Marcio no Mundo




Dicas de Istambul: atrações, passeios, hotéis e muito mais


Publicado em 04 Jul 17



Booking.com



Istambul, antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, com mais de 15 milhões de habitantes, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. Istambul é sinônimo de ótimas atrações turísticas, cultura vibrante, excelente rede hoteleira, mercados maravilhosos, rico artesanato, gastronomia surpreendente e o melhor: um preço bem abaixo das grandes cidades da Europa Ocidental.

 

Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e aproveitem e assinem nosso canal do YouTube.

 

A cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia e Europa, fazendo com que o país ocupe ao mesmo tempo dois continentes.

 

Bósforo visto do palácio de Topkapi.

 

A cidade possui mais de três mil mesquitas e possui paisagens supreendentes! Se você gosta de cultura, agitação, história e ótimas atrações pode ter certeza que estará indo para o destino certo.

 

Mesquita Azul.

 

Como chegar em Istambul:

 

Parque Sultaahmet e Mesquita Azul ao fundo.

 

A Turkish Airlines é a principal cia aéria do país e possui voos que ligam diretamente o Brasil à Istambul. São cerca de 12 hora e meia de voo em uma confortável e moderna aeronave da Turkish, empresa que já ganhou várias vezes o prêmio de melhor cia da Europa.

 

Estando na europa diversas empresas voam diretamente ou com conexões para Istambul. Algumas das várias empresas que operam esse trecho: Alitalia, Lufhansa, Air França, Air Malta, Emirates, entre várias outras.

 

O moderno aeroporto de Ataturk fica localizado a 14 km da região de Sultaahmet, coração da cidade e região onde nos hospedamos. Como havíamos contratado a empresa Glorious DMC Travel quando chegamos no aeroporto todo serviço de trasnfer já estava disponível. Como o único voo que chega direto do Brasil chega na parte da noite não existe trânsito até o centro da cidade, portanto, a melhor opção é ir de carro (transfer ou táxi). 

 

Moeda, idioma e informações:

 

 

A moeda da Turquia é a Lira Turca. Na época que viajamos a melhor moeda para fazer a conversão foi o Euro. Fizemos nosso parte do nosso câmbio no Aeroporto Internacional (No aeroporto 1 euro custou 3,75 LT) e o restante no centro da cidade. Os valores foram bem parecidos, nada que justificasse uma preocupação com a diferença cambial.

 

O idioma oficial da região é o Turco, porém, como a cidade é bastante turística grande parte da população fala ou pelo menos entende o inglês, portanto, o idioma não será nenhuma barreira.

 

Em relação a religião 97% da polulação da Turquia é formada por Muçulmanos, por isso a imensa quantidade de mesquitas espalhadas pela cidade. A capital da Turquia é Ancara e o fuso horário em relação a Brasilia é de + 6 horas.

 

Quando ir para Istambul:

 

 

A Turquia é um daqueles países que podem ser visitados o ano inteiro. A cidade como a grande maioria da Europa possui as quatro estações do ano bem definidas, fazendo sol e calor no verão e com presença de chuvas e frio no inverno.

 

O melhor período para visitar Istambul na minha opinião são os meses de maio e junho e de setembro e outubro quando a temperatura está bem agradável e a cidade não está tão lotada de turístas. Já os meses de julho e agosto fazem parte da alta estão e a cidade costuma ficar bem agitada. Nesse período o calor é intenso e e os dias são bem longos, somente escurecendo por voltas das nove da noite.

 

Fomos no final de junho início de julho e os dias são bem quentes, mas as sombas são frescas. Um fato positivo é que só escurece por volta das 21 horas nesse período. 

 

Onde se hospedar em Istambul:

Istambul possui uma moderna rede hoteleira com preços bem mais em conta do que as grandes capitais da Europa. As principais atrações turísticas de Istambul se concentram na cidade antiga, conhecida como Sultanahmet. Foi exatamente nesta região onde ficamos hospedados. 

 

Essa região é perfeita e permite que o turista use muito pouco o transporte público e explore quase tudo à pé. Quem nos deu essa importante dica foi a empresa Glorious DMC Travel, empresa especialista em viagens para Turquia e que organizou toda nossa viagem para Turquia.

 

Ficamos hospedados no hotel Dosso Dossi Old City Istanbul, situado na Alemdar Mh, no coração de SultanAhmet, a poucos passos da grande maioria das atrações da cidade. O Hotel é super confortável, com quarto amplos, café da manhã maravilhoso e um atendimento de primeira. Valeu muito a pena ter fica nele. Realmente recomendamos.

 

Pra quem não dispensa uma badalação um local legal para ficar hospedado é próximo a praça Taksim, Rua Istiklal, no bairro de Beyoglu. Outros bairros muito bem localizados e com ótimos hotéis, porém, um pouco menos procurados é Ortaköy.

 

Conheçam os principais Hotéis de Istambul CLICANDO AQUI e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis.

 

Principais meios de transporte de Istambul:

 

 

Istambul é uma magalópole e como toda cidade grande possui um trânsito caótico. Sem dúvida uma grande opção para explorar a cidade é andando. Portanto, coloque um calçado confortável e se perca pelas ruas da linda Istambul.

 

Os táxis possuem a fama de ser bem enrolados. Acho que tiveram escola com os taxistas argentinos (campeões do mundo nesse quesito). Todo cuidado é pouco ao entrar nos táxis da cidade. Entrem com dinheiro trocado e pergunte com atenção quanto custa a corrida, caso contrário você será um alvo fácil para as enroladas locais.

 

Os funiculares, espécie de carro puxado por cabos, fazem o trajeto da Praça Taksim e até Kabata, início da Old City, local onde ficam as principais atrações. Outra opção bastante usada pelos turcos é o Tram, bondinho elétrico, que corta grande parte da cidade. Ele costuma ficar bem cheio nos horários de pico.

 

Passeio de barco pelo Bósforo: é uma ótima opção para conhecer a cidade de outro ângulo. Várias empresas fazem esse passeio. Existe o passeio curto que dura apróximadamente 2 horas e custa cerca de 15 Liras Turcas, e o completo que dura em torno de três horas e meia, custa 25 Lira Turcas. Os barcos são do lado da estação de tram. Quem organizou nosso passeio foi a Glorious DMC Travel.

 

 

As principais atrações de Istambul são:

 

Mesquita Azul: É com certeza uma das principais atrações da cidade. Fica situada em SultanAhmet, e leva esse nome por conta da grande quantidade de azulejos azuis que existe em seu interior. A entrada é gratuita, mas não pode ser acessada nos momentos de orações.

 

 

Basílica de Santa Sophia: Foi construída no ano de 532 e já foi uma igreja ortodoxa, igreja católica, mesquita muçulmana e depois transformada em museu. No local é facil perceber a diversidade cultural do país com simbolos que representam várias religiões.  A entrada custa 40 liras turcas e funciona das 09:30 horas às 16:30 horas e é fechada às 2ª feiras.

 

 

Cisterna da Basílica: Foram construídas a partir de 500 DC e eram mais de 70. A sua função era de guarda água em casos de emergência. A iluminação do local é um charme.

 

 

Torre de Gálata: fica situada no lado asíatico sendo uma das maiores edificações da cidade e possui uma vista incrível. As filas são enormes, contudo, a vista recompensa. Tentem ir no final da tarde para admirar o lindo pôr do sol da cidade.

 

Grand Bazaar: É uma atração bastante visitada pelos turistas. Lá é possível encontrar de tudo, desde temperos até objetos de decoração. Uma dica importantíssima: nunca comprem de primeira e negociem, negociem e negociem, pois os preços ficarão cerca de 80% mais baratos. Leiam nossa matéria com nossa experiência do Grand Bazaar.

 

 

Palácio Dolmabahce – é uma das construções mais imponetes do império Otomano. Foi durante toda a sua existência residência de 6 sultões.Separem um período inteiro para conhecer o local com a calma que ela requer. Vejam nosso post completo da nossa visita a esse lindo lugar.

 

 

Palácio Topkapi:  Fui construido no século XV e é um dos melhores exemplos da arquitetura Otomana. O local serviu como residência imperial para os Otomanos durante vários anos, somente deixando de ser residência oficial na era do Sultão  Abdulmecid, passando a se tornar em um museu. A entrada custa 25 TL e pode ser comprada na hora. Vejam nosso post contando mais detalhes dessa atração.

 

 

Ponte Gálata: É possível atravessar ela andando e é bastante agradável. Na parte inferior da ponte existe diversos restaurantes onde é possível admirar uma vista fabulosa da cidade. É nessa ponte onde ficam diversos turcos pescando e admirando o vista.

 

 

Uma programação bastante legal é ir no final do dia para a ponte e assistir o lindo espetáculo do pôr do sol. Existem vários restaurantes dos dois lados da Ponte! Escolha um e fique admirando a linda vista.

 

 

Istaklal: é uma das principais ruas do centro de Istambul! Ela corta grande parte da cidade, ligando a Praça Taksim até Gálata tower. Lá é possível encotrar de tudo desde lojas, restaurantes até cinemas. Pra quem visita a cidade é uma passagem obrigatória.

 

 

Ortaköy: esse bairro é bem agradável e fica localizado do lado da Ponte Intercontinental do Bósforo. Lá é possível dar um agradável passeio e conhecer a linda mesquita que existe com o mesmo nome. A região possui ótimos restaurantes com uma linda vista para o Bósforo. Passamos praticamente toda a tarde do nosso segundo dia nesse cantinho especial.

 

 

Bazar das Especiarias: fica localizado próximo à Ponte Gálata e do local onde se pegam os barcos para passear pelo Bósforo. Trata-se de um mercado com várias lojas que vendem doces, temperos, frutas secas, comidas e varias especiarias de todo o mundo. Vale muito a pena passear pelo local e descobrir um pouco mais sobre a gastronomia da região. 

 

 

Segurança na Turquia

 

 

Diferentemente do que muita gente acha a Turquia nos pareceu um país bastante seguro. Andamos com a maior tranquilidade por Istambul e não nos sentimos inseguros em nenhum momento. Muito pelo contrário, nos sentimos muito mais tranquilos do que estar na maioria das grandes cidades brasileiras. Logicamente que toda cidade grande é preciso ter um pouco de zelo em relação aos objetos de valor como carteiras e bolsas, mas tirando isso podem ir com tranquilidade.

 

Nosso roteiro em Istambul:

 

Passamos 4 diárias na cidade, porém tivemos apenas três dias livres na cidade. Conforme já falei acima contratamos a empresa Glorious DMC Travel, empresa turca com frota de veículos própria (ônibus, micro ônibus, vans, veículos VIP (Mercedes Vito)), guias credenciados em Inglês, Espanhol, Português, Chinês, Indiano, fundada há 8 anos e filiada à TURSAB, órgão regulamentador do Turismo Turco. A empresa possui pacotes privados, em grupos, e também religiosos (com guias preparados para cada religião e enfoque diferenciado), com probabilidade de realização de missas em lugares reconhecidos oficialmente pelo Vaticano – exemplo da Casa da Virgem Maria em Éfeso!

 

Chegamos no aeroporto de Istambul por volta das 22 horas e a empresa já estava nos esperando em um confortável transfer para o nosso hotel. Neste primeiro dia jantamos nos arredores do hotel e fomos descansar para acordar revigorados e conhecer a cidade no outro dia.

 

No segundo dia acordamos cedo e fomos fazer uma city tour pelas principais atrações turísticas da cidade (City tour guiado: Hipodromo Bizantino, Mesquita Azul, Sta Sofia, Palácio Topkapi, Local onde se vendem tapetes, Grand Bazar e Cruzeiro pelo Bósforo)  e depois fizemos um lindo cruzeiro pelo bósforo, tudo isso acompanhado com uma excelente guia em Português, Sra Halil , que foi um diferencial maravilhoso em nossa viagem.

 

 

Almoçamos no Delariye, fica nos arredores da Mesquita Azul, restaurante especializado em comida Otomana, e que faz em seus pratos um experiência da culinária que os Sultões comiam em seus cartelo. Comemos uma espécie de menú degustação com entrada (várias porções turcas), prato principal e sobremesa. Estava tudo delicioso e recomendo bastante.

No primeiro dia terminamos nossa noite com um maravilhoso jantar no Restaurante Tria Elegance (Akbiyik Caddesi Number :11 Sultanahmet, Istambul 34400 Turquia), restaurante bastante conceituado na cidade com comida impecável e excelente atendimento.

 

No segundo dia acordamos cedo e fizemos um roteiro idependende e fomos conhecer o restante das atrações da cidade que ficaram fora do city tour realizado no primeiro dia. Conhecemos as Cistenas da Basílica; Torre Gálata; passeamos pela Istaklal, principal rua comercial da cidade, depois fomos almoçar em Ortoköy, bairro bastante agradável, onde almoçarmos com uma vista linda para mesquita de Ortoköy, e finalizamos nosso dia em um restaurante na Ponte Gálata vendo um fabuloso pôr do sol da cidade. 

O que achamos de Istambul:

 

Não deixem de ler nossas DICAS DA TURQUIA.

 

Istambul nos surpreendeu positivamente. A cidade é linda e suas atrações são incríveis. Recomendamos no mínimo quatro dias inteiros para conhecer as principais atrações da cidade. Passamos três dias e saímos com o gostinho de quero mais. Ter contratado a empresa Glorious DMC para fazer nossa viagem fez todo o diferencial já que eles nos orientaram em tudo desde de escolha do hotel até os passeios que iríamos fazer.  



Esse artigo foi lido 4555 vezes!


Texto Escrito Por:

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 35 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo



Comentários

Publicidade


Booking.com

_300x250_CGH_SDU.jpg

Generic 250x250

Seguro viagem geral 250x250

Encontre-nos no Facebook




Posts Relacionados


Dicas de Istambul: atrações, passeios, hotéis e muito mais

04 Jul 17

Istambul: Uma visita ao Palácio Domalbahçe

06 Ago 15

Istambul: um passeio pelo Grande Bazar, Bazar das Especiarias e pela Mesquita Nova

02 Jul 15

Posts Mais Populares


Praia do Patacho - uma das praias mais bonitas do Brasil

Alagoas

Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

Alagoas

Guia completo de Maceió

Alagoas