São Paulo: Um passeio pelo Parque Ibirapuera @julianopessoa

  • 14 de outubro de 2015


São Paulo é uma cidade imensa e, quem chega pela primeira vez, precisa definir algumas prioridades. Aos poucos, indo com frequência, começamos a identificar os lugares preferidos e que mais oferecem o que buscamos.

 

Entre esses lugares preferidos, incluímos o Parque Ibirapuera e suas mais variadas possibilidades. 

 

O parque fica localizado na Av. Pedro Álvares Cabral e é uma enorme área no meio de importantes avenidas que cortam a cidade de São Paulo. 

 

A entrada é gratuita e o local atrai pessoas com os mais diversos interesses. Desde aqueles que querem um lugar para correr, andar de skate, caminhar, fotografar, assistir shows, ver exposições, contemplar a natureza, andar de bike, namorar, ou apenas deitar na grama e ler um bom livro.

 

Então, vamos explorar um pouco deste belo lugar.

 

O que fazer por lá?

 

OCA – local que sempre há exposições bastante interessantes. Algumas são pagas e outras gratuitas, é necessário verificar antes. O espaço é lindo e parece um disco voador!

 

 

Essa beleza arquitetônica não passa desapercebido por nenhum visitante e foi projetada pelo incrível Oscar Niemeyer. É muito bonito por dentro também. Vale a pena conferir!

 

 

Museu de Arte Moderna – MAM que também apresenta exposições bem interessantes. A entrada custa menos de R$ 10,00 e ainda possui uma loja e um restaurante com uma boa comida(mas não é tão barato). 

 

Planetário do Ibirapuera – Geralmente só funciona para o público em geral nos finais de semana, mas vale a pena conhecer. As crianças ficam encantadas com o lugar, mas encanta igualmente os adultos que visitam.

 

Pavilhão da Bienal – Comporta eventos de grande porte, como feiras, eventos internacionais como o São Paulo Fashion Week, além de feiras de livro e de arte do Estado. É um espaço imenso, muito bonito e também foi projetado por Oscar Niemeyer. 

 

Auditório Ibirapuera – É lindo e também obra de Oscas Niemeyer. Se tiver sorte, poderá contemplá-lo de maneira especial curtindo um bom show de música com uma ótima acústica e arquitetura que dispensa comentário. É mágico!

 

 

Quando estiver programando a viagem, entre no site do auditório e tente verificar a agenda do espaço. Site: http://www.auditorioibirapuera.com.br/category/programacao/

Os shows são acessíveis e ficam na casa dos R$ 30,00 aproximadamente, ou seja, não é nada que ultrapasse o normal. Quando estivemos lá, estava tendo um festival de música erudita. Fenomenal. 

 

Seu interior também nos deixa extasiado com suas curvas e formas harmônicas. É lindo!

 

 

 

Outra atividade bem legal de fazer no Ibirapuera é apenas sair caminhando e contemplando a natureza que é exuberante por lá.

 

 

O lugar é muito agradável e visualizamos famílias inteiras passeando, brincando, deitados na grama e aproveitando o dia. É um momento especial.

 

 

Encontramos várias espécies de árvores pelo caminho. Algumas chamam atenção logo que avistamos por suas formas exóticas, parecem verdadeiras esculturas.

 

 

Outro passatempo muito comum por lá é ficar deitado na grama lendo, meditando, olhando algo na internet, enfim, curtindo a boa atmosfera e energia do lugar.Experimente. Irá gostar!

 

Durante o passeio encontramos vários animais que habitam o parque. Estima-se que existam mais de 160 espécies. 

 

 

Em determinados pontos, avistamos os prédios da cidade que ficam refletindo na água e formam uma bela e agradável paisagem.

 

 

O fim de tarde no parque é um espetáculo à parte. Várias pessoas aguardam ansiosamente esse momento do dia para fotografar ou mesmo para sentir a energia da natureza e se despedirem de mais uma dia. Se puder ficar até esse momento, não deixe passar, porque não irá se arrepender.

 

 

 

Inclusive, há diversos lugares apropriados para assistir a esse espetáculo. Portanto, chegue mais cedo, caminhe e escolha o seu preferido. Nós escolhemos vários! rs.

 

 

São Paulo não é só trânsito, barulho, poluição, e o Parque Ibirapuera é uma demonstração disso, portanto, não deixe de conhecê-lo!



Esse artigo foi lido 2992 vezes!

Sobre o Autor

Juliano Pessoa

Sou Advogado, Administrador de Empresas Especialista em Marketing e Fotógrafo de Natureza/Paisagem. A fotografia é minha paixão, meu hobby, minha terapia. As imagens que registro são publicadas nas redes sociais e no meu site: www.julianopessoa.com.


Veja Também