Istambul: um passeio pelo Palácio Topkapi

  • 02 de julho de 2015


Essa é umas das principais atrações de Istambul, na Turquia. O castelo é totalmente diferente de outros que já havíamos visitado na Europa. 

 

 
O palácio fica situado em uma das margens do estreito de Bósforo, no ponto onde o Bósforo se encontra com o Mar de Mármara , em uma posição bastante estratégica e foi construído pelo Sultão Mahmed II.
 
 
O local serviu como residência imperial para os otomanos durante vários anos, somente deixando de ser residência oficial na era do Sultão  Abdulmecid, passando a se tornar em um museu.
 
A entrada custa 25 TL e pode ser comprada na hora. Para ingressar no harém é preciso pagar mais 15 TL. O local é bastante grande e suas principais atrações são: Portão de Saudação, Portão da Felicidade, Salão de Audiências, Fonte Ahmet III, Igreja de Hagia lrene, Pavilhão da Circuncisão, Jardim das Tulipas e especialmente o Tesouro Imperial.
 
 
O palácio possui duas divisões, uma área administrativa e outra o Harém (local onde p sultão vivia sua vida). Sem dúvida os locais que mais nos chamaram atenção foram a sala das joias e a cozinha com seus tachos gigantes contrastando com as delicadas porcelanas que eram postas na mesa.
 
 
 
O Museu possui, ainda, uma vista de tirar fôlego para o estreito de Bósforo e para parte oriental da cidade.
 
 
Outro ponto alto são os seus jardins bastante conservados.
 
 
Gostamos demais de ter conhecido essa atração, ficamos impressionados com sua conservação e grandiosidade! Recomendo reservar um período inteiro para visitar o local. O Palácio funciona todos os dias das 9:00 às 17:00 horas no inverno e até as 19:00 horas no verão. 
 



Sobre o Autor

Marcio Valença

Médico, apaixonado por viagens e fotografia.


Veja Também