamos em um quarto com vista para o mar e a segunda ficamos em um com vista para a parte de trás. Recomendamos fazer a reserva com vista para o mar. 
 
 
 
 
Ponto negativo: cambio péssimo e que variava a cada dia de forma absurda. Ponto positivo: O hotel é super bem localizado a poucos metros de várias pontos de interesse. 
 
 
 
 
Onde fizemos o câmbio na Colômbia: 
 
 
Diferentemente de Bogotá a ilha possui poucas casas de câmbio. Então é melhor fazer todo câmbio em Bogotá ou quando chegar no aeroporto de San Andrés. O câmbio do aeroporto estava 1usd = 3000 mil COP e 1 Real = 650 COP.
 
 
Como fizemos: levamos parte do dinheiro de Bogotá e fizemos alguns pagamentos em dólares nos estabelecimentos e recebíamos o troco em pesos colombianos. Em alguns estabelecimentos o cambio era  1 usd = 3000, mesmo valor praticado no aeroporto. 
 
 
O real não foi aceito em nenhum lugar e o dólar mesmo com a dupla conversão estava mais valorizado. 
 
 
Principais passeio de San Andrés:
 
 
A ilha possui diversas atrações! Recomendo entre 4 a seis dias para conhecer as principais atrações de San Andrés e de dois a três dias para conhecer as atrações da Ilha de Providência (LEIAM NOSSO POST COMPLETO)
 
 
 
 
Passeio ao redor da ilha: recomendamos fazer esse passeio no primeiro dia para o viajante conhecer as principais atrações da ilha e se situar nela. É preciso um dia inteiro para conhecer as principais atrações da ilha com calma.
 
 
 
 
Veja tudo sobre nosso passeio no post "Desvendando San Andrés de Carrinho de Golfe".
 
 
West View.
 
 
El Acquario e Manta Raia: fizemos esse passeio no primeiro dia que chegamos na ilha. Custa entre 15 a 25 mil COP. O passeio sai por volta das 15 horas e volta as 18 horas.
 
 
 
 
Nossa primeira parada foi para nadar com as arrais! A água do local é de uma transferência fora de série. Nadamos com mais de 10 arrais e colocamos uma no braço. 
 
 
 
 
A segunda parada é em um local chamado de El Acquario. Trata-se de uma piscina natural cheia de peixes onde é possível nadar com eles e alimentá-los.
 
 
 
 
Adoramos o passeio e com certeza recomendamos.
 
 
Cayo Bolívar: É uma das principais atrações da ilha. O local é lindo e possui uma água fantástica. Durante a época que estivemos na ilha esse passeio estava interditado por tempo indeterminado. Mas aqui vão algumas informações:
 
 
O passeio custa em média 180 mil COP. Tem saída apenas algumas dias da semana e sai as 08:00 e volta as 16:00 horas. O trajeto até o local tem duração de 45 minutos em mar aberto e pode ser feito por lancha rápida ou por uma espécie de catamarã. Procure se informar sobre esse passeio no primeiro dia que chegar na ilha e se estiver aberto faça no primeiro dia possível.
 
 
Jonnhy Cay: Cayo que fica situado em Frente à San Andrés. O passeio até o local custa 15 mil COP. E para fazer depende das condições dos ventos. A ilha possui uma boa estrutura com restaurantes e tendas na areia para alugar. Procure chegar cedo para pegar uma boa mesa.
 
 
Passeio de Parasail: Esse foi um dos passeios que mais gostamos em San Andrés. O parasail é um paraquedas que é puxado por uma lancha fazendo com que as pessoas que estão sendo puxadas tenham uma visão privilegiada da ilha.
 
 
 
 
Para mais informações leiam nosso post "Um passeio de parasail por San Andrés".
 
 
 
 
Mergulho: A ilha de San Andrés possui um verdadeiro atrativo à parte! O fundo do mar da Ilha é belíssimo, repleto de vida marinha e com uma visibilidade impressionante que ultrapassa facilmente os 30 metros. 
 
 
 
 
 
Para mais informações sobre mergulho na ilha acessem nosso post "Mergulho em San Andres"
 
 
 
Onde comer em San Andrés (principais restaurantes de San Andrés): 
 
 
Gourmet Shop: esse restaurante merece um relato em especial, pois foi o restaurante que mais gostamos. Local onde é possível tomar um bom vinho e comer uma culinária maravilhosa por um preço justo.  
 
 
A decoração do restaurante é linda, cheia de garrafas de vinhos penduradas no teto e um atendimento impecável. Outro ponto favorável do restaurante é que ele é o único da ilha que possui cardápio em português! Pedimos de entrada um trio de Bruschettas e como prato principal um Polvo e uma costela de Cerdo, ambos estavam delicioso. Tudo isso acompanhado de vinho branco e alguns mojitos.
 
 
 
Bocca de Oro: barzinho agradável, com ótima música, bons petisco e cerveja gelada! O preço da cerveja local Aguilar custa 4 mil COP. 
 
 
Tratorria: restaurante  italiano em frente ao famoso sanduíche El Coral. As massas são muito boas e as pizzas idem. Preço médio dos pratos 20 mil COP e das pizzas para dois 30 mil COP. 
 
 
El Coral: sanduicheira bastante famosa na Colômbia! Os sanduíches são muito gostosos! Vale a pena fazer um lanche no local.
 
 
Beer Station: bar/lanchonete bastante descolado, com ótima música, drinks excelentes e ótimas opções de petisco. 
 
 
Aqua Beach Club: Beach Club situado em frente a Rocky Bay. O local é bem bacana, cheio de mesas e espreguiçadeira! Ideal para passar uma manhã ou uma tarde relaxando. O táxi do centro até o local custou 15 mil COP.
 
 
Donde Francesca: restaurante localizado na famosa praia de San Luiz, uma das mais bonitas da ilha, com ótima vista e pratos maravilhosos! Pedimos um polvo bravo de entrada e um arroz com marisco para o almoço. O preço é acima da média, mas nada que seja proibitivo. Recomendo fazer a parada neste local no dia que for fazer o passeio de volta a ilha. 
 
 
 
Compras em San Andrés:
 
 
A ilha possui um comércio bem desenvolvido, com várias lojas que vedem de tudo. Os preços são um pouco mais baratos que no Brasil, mas nada que justifique a ida com esse objetivo.
 
 
Existem diversas lojas de marca como MAC, Columbia, Adidas, Nike, entre outras. Além dessas lojas o Free Shopping colombiano tem várias lojas no local. 
 
 
Vida Noturna em San Andrés:
 
 
A ilha possui uma vida noturna com algumas opções. Existem diversos bares e restantes com música ao vivo e algumas boates! Como não viajamos com esse objetivo não sabemos informar com precisão o horário de funcionamento das casas noturnas.
 
 
Além disso, todas as noites alguns barcos fazem um passeio noturno na baía de San Andrés com música ao vivo e bastante bebida! Da varanda do nosso quatro era possível acompanhar esses barcos. O interessante é que as boias da baía ficam piscando durante o passeio. 
 
 
O que levar para San Andrés:
 
 
 
 
San Andrés é destino de praia, portanto, não existe necessidade de se levar roupa muito arrumada. É importante levar:
 
 
Taxa de proteção ambiental (custa 49 mil COP e é vendida no guichê de embarque da cia aérea); Protetor solar; camisa UV; bermuda; sandália; equipamento para mergulho; sandália; sapatilha para andar em pedras (na ilha vende bem barato); óculos escuro; documento e cópia plastificada; bolsa impermeável para não molhar os pertences nos passeios; máquina para tirar foto embaixo d'água; repelente; roupa de praia; chapéu; carteira de motorista (caso queria alugar um carro); cartão de crédito internacional (sempre importante); seguro saúde.
 
 
Não deixem de assistir o nosso vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e aproveitem e se inscrevam no nosso canal do youtube:
 
 
 
 
Amamos ter conhecido San Andrés. A ilha é incrível, repleta de boas atrações, ótimo custo x benefício, bons restaurantes, um centro de compras grande e muita diversão. Qualquer dúvida é só perguntar.
 
 
DE SAN ANDRÉS PARTIMOS PARA A LINDA E PARADISÍACA ILHA DE PROVIDÊNCIA E SANTA CATALINA (VEJAM NOSSAS DICAS - CLIQUE AQUI).
 
 
 
Por fim, pegamos várias dicas da nossa viagem no blog " Viajando com Sy" e é uma ótima opção para complementa o roteiro de quem estiver indo conhecer esse paraíso.


Esse artigo foi lido 18507 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital

Sou Advogado especialista em Direito Civil, Imobiliário e Trabalhista. Meu principal lazer é viajar e fotografar o mundo. Tenho um instagram que funciona como um microblog sobre minhas viagens e hoje conta com mais de vinte e cinco mil seguidores @marcion



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de San Andrés: um paraíso no Caribe colombiano

21 Ago 17

Passeio de Parasail em San Andrés

01 Fev 17

Desvendando San Andrés de carrinho de golfe

14 Jun 16

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas