Principais Castelos do Vale do Loire

  • 06 de novembro de 2014


O vale do Loire é uma das regiões mais visitadas do mundo, repleta de castelos e história.

 

Fica localizada a 226 km de Paris e é possível chegar nesse paraíso medieval de várias formas.

 

 
Posts Relacionados:
 
 
 

 

Alugamos um carro no Aeroporto de Orly, em Paris, e foi super tranquilo. As estradas da França são maravilhosas e o trecho do Vale do Loire é linda, cheio de vinícolas, plantações e girassóis e o principal: CASTELOS E MAIS CATELOS.

 

Neste pequeno post vou relacionar os principais Castelos que visitamos durante a nossa viagem.

 

Château d'Amboise - Construído com vista para o Loire. O castelo começou a sua vida no século XI quando foi ampliado e melhorado. No dia 4 de Setembro de 1434, o edifício foi confiscado e adicionado por Carlos VII aos bens da Coroa, depois do seu proprietário, Louis d'Amboise, ter sido acusado de conspiração contra Luís XI e executado em 1431. Uma vez nas mãos Reais, o castelo tornou-se num dos favoritos dos reis franceses; Carlos VIII de França, que aqui nasceu e faleceu, decidiu fazer extensas reconstruções, começadas em 1492 ao estilo do gótico flamboyant francês tardio e, depois de 1495 empregou dois mestres pedreiros italianos, Domenico da Cortona e Fra Giocondo, os quais providenciaram para Amboise alguns dos primeiros motivos decorativos renascentista alguma vez vistos na arquitetura francesa. Os nomes de três construtores franceses estão preservados nos documentos: Colin Biart, Guillaume Senault e Louis Armangeart. 

 

 

Château Chambord – É um dos mais conhecidos castelos do mundo devido à sua distinta arquitetura em estilo Renascentista francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas. É, sem dúvida, o maior que visitamos no vale e um dos mais bonitos.

 

 

 

Château Villandry – é um palácio localizado na comuna de Villandry, departamento de Indre-et-Loire. Fica situado a 15 km de Tours pela estrada D7.

 

 

O Château de Villandry, terminado cerca de 1536, foi o último dos grandes châteaux construídos nas margens do Rio Loire na época do Renascimento. No início do século XX foi comprado por Joachim Carvallo, bisavô dos atuais proprietários, que o restaurou completamente. Os jardins do Castelo são incríveis. Foi um dos que mais gostamos.

 

 

Château Chenonceau - O primeiro castelo foi construído no local de um antigo moinho, em posição dominante sobre as águas do rio Cher, algum tempo antes da sua primeira menção num texto, no século XI. O atual palácio foi construído pelo arquiteto Philibert Delorme, e a sua história está associada a sete mulheres de personalidade forte, duas das quais rainhas de França.

 

 

Château des Arpentis – situa-se em Saint–Règle, antigo feudo dos castelos de Amboise. Ele é rodeado por fossos que datam do século XVII e foi construído ao pé da colina, perto do riacho Lamasse. Ficamos hospedados nesse Castelos durante 3 dias e recomendo demais.

 

 

Espero que tenham gostado.

 

As descrições de alguns Castelos foram feitas com base no site do Wikipedia.

 

 

Posts relacionados:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Até à próxima.

 



Esse artigo foi lido 3680 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital

Sou Advogado especialista em Direito Civil, Imobiliário e Trabalhista. Meu principal lazer é viajar e fotografar o mundo. Tenho um instagram que funciona como um microblog sobre minhas viagens e hoje conta com mais de vinte e cinco mil seguidores @marcion


Veja Também