Marcio no Mundo




Dicas de Dubrovnik: atrações, passeios, hotéis e muito mais


Publicado em 05 Jun 18



Booking.com



 A Croácia estava há vários anos na nossa lista de desejos, contudo, queríamos fazer um roteiro bem completo percorrendo desde de Zagreb, capital do país, e passar pelas cidades de Zadar, Split, Hvar até chegar em Dubrovnik, no extremo sul do país.

 

 

Vejam nosso post com os principais destinos da Croácia.

 

Porém, nem tudo são flores, e como cada vez temos menos tempo para viajar em razão das nossas atividades profissionais resolvemos encaixar apenas Dubrovnik em nosso roteiro para uma curta viagem de apenas quatro dias e sentir um pouco da cultura, arquitetura e das praias da Croácia.

 

Old City.

 

A cidade medieval de Dubrovnik é, atualmente, um dos destinos turísticos mais concorridos no Mar Adriático. Na realidade a Croácia passou a ser um destino que vem recebendo cada vez mais turistas a cada ano que passa. Isso se deve ao fato do país possuir lindas praias, preço atrativo se comparado aos demais destinos da Europa Ocidental, gastronomia maravilhosa, cidades repletas de cultura e uma vida noturna bastante agitada.

 

Pile Gate - uma das entradas para Old City.

 

Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, possuindo um centro comercial bastante desenvolvido, cheio de bons hotéis, restaurantes e lojas. A cidade foi classificada em 1979 Patrimônio mundial da Unesco.

 

Percorrendo as muralhas de Dubrovnik.

 

Informações gerais da Croácia: Moeda, visto e idioma.

 

Ruelas de Dubrovnik.

 

Os brasileiros que pretendem visitar a Croácia com fins turisticos não precisam de VISTO se forem permanecer no país por até 90 dias. Apenas é necessário estar com passaporte com 3 meses de validade da data da saída do país; passagem de ida e volta já comprada; voucher do hotel e dinheiro suficiente para permanecer no pais.  

 

A MOEDA da Croácia é a Kuna. Praticamente nenhum local aceita Euro, portanto, recomendo assim que chegar no Aeroporto trocar um pouco de Kunas e fazer o restante do câmbio na Old Town, local onde o câmbio geralmente é mais favorável.

 

O IDIOMA da Croácia é o Croáta, mas como se trata de um país que vive do turismo a grande maioria da população fala ou pelo menos entende a língua inglesa.

 

Como chegar em Dubrovnik:

 

Pôr do sol no Cable Car.

 

De Avião: não existem voos diretos partindo do Brasil, entretanto, várias empresas fazem esse trecho interno dentro da Europa como a Alitalia, Air France, KLM, Lufthansa, Vueling, Easyjet, Jetcoast, Air Malta e a local Croatia Airlines.

 

Como estávamos fazendo um intercâmbio na Ilha de Malta (saiba mais Clicando aqui), em um dos poucos finais de semana que tivemos livre na ilha voamos de Air Malta para Dubrovnik. O trecho custou cerca de 150 euros cada trecho, ou seja, 300 euros ida e volta com todas as taxas.

 

De Navio: outra forma bastante procurada pelo turistas é de navio. A cidade possui um porto marítimo bem conhecido que é rota da vários cruzeiros! Durante os meses mais quentes diversos cruzeiros atracam na cidade.

 

De carro: Dubrovnik fica muito próximo de Mostar, na Bósnia, e de Kotor e Budva,  Montenegro, sendo possível chegar de carro a partir desses dois países. Além disso, a cidade fica a apenas 206 km de Split, 341 km de Zadar e a 498 km de Zagred.

 

Quando ir para Croácia:

 

 

O país é um daqueles destinos que podem ser visitados durante todo o ano. Porém, é na alta estação que a cidade fica daquele jeitinho que conhecemos nas fotos, repleta de turístas, com praias magníficas e com todas as atrações e restaurantes abertos.

 

Os melhores meses para visitar Dubrovnik são maio, junho, setembro e outubro, meses em que a temperatura está bastante agradável, mas a cidade não está completamente lotada. Os meses de Julho e Agosto são bem quentes e a cidade fica atolada de turístas. Nesse período diversos cruzeiros atracam na região deixando a Old City lotada.

 

A temperatura varia entre os meses de julho e agosto entre  21 a 29 graus. Já na primavera e no outono as temperaturas máximas andam tipicamente entre os 20 e os 28 graus. O inverno é bem frio e pode até ter a presença de neve.

