Istambul: um passeio pelo Grande Bazar, Bazar das Especiarias e pela Mesquita Nova

  • 02 de julho de 2015


Neste post vamos dar dicas do Grande Bazar e do Bazar das Especiarias, situados em Istambul, na Turquia.

 
Essas duas atrações podem ser feitas no mesmo dia e são bastante interessante para quem gosta de conhecer um pouco sobre os hábitos, cultura e a alimentação da Turquia.
 
 
O Grande Bazar é o maior mercado público de Istambul e conta com mais de 5 mil lojas e recebe diariamente milhares de turistas e turcos de todas as regiões do país. A atração funciona de segunda a sábado das 9:00 horas até 19:00 horas.
 
 
No local é possível encontrar de tudo, desde souvenir até objetos refinados de decoração. Durante a nossa visita observamos muitas lojas de tapetes, cerâmicas e joias. 
 
 
O Grande Bazar fica situado no lado ocidental, mais especificamente no bairro histórico de Emonönu.
 
 
Para quem gosta de compras o local é um prato cheio, pois a variedade de objetos impressiona. Como todo comércio de origem asiática o ideal é negociar bastante pois os preços costumam cair bastante! 
 
 
Uma dica bastante importante: o local também é uma ótima opção para realizar o cambio de moedas, vez que os preços costumam ser mais favoráveis que o cambio realizado nos outros bairros.
 
 
Depois que percorremos minuciosamente o Grande Bazar partimos para o Bazar das Especiarias, também chamado de Bazar Egípcio.
 
 
 
Os mercados ficam a mais ou menos 1 km um do outro. Quem tiver um pouco de disposição o ideal é fazer o trajeto caminhado. Ele fica localizado próximo a mesquita nova e em frente à ponte Gálata.
 
 
IMPORTANTE: os taxistas turcos são muito sabidos, parecem que fizeram o mesmo curso que os taxistas argentinos!!! Portanto, fiquem atento aos golpes. Para evitar andem com dinheiro trocado e combinem o valor antes deixando claro que o pagamento será feito na moeda local.
 
O Bazar Egípcio também funciona de segunda a sábado e possui um número menor de lojas, cerca de 120 lojas.
 
 
O que predomina no Bazar Egípcio são as especiarias, temperos, doces, frutas, sementes. Por falar em doces a Turquia é bastante conhecidas pela sua grande variedade de doces. Não deixem de provar as inúmeras opções.
 
 
Quando saímos do último mercado aproveitamos e conhecemos a Mesquita Nova. Essa mesquita está longe de ser a maior da cidade, entretanto, também é bastante bonita.
 
 
Enfim, vale muito a pena fazer esse passeio. Se estiverem com tempo reservem um dia inteiro para esta programação. 
 



Sobre o Autor

Marcio Valença

Médico, apaixonado por viagens e fotografia.


Veja Também