Shanghai: moderna, cultural e surpreendente.

  • 12 de agosto de 2016


Sempre tive o grande sonho de conhecer o outro lado do mundo e sempre tive a curiosidade de conhecer um pouco sobre a cultura oriental. Daí surgiu a minha primeira viagem para Ásia. Neste primeiro roteiro conhecemos as seguintes cidades: Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; Hong Kong e Macau, ambas regiões especiais da China e Shanghai e Pequim, na China.

 

Skyline de Shangai..

 

Diferentemente do que é viajar para os Eua ou para a Europa, uma viagem para Ásia precisa de muito mais estudo e conhecimento sobre a região. Viajar para Ásia não é apenas uma experiência de turismo, mas sim uma experiência cultural, gastronômica e, principalmente, espiritual.

 

Prédios com arquitetura local.

 

A China é o país mais populoso do mundo! E é um pais de dimensões continental. Por ser um pais tão diferente, geralmente ou as pessoas odeiam ou amam a China!  Eu amei.

 

Vou tentar passar um pouco da experiência que eu tive em Xangai (nome em inglês Shanghai). Xangai é considerada a maior cidade da China, concentra cerca de 17 milhões de habitantes e é conhecida pelo seu grande centro comercial e importante polo financeiro e industrial da China.

 

Como chegar:

 

Existem diversas maneira para chegar em Xangai, pode-se ir através de conexão na Europa, na Africa do Sul, nos Eua e via Dubai. Fui por Dubai, através da Fly Emirates. 

 

Aconselho demais fazer um stopover, parada que na maioria das vezes não é cobrada pelas cias aéreas, no país sede do voo. Por exemplo: se pegar um voo pela Turkish Airlines aproveite na ida ou na volta para passar alguns dias em Istambul.

 

Visto Chinês:

 

 

Para ingressar na China é necessário possuir o visto chinês que é fácil de consegui através de um despachante. Preparamos um post específico sobre o assunto. Basta clicar AQUI.

 

Onde se hospedar:

 

Os hotéis em Xangai são um atração à parte e os preços são bem em conta. Indicaria os seguintes hotéis: Shanghai Jinjang Tower Hotel, Hilton Shanghai, Sofitel Hyland Hotel, Radisson Plaza Xingguo, Portman Ritz-Carlton, Grand Hyatt Hotel.

 

 

Na minha opinião a melhor região para hospedagem é nas proximidades da Najing Road, principal rua comercial da cidade cheia de lojas, restaurantes e Shopping, ou no Pudong, parte moderna da cidade repleta de modernidade, onde ficam os grandes edifícios da cidade e os maiores do mundo. Conheçam os vários hotéis da cidade clicando aqui e aproveitem e façam sua reserva.

 

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis.

 

Alimentação:

 

Não gostei da comida da China. Se você vai para lá achando que vai comer a comida do China in box está muito enganado! A comida é muito esquisita, o cheiro é muito ruim e forte e a comida praticamente não tem sal nem tempero, resumindo: péssima! O jeito foi comer Pizza Hut, Mc Donald's, KFC e haagen dazs.

 

Logicamente que como uma megalópole possui inúmeros restaurantes premiados e vários dos melhores chefs do mundo possuem filial na cidade. Recomendamos os seguintes restaurantes: Hakkasan, Flair Rooftop e o Mr e Mrs Bund.

 

Transporte:

 

Shanghai possui um transporte público bastante eficiente e barato. Durante nossa estadia andamos de táxi, metro e ônibus e aprovamos todos.

 

Recomendamos andar de táxi nas longas distâncias pois os preços são bem acessíveis. Nas curtas distâncias tivemos dificuldade em achar taxistas que nos levassem, pois as corridas que já eram baratas ficavam quase de graça.

 

 

Fizemos o city tour no ônibus turístico vermelho que tem na maioria das grandes cidades e o valor foi incrivelmente barato e levava para todas as principais atrações da cidade. Na época o valor foi de R$ 15 reais dois dias. 

 

Os principais pontos turísticos:

  

Bund -  Os seus edifícios mais emblemáticos são o Banco da China, o Peace Hotel, a Alfândega, o Banco de Hong Kong e Xangai e o Shanghai Club. Essa região é muito agradável e possui um imenso calçadão na beira do Rio onde é possível ter uma vista fantástica do Centro financeiro de Pudong.

 

Pundog vista através do Bund.

 

A região possui muitos artistas de rua e um muro repleto de flores bastante bonito. Vá para essa região tanto durante o dia como durante a noite para observar a skyline da cidade.

 

 

Pudong - essa região de Xangai surgiu a partir de 1990 e é um dos principais distritos financeiros do mundo. As principais atrações da região são: a torre Pérola do Oriente, a torre Jin Mao, o Shanghai Tower.

 

 

Essa região também é muito agradável e cheia de tecnologia. A loja da Apple store é incrível. Também é possível perceber o cuidado que os orientais têm com os jardins. 

 

 

Nessa região também é possível subir nos observatórios dos prédios mais altos do mundo. Infelizmente não tivemos tempo, mas sem dúvida deve ser incrível.

 

 

Najing Road - principal rua comercial da cidade. É como se fosse a 5ª Avenida em Nova Iorque. Nessa rua é possível encontrar as principais marcas do mundo e diversos restaurantes. A rua é imensa e vale muito a pena uma visita.

 

 

Jardins e bazar de Yu Yuan - é um pequeno comércio com várias lojas. Vende-se tudo neste lugar. Neste mesmo local existe o jardim Yu Yuan Garden, que é uma das principais atrações da cidade.

 

 

Compramos todos os nossos souvenir neste local. Uma dica importante: negociem os preços eles podem cair cerca de 90%. Vão por mim. Comprei produtos que eram oferecidos por 500 yuans por 50 yuans.

 

 

Para ingressar no Yu Garden é preciso comprar um ticket que pode ser adquirido no local. O valor como a maioria das coisas na China é bem barato. Cerca de 5 reais. O Jardim é bem bonito e muito bem cuidado. É uma atração imperdível principalmente para conhecer o espirito chinês.

 

 

People's Square - principal praça da cidade. É neste local onde fica situado o Shanghai Museum e o Teatro de Shanghai. Infelizmente não tivemos tempo de entrar em nenhuma das duas atrações, mas ambas são muito bem avaliadas. 

 

Shanghai Museum.

 

People's Square.

 

Compras: 

 

O principal centro é a Najing Road, rua onde ficam as principais lojas. Existem diversos Shopping onde estão as principais lojas. Os preços de coisas originais são muito parecidos com os preços do Brasil, contudo, serviço, transporte e alimentação são muito baratos! por exemplo: uma oferta do Mc donalds custa em torno de 5 reais.

 

Vitrine das grandes lojas.

 

Não deixem de assistir nosso vídeo com principais atrações de Xangai e aproveitem e assinem nosso canal do Youtube:

 

 

 

Enfim, amei ter conhecido Shanghai.  A cidade é moderna, cultural e surpreendente. Sem dúvida alguma uma das cidades mais organizadas que já tive a oportunidade de conhecer. Com certeza voltarei em breve. Qualquer dúvida é só perguntar que terei o maior prazer em respondê-los.




Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo


Veja Também