Marcio no Mundo




Trilha do Talhado - um verdadeiro paraíso no sertão alagoano


Publicado em 01 Nov 16



Booking.com



Neste post vou mostra um local pouco explorado em nosso Estado de Alagoas mas que é, na minha opinião, um dos mais encantadores do nosso Estado.

 
Pois bem. O local que estou falando é a trilha do mirante do talhado, situado no município de Delmiro Gouveia. Como estávamos hospedados em PIRANHAS, no Hotel Pedra do Sino, saímos logo cedo da hotel e fomos direto para o Mirante do Talhado.
 
O caminho para o mirante do talhando é bem tranquilo. Chegando em Olho D'Água do Casado, segue à direta no sentido de Delmiro, no km 12 fique atento a uma placa com a foto dos Cânions com o nome Restaurante Ecológico Castanho e Mirante do Talhado. Entre e siga 16 km nesta estrada.
 
 
Quem faz a trilha é o Sr. Francisco, um Sr. 75 anos com disposição de 20 anos que é proprietário de alguns chalés na região.
 
Contratamos o passeio por telefone (contato ainda de Maceió e o mesmo custou 30 reais por pessoa - 82 988749373).Ainda no telefone o mesmo nos orientou a ir de calça, camisa e chapéu, pois o local é bastante quente. Recomendou, ainda, a levar roupa de banho pois o trajeto iria até a famosa gruta do talhado.
 
Assim que chegamos no local fomos recebidos pelo simpático Francisco e iniciamos nossa trilha. 
 
O primeiro momento da trilha é feito na Caatinga, onde o nosso guia nos mostrou várias espécies de árvores nativas entre elas  a Jurema preta,  o Juazeiro (é da raspa dessa árvore que faz o creme dental), Imbuzeiro (árvore que guarda bastante água na raiz), a Arapiraca e a Angico. 
 
 
Durante o percurso inicial ficamos impressionado com algumas flores que florescem em um ambiente tão seco!
 
 
Após toda essa aula e depois de alguns minutos começamos a percorrer o lindo paredão de pedras que forma os Cânions do São Francisco. 
 
 
 
Durante toda a trilha o nosso guia foi  contando um pouco da história da região, das rochas e das flora que existe no local, uma verdadeira aula de história e ecologia. Assim que chegamos no Mirante do Talhado ficamos encantados com a vista! Realmente é de tirar o fôlego e compensa todo o esforço.
 
 
Após uma hora de trilha chegamos na Gruta do Castanho. O local é simplesmente espetacular, com uma água muito verde e cercado pelos paredões rochosos.
 
 
A trilha é de grau de dificuldade médio, ou seja, só é interessante fazer pessoas que tenham um bom rigor físico e que gostem realmente de aventura.
 
 
Existem dois ou três grandes obstáculos durante a trilha. 
 
 
Quando chegamos na gruta pegamos uma canoa e fizemos um passeio entre  os paredões até a plataforma. Lá tomamos uma água de coco e descansamos um pouco para fazer a trilha de volta.
 
 
O passeio superou todas as nossas expectativas e gostamos bastante.
 
 
Recomendamos levar uma pequena bolsa com protetor solar, um lanche leve e água. 
 
 
Assista o vídeo abaixo com algumas imagens de Piranhas:
 
 
 
 
Sigam nosso Instagram @marcionomundo. Espero que tenham gostado dessas dicas e qualquer dúvida é só perguntar. 


Esse artigo foi lido 8833 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Pousada Flor de Lis: um paraíso exclusivo na Praia de Garça Torta

23 Set 17

Guia completo de Maceió

09 Set 17

Cinco ótimas opções de passeios para curtir o feriadão em Alagoas

07 Set 17

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas