Portugal: conheçam um pouco da linda cidade do Porto

  • 01 de julho de 2016


Primeiramente, vamos esclarecer algo: Quando falamos sobre a cidade do Porto, estamos falando concomitantemente de Vila Nova de Gaia, porque, essas duas belas cidades de Portugal, são separadas pelo famoso rio Douro, e, na maioria das vezes, são tratadas pelos visitantes como uma só. Mas não faz mal! 

 


 
Porto possui um aeroporto internacional e você pode voar diretamente pra lá. Porém, por conta das dimensões territoriais de Portugal – é bem pequeno -, preferimos ir para Lisboa. De lá, pegamos um carro, fomos para Coimbra e depois seguimos para a cidade do Porto. No mesmo roteiro, ainda incluímos um “pulo” na Espanha para conhecermos a mística cidade de Santiago de Compostela (a distância entre as duas é de 220km, aproximadamente). Vale a pena! 
 

Onde ficar em Porto? 

 

Escolhemos o centro. Ficamos no hotel Mercure, na Praça da Batalha. A diária custou R$ 300,00 (com Wi-fi) e a localização não podia ser melhor, porque conseguimos ficar bem próximos dos pontos principais da cidade, como o conhecido bairro da Ribeira, a Estação de São Bento e a Igreja da Lapa.

 

Reservem seus hotéis e pousadas através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 
 
 
Passeando por Porto 

 

Recomendo comprar o bilhete do Yellow Bus. Custa 13,50 euros e cinquenta por pessoa (para dois dias). Com ele, irá circular pelos principais pontos  turísticos da cidade e poderá descer e subir quantas vezes precisar. Outro detalhe importante, irá pegá-lo quase em frente ao hotel. 
 

Depois que estiver no Yellow Bus, é só escolher os lugares para descer e se deliciar com os encantamentos da cidade. Durante o percurso, recomendo uma parada na Casa da Música. Lá acontecem grandes shows e é nesse lugar incrível que se apresentam também as orquestras principais da cidade. O prédio foi projetado por Rem Koolhaas e impressiona por sua beleza arquitetônica. Na cobertura há um café com uma boa vista de parte da cidade. Recomendo!

 

 

Continuando o tour pela cidade, é necessário parar no Café Majestic, que figura na lista de melhores cafés do mundo. Ele fica na rua Santa Catarina e tem um ambiente interessante, além de uma boa comida. 


 
Outras paradas naturalmente obrigatórias, serão: na Sé Catedral, na Praça da Liberdade, na Ribeira, no Palácio de Bolsa, na Torre dos Clérigos, etc. Entre esses locais, vale ressaltar a Ribeira. É um dos lugares especiais e que chama a atenção de todos que chegam com suas casas coloridas, vários restaurantes e lojas com muita gente caminhando na rua. Deste ponto conseguimos avistar algumas caves de vinho e a conhecida ponte D. Luís, que estão certamente entre as principais atrações do Porto.  

 

 

Chegando em Vila Nova de Gaia, somos surpreendidos com o Mosteiro da Serra do Pilar. Ele fica no alto da serra e encanta por sua capela circular, tenha certeza que não terá como deixar de perceber. Hoje, pertence aos militares, mas ainda é possível visitá-lo. 

 

 

Para encerrar o dia, não há como deixar de fazer o passeio de barco pelo rio Douro. Custa em torno de 20,00 euros por pessoa. É incrível e imperdível! Dentro do barco, você poderá assistir a um maravilhoso espetáculo da natureza e contemplar um lindo pôr do sol.  

 

Após finalizar o passeio de barco, vale uma parada em um dos restaurantes –  alguns tocam a nossa MPB – para apreciar um bom vinho do porto e olhar o  céu se transformar numa verdadeira aquarela.

 

 

Como não poderia ser diferente, ainda não é hora de dormir, claro. É momento de ir para o hotel, tomar um banho e retornar para Vila Nova de Gaia, desta vez para degustar a boa comida portuguesa em um dos inúmeros restaurantes que margeiam o rio Douro e tomar um bom vinho. De cortesia, poderá ver a linda cidade e todos os locais visitados durante o dia, só que desta vez iluminados e dando um charme especial à noite.

 

 

 


Esse artigo foi lido 1117 vezes!

Sobre o Autor

Juliano Pessoa

Sou Advogado, Administrador de Empresas Especialista em Marketing e Fotógrafo de Natureza/Paisagem. A fotografia é minha paixão, meu hobby, minha terapia. As imagens que registro são publicadas nas redes sociais e no meu site: www.julianopessoa.com.


Veja Também