Marcio no Mundo




Trilha do Talhado - um verdadeiro paraíso no sertão alagoano


Publicado em 01 Nov 17



Booking.com



Neste post vou mostrar um local pouco explorado em Alagoas, mas que é na minha opinião um dos destinos mais encantadores do nosso Estado.

 
Pois bem. O local que estou falando é a trilha do Mirante do Talhado, situado no município de Delmiro Gouveia. Como estávamos hospedados em PIRANHAS, no Hotel Pedra do Sino, saímos logo cedo e fomos direto para o Mirante do Talhado.
 
O caminho para o Miranteé bem tranquilo. Chegando em Olho D'Água do Casado, segue à direta no sentido de Delmiro, no km 12 fique atento a uma placa com a foto dos Cânions com o nome Restaurante Ecológico Castanho e Mirante do Talhado. Entre e siga 16 km nesta estrada.
 
 
Quem faz a trilha é o Sr. Francisco, um Sr. de 75 anos com disposição de 20  que é proprietário de alguns chalés na região. Contratamos o passeio por telefone (custou 30 reais por pessoa - 82 988749373). Ainda no telefone o mesmo nos orientou a ir de calça, camisa, chapéu e roupa de banho, pois o passeio iria até a famosa gruta do talhado, local onde é possível tomar um banho refrescante no Rio São Francisco.
 
Assim que chegamos no local fomos recebidos pelo simpático Francisco e iniciamos nossa trilha.  O primeiro momento da trilha é feito na Caatinga, onde o nosso guia nos mostrou várias espécies de árvores nativas entre elas  a Jurema preta, o Juazeiro (é da raspa dessa árvore que faz o creme dental), Imbuzeiro (árvore que guarda bastante água na raiz), a Arapiraca e o Angico. 
 
 
Durante o percurso inicial ficamos impressionado com algumas flores que florescem em um ambiente tão seco!
 
 
Após toda essa aula e depois de alguns minutos começamos a percorrer o lindo paredão de pedras que forma os Cânions do São Francisco. 
 
 
 
Durante toda a trilha o nosso guia foi contando um pouco da história da região, das rochas e das flora que existe no local, uma verdadeira aula de história e ecologia. Assim que chegamos no Mirante do Talhado ficamos encantados com a vista! Realmente é de tirar o fôlego e compensa todo o esforço.
 
 
Após uma hora de trilha chegamos na Gruta do Castanho. O local é simplesmente espetacular, com uma água muito verde e cercado pelos paredões rochosos.
 
 
A trilha é de grau de dificuldade médio, ou seja, só é interessante fazer pessoas que tenham um bom rigor físico e que gostem realmente de aventura.
 
 
Existem dois ou três grandes obstáculos durante a trilha. Esse da foto abaixo é um deles.
 
 
Quando chegamos na gruta pegamos uma canoa e fizemos um passeio entre  os paredões até a plataforma. Lá tomamos uma água de coco e descansamos um pouco para fazer a trilha de volta.
 
 
O passeio superou todas as nossas expectativas e gostamos bastante.
 
 
Recomendamos levar uma pequena bolsa com protetor solar, um lanche leve e água. 
 
 
Assista o vídeo abaixo com algumas imagens de Piranhas:
 
 
 
 
Sigam nosso Instagram @marcionomundo. Espero que tenham gostado dessas dicas e qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em ajudá-los.


Esse artigo foi lido 10558 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade



Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Praia de Lages: um paraíso na Rota Ecológica de Milagres.

13 Jan 18

Pousada Flor de Lis: um paraíso exclusivo na Praia de Garça Torta

07 Jan 18

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

27 Dez 17

Posts Mais Populares


Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas