Marcio no Mundo




Conheça um pouco sobre a Gastronomia alagoana


Publicado em 03 Set 14



Booking.com



Alagoas possui uma culinária bastante rica, com diversas opções de bons restaurantes, seja ele da gastronomia local como diversos outros de outras nacionalidades e estilos.

 
Neste post vou contar um pouco sobre o culinária do nosso Estado e sobre os principais restaurantes da Capital alagoana.
 
 
Como Alagoas tem grande parte da sua extensão banhada pelo Oceano Atlântico os frutos do mar são presença constante nos principais restaurantes do Estado. 
 
 
 
 
Além disso, o Estado possui duas grande Lagoas, quais sejam: a lagoa Mandaú e a Manguaba, sendo, portanto, duas grandes fontes de ingredientes para a culinária a exemplo do sururu, da ostra e da Carapeba.
 
 
Um ingrediente local sempre presente nos pratos de frutos do mar é leite de coco que é bastante nutritivo e saboroso.
 
 
Alagoas possui diversas opções gastronômicas para conquistar o paladar dos visitantes. Existem restaurantes de culinária peruana, portuguesa, italiana, francesa e japonesa.   
 
 
A culinária também se destaca pela variedade dos pratos da comida regional, a exemplo de carne-de-sol com fava ou feijão verde, galinha ao molho pardo, sarapatel, buchada, entre outros. 
 
 
 
 
O Estado possui dois importantes polos gastronômicos que são o Pontal da Barra e o da Massagueira, ambos ficam bem próximos de Maceió, capital de Alagoas.
 
 
 
 
No Pontal da Barra, local conhecidos pelas rendeiras, existem alguns restaurantes específicos da culinária alagoana onde é possui comer várias opções de frutos do mar.
 
 
Já a Massagueira é um polo gastronômico também situado nas Margens da Lagoa Mandaú. Seu acesso é bastante tranquilo. No sentido das praias do litoral norte basta dobrar a direita após a segunda ponte. 
 
 
O local é repleto de bons restaurantes, todos eles têm como carro-chefe os frutos do mar. Os principais pratos são: a fritada de camarão e peixe, posta de peixe, Maçunim, Sururu ao coco, Lagosta, Polvo, Carapeba, Siri de Coral e o Caranguejo. 
 
 
 
 
Além disso, o local é conhecido ainda pelas suas sobremesas. As mais conhecidas são as cocadas de diversos sabores (coco, maracujá, doce de leite, jaca, leite condensado), os suspiros e as broas.
 
 
Não podemos deixar de destacar as tapiocas, encontradas na orla das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.  São feitas na chapa quente, servidas na hora, e o cliente escolhe o sabor do recheio. A tradicional tapioca é apenas feita com a goma e recheio de coco ralado.
 
 
 
 
Os principais restaurantes da capital são: Restaurante Sur (restaurante bastante renomado que está entre os 40 melhores do país. É comando pelos Chefs Felipe Lacet e Serginho Juca); Carne de Sol do Picuí (restaurante de comida típica que tem como carro-chefe a carne do sol com manteiga de garrafa. O restaurante é do renomado Chef Wanderson Medeiros); Massarela (Restaurante italiano bastante conceituado); Wachaco (restaurante peruano referência nacional); Akuaba e o Espaço Vera Moreira (o melhor restaurante baiano fora da Bahia. O Espaço é do Grande Chef Jonatas Moreira); Bodega do Sertão (restaurante de comida regional); Imperador dos Camarões (restaurante especializado em pratos com camarões); Divina Gula (restaurante de comida mineira comandado pelo Chef André Generoso) e o Maria Antonieta (restaurante italiano com a decoração mais bonita da cidade).
 
 
 
 
Já fora na capital alagoana, destacam-se o Restaurante no Quintal (restaurante situado em São Miguel dos Milagres), Restautante da Pousada Xuê (situado na Praia do Patacho) e o Restautante Tuyn ( situado em Maragogi).
 
 
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a culinária alagoana. 


Esse artigo foi lido 2773 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcela Jardim Cabral

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Mestra em Nutrição e professora do curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau. É a nossa parceira sempre que o assunto for relacionado a gastronomia e culinária.



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Conhecendo a Palatéia: o paraíso das ostras alagoanas

24 Out 17

Um passeio imperdível em Maceió: Piscinas naturais da Pajuçara

12 Out 17

Dicas da Praia de Antunes: um paraíso no extremo norte de Alagoas

04 Out 17

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas