Fernando de Noronha: A Trilha do Atalaia

  • 06 de outubro de 2015


A Ilha de Fernando de Noronha está cada dia mais sendo procurada pelo ecoturismo, mais especificamente por suas trilhas. O Arquipélago possui diversas opções de trilhas. Algumas simples e outras com um alto grau de dificuldade.

 
A empresa Caminhos de Noronha realiza todas as trilhas oferecidas na Ilha. O projeto é da guia Sílvia Morais Nobre, que é presidente da Associação dos Condutores e foi uma pessoa que nos recebeu de braços abertos na Ilha, sempre muito atenciosa e disposta a resolver qualquer situação. Todos os guias da empresa são especializados e credenciados pelo Icmbio.
 
 
 
 
As principais trilhas são:  Atalaia Longa; Capim Açu; Trilha do Piquinho. Todas essas são obrigatórias a presença de guia.
 
 
Existem ainda trilhas que são alto guiadas, ou seja, que podem ser feitas por conta própria: Atalaia Curta, Abreus e Piscina do Morro de São José.
 
 
Optamos por fazer a Trilha Curta do Atalaia pois nosso tempo estava bastante corrido, nossa vontade mesmo era fazer a Atalaia Longa. Fizemos todo procedimento de reserva e contratamos um Guia pela empresa Caminhos de Noronha.
 
 
 
 
Uma dica importantíssima é a seguinte: como atualmente as trilhas estão sendo cada vez mais procuradas e o número de visitantes na área do Parque Nacional é limitado é preciso fazer a reserva no Icmbio com bastante antecedência.
 
 
Para se ter uma noção algumas pessoas que iam ficar na ilha por dez dias e tentaram fazer reserva da Trilha do Atalaia no primeiro dia não conseguiram. O diferencial de procurar uma empresa é justamente essa! Fazer a reserva e pegar um guia especializado.
 
 
 
Pois bem. Nossa trilha estava marcada para 12:00 horas. Chegamos alguns minutos antes da entrada no portão da Trilha da Atalaia e preenchemos alguns documentos e alugamos colete e snorkel para fazer o mergulho na piscina do Atalaia. O material completo custou 20 reais por pessoa.
 
 
Após esse procedimento tivemos uma pequena aula sobre a trilha e sobre como deveríamos nos portar durante o trajeto. 
 
 
Durante o trajeto de ida, nossa guia, Sra. Sílvia, foi passando diversas informações  e contanto um pouco da história da Ilha. Realmente fazer a trilha com Guia foi maravilhoso. Nos sentimos seguros todo tempo e conhecemos muitas espécies locais! 
 
 
 
 
A trilha curta tem duração de 30 minutos cada trecho e tem dificuldade nível baixo, contudo, é interesse ter um certo preparo físico pois a volta é feita numa pequena ladeira.
 
 
O ponto alto da trilha do Atalaia é a sua piscina natural, que nada mais é do que uma pequena praia que se forma quando a maré fica baixa, por isso que o horário da trilha varia todos os dias.
 
 
 
A piscina realmente é linda e possui uma transparência incrível. Cada grupo tem direito a mergulhar no local durante 30 minutos. Durante o nosso mergulho vimos várias espécies de peixes, crustáceos e até uma moreia. Nossa guia relatou que várias vezes é possível observar até tubarão no local.
 
 
 
 
Depois do mergulho ficamos mais um pouco admirando o local e nossa guia mais uma vez deu outra aula sobre o meio ambiente. O trajeto total com o banho dura em torno de 2 horas.
 
 
Adoramos ter feito esse passeio em Fernando de Noronha. Foi uma experiência única e recomendamos para todos tanto o passeio como a empresa @caminhosdenoronha.
 
 
Não deixem de assistir nosso vídeo sobre a trilha:
 
 
 
 
 



Sobre o Autor

Marcio Vital

Sou Advogado especialista em Direito Civil, Imobiliário e Trabalhista. Meu principal lazer é viajar e fotografar o mundo. Tenho um instagram que funciona como um microblog sobre minhas viagens e hoje conta com mais de vinte e cinco mil seguidores @marcion


Veja Também