 

Principais atrações de Dubrovnik:

 

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático". 

 

 

Cidade amuralhada: local onde se respira história, repleto de prédios históricos e ótimos bares e restaurantes. É nesta região onde se concentram grande parte das atrações da cidade. Não deixem de percorrer as muralhas! O caminho é um pouco longo, cerca de 2 km, mas a vista é incrível. Alguns pontos da percurso possuem mais de 25 metros de altura. O Ingresso custa 90 Kunas, mas vale a pena.

Algumas fotos do nosso percurso nas muralhas.

 

Principais atrações da Old City: Fonte Onófrio, maior fonte da cidade e local onde é possível tomar água de ótima qualidade sem se preocupar em gastar euro (leve sempre uma garrafinha pra encher durante a viagem); Palácio Sponza; Catedral de Dubrovnik; Porto Velho: local aonde saem vários passeios de barco; Monastério Dominicano e o Monastério Franciscano. Seperem um dia inteiro para percorrer todas essas atrações.

 

Stradun: principal corredor da cidade onde passam milhares de pessoas todos os dias. Ficando ou não hospedado dentro da Old Town o turistas passará diversas vezes ao dia nessa linda rua.

 

 

Dubrovnik Cable Car "Bodinho de Dubrovnik": na minha opinião a melhor vista da região e a atração mais interessante da cidade. O Bondinho fica a poucos metros do Portão Pile e leva até o alto do Monte Srdj. No alto é possível ter uma vista panorâmica de Dubrovnik. A atração possui uma ótima infraestrutura com um restaurante, lojas e uma pequena exposição sobre a guerra.

 

 

O ingresso de ida e volta custa 200 Kunas, só ida custa 100 Kunas e o horário varia de acordo com a época do ano. Na altíssima estação, nos meses de julho e agosto funciona das 9:00 às 24 horas.

 

DICA: Se possível conheça a atração no período do pôr do sol e reservem com antecedência o restaurante que existe no topo (Restaurante Panorâmico) e aproveitem para tomar um drink apreciando a vista maravilhosa.

 

 

Igrejas e Museus: é o que não falta por toda cidade! As principais ogrejas são a Catedral de São Brás, principal igreja da cidade, e a Catedral de Assunção da Virgem Maria. Já os Museus o principal é Museu Franciscano, uma das mais belas construções da cidade.

 

 

Lovrijenak: essa fortificação foi cosntruida no alto de uma rocha exatamente em frente ao Portão Pile, principal entrada da cidade amuralhada. O Forte é aberto ao público e possui uma vista linda para cidade amuralhada.

 

 

Principais passeios em Dubrovnik:

 

Passeio para Ilha de Lokrum: essa ilha fica a apenas 20 minutos de barco da costa de Dubrovnik. Infelizmente não tivemos tempo de visitar essa atração, mas ela é bem cobiçada por suas lindas praias e por possuir um Jardim Botânico.

 

Ilha de Lokrum vista do alto do Cable Car.

 

Passeio de barco pelos arredores: existem diversos passeios de barco e lancha que são vendidos no Porto Antigo. Para quem tiver tempo é uma forma interessante de conhecer a cidade por outro ângulo e parar em lugares paradisiacos para dar um mergulho.

 

 

Passeio pelas vinícolas: pouca gente sabe mas a Croácia também produz ótimos vinhos. Várias empresas da região vendem o passeio de um dia para o Vale do Konavle, uma das principais regiões produtoras de vinhos do país.

 

Vinícolas nos arredores de Dubrovnik.

 

Roteiro Games of Thrones: a famosa série americana foi gravada em diversos momentos na cidade de Dubrovnik e existem mais de 50 tours diários mostrando a cidade para os apaixonados pela série. Durante o city tour que fizemos com Natasa, nossa Guia em português em Dubrovink tivemos a oportunidade de conhecer diversos pontos.

 

 

Principais praias de Dubrovnik;

 

 

A cidade possui inúmeras praias cada uma mais bonita que a outra, contudo, o fundo da maioria é de pedras e a água é bem gelada para quem está acostumado com as águas quentinhas do nordeste do Brasil e do Caribe. Para quem tá acortumado com a água do litoral carioca não sentirá diferença alguma e vai adorar dar um mergulho. As principais de Dubrovnik são: Banje Beach, localizada no centro com vista para as muralhas; Copacabana Beach, na península Babin Kuk; Sveti Jakov que fica a 25 minutos de caminhada da Old City ou 120 Kunas de táxi.e as praias em Lapad.

Fotos de Banje Beach.

Fotos de Sveti Jakov.

 

Gastromomia em Dubrovnik:

 

A gastronomia da Croácia é muito saudável. Os pratos são a base de peixes, frutos do mar, produtos orgânicos, frutas e legumes. Os restaurantes mais conhecidos e visitados pelos turistas são: Dalmatino, restaurante situado na Old City com pratos maravilhos, atendimento nota 10, carta de vinhos de ótima qualidade; Takenodo, que possui uma linda vista das muralhas; Pantarul; Nautika, fica localizado entre a cidade amuralhada e a fortaleza de Lovrijenak; Oyster e Sushi Bar,  localizado dentro da cidade murada ideal para quem gosta de ostras e um japonês e o Restaurant 360, que possui uma vista maravilhosa da cidade e pratos da alta gastronomia.

Fotos do Restaurante Dalmatino.

 

Onde se hospedar em Dubrovink:

 

Ploce: Pra quem pretende ficar em uma região mais tranquila e mais residência o ideal é se hospedar em Ploce. Essa região fica a apenas 10 minutos de cidade amuralhada. Principais hotéis dessa região: Hotel Excelsior, Villa King e o Villa Glavic.

 

Cidade Amuralhada: Já para quem quer ficar próximo das principais atrações turísticas, bares e restaurantes o ideal é ficar na Old City. Essa foi a nossa escolha.  Os pontos negativos dessa região é que não entra carro e que a noite é bem agitada.

 

 

Lapad: para quem quer ficar perto das praias Lapad é a melhor opção. Nessa região existem muitos apartamentos para alugar e vários resorts. O lado negativo é a distância da cidade velha. Melhores hotéis dessa região: Hotel Kompas; Dubrovnik Palace e o Hotel Lapad.

 

Conheçam os principais Hotéis de DUBROVNIK clicando aqui e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

 

Bate e voltas desde de Dubrovnik:

 

Como Dubrovnik fica bem próximo das fronteiras da Bósnia e de Montenegro diversas empresas realizam passeios de bate e volta de um dia inteiro para as principais cidades desses dois países. Os mais comuns são: passeio para Mostar, na Bósnia, e para as cidades de Kotor e Budva em Montenegro.

 

É possível fazer esses passeios de carro por conta própria ou com as empresas locais. Fizemos os nossos com a Adriatic Explore e adoramos. A empresa é muito organizada e o roteiro é bem elaborado dando tempo suficiente de curtir cada atração

 

Durante o período que ficamos em Dubrovnik fizemos esses dois passeios. Leiam nossos relatos completo: BATE E VOLTA PARA MOSTAR - BÓSNIA E HERZERGOVINA e BATE E VOLTA PARA KOTOR E BUDVA EM MONTENEGRO.

 

Cidade de Mostar, Bósnia e Hezergovina.

 

Guia em Português em Dubrovnik

 

Sempre que viajamos para alguma cidade histórica procuramos contratar um guia e de preferência em português. Em Dubrovnik não foi diferente! Contratamos a Natasa, @dubrovnik_em_portugues, e adoramos. Fizemos um city tour na Old City com ela e tivemos uma verdadeira aula de história sobre a Croácia e especialmente sobre Dubrovnik e fez toda a diferença no nosso passeio. para maiores informações CLIQUE AQUI.

 

O que achamos de Dubrovnik:

 

Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem.

 

Recomendamos passar  quatro a cinco dias inteiros na cidade para conhecer e aproveitar o máximos das suas principais atrações e fazer os passeios nos seus arredores. Sem dúvida Dubrovnik é um destino inesquecível. Ver de perto suas conservadas muralhas medievais, as lindas paisagens do Mar Adriático e seu lindo centro histórico realmente nos encantou bastante e fez com que a cidade se tornasse para nós um dos grandes destinos da Europa. Sem dúvida alguma um dia voltaremos para fazer um roteiro completo pela Croácia. 



Esse artigo foi lido 4008 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 45 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade




Booking.com

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de Dubrovnik: atrações, passeios, hotéis e muito mais

05 Jun 18

Croácia: principais cidades + roteiro completo

01 Mai 17

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